Opinião

Opiniao 14095

Não existe fórmula mágica para sucesso empresarial, importante observar alguns fatores

Fábio Lima*

Ao ter uma ideia de negócios e buscar recursos e esforços para transformar uma ideia em algo concreto, o empreendedor desconhece alguns itens que o diferenciam do empresário que gostaria de ser.

É muito comum os empreendedores só perceberem que cometeram erros, ou que faltou algo na empreitada, quando não estão conseguindo ter o retorno financeiro ou de satisfação idealizada.

No mundo dos negócios, o empresário precisa ter a iniciativa, ousadia e criatividade do empreendedor aliada à técnica de execução de um perito no ofício. Também são necessários a habilidade, a flexibilidade e o poder de execução, a gestão e o controle de um administrador.

Quando não se tem algumas destas habilidades, é fundamental buscar sócios e parceiros complementares para assim garantir o equilíbrio necessário para o sucesso empresarial.

A gestão correta de cada setor e departamento da empresa, com ações e reportes que alinham os resultados atingidos pelos departamentos aos planejamentos e expectativas geradas pelos empreendedores, é o que vai ajudar a entender se empresa está mais perto ou mais distante do sucesso empresarial.

Para uma boa gestão empresarial, o primeiro passo é reconhecer que um negócio não é composto apenas de um setor, como alguns empreendedores e alguns gestores defendem, colocando forças, energia, atenção e importância em departamentos isolados.

Uma empresa é um sistema complexo e, como todo organismo, precisa de trabalho em conjunto.

Setores interligados entre si, quando trabalham em harmonia e interdependência, são mais eficazmente gerenciados, direcionados e potencializadores de resultados, garantindo uma empresa mais saudável.

Em um país como o Brasil, apesar de toda a burocracia, cada vez mais as pessoas decidem abrir uma empresa. Seja por necessidade, sonho ou mesmo pela real oportunidade de mudar uma situação econômica e comercia desfavorável, empreender no Brasil e no resto do mundo é uma tarefa gratificante, quando bem planejada e executada, principalmente no que se refere ao impacto socioeconômico. Porém, Infelizmente, muitas acabam fechando as suas portas precocemente, seja por não adequação a fatores externos ou mesmo por inexperiência.

Portanto, é importante ter consciência de que a longevidade de uma organização depende, além da venda e entrega de produtos e serviços com valor para os clientes, de uma boa gestão. Afinal de contas, a administração competente possibilita o uso adequado dos recursos e controle para o melhor direcionamento das ações que ajudam no alcance dos objetivos.

Para melhorar a gestão de um negócio e não virar estatística negativa, é recomendável a busca pela ajuda de consultores em gestão empresarial e estratégia, como os da Light Consulting & Coaching, que por meio de diagnósticos estratégicos e personalizados, ajudam a identificar as áreas da empresa que precisam de suporte prioritário. Assim, é possível diagnosticar e indicar soluções para o crescimento de maneira estruturada e organizada.

O importante é não abrir mão de uma atuação mais segura na gestão empresarial de um empreendimento.

*Fábio Lima é consultor e mentor especialista em gestão empresarial, CEO da LCC – Light Consulting e Coaching. www.lightconsulting.com.br

Você é capaz de dominar

 

Afonso Rodrigues de Oliveira

“Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente”. (Shakespeare)

Aposto que você já falou para alguém que está gemendo com um dor: calma, logo mais ela vai passar. Tenha coragem. Claro que ela vai passar, porque não é sua. Não está em você. Mas tudo bem, isso não quer dizer que você está menosprezando o sofrimento do seu amigo. Faça sempre isso. Anime sempre alguém que esteja sofrendo. Porque a dor nem sempre é física.

Vivemos num mundo de terrores. E é por isso que crescemos. Se não tivéssemos o inimigo não nos prepararíamos para a luta. E tudo que fazemos durante nossas vidas é nos prepararmos para vencer. Shakespeare também disse: “Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes”. Vamos interpretar tais falas com otimismo. Para que nos preparemos para a vida precisamos aprender a viver. E o mais importante é que levemos a vida como ela deve ser levada. Porque ela está nos levando.

Ontem pela manhã ficamos à mesa do café num papo delicioso. Relembramos coisas admiráveis a que assistimos e vivemos, em nossa chagada a Roraima. Os momentos agradáveis que vivemos dentro das
matas do Cantá, até então Confiança I. Comparamos aqueles dias como os de hoje, e rimos muito. Na noite anterior assistimos, pela televisão, comentários maravilhosos sobre o painel solar. Foi como se ele fosse uma novidade. Na conversa de ontem, falamos sobre os momentos felizes que vivemos dentro daquele tapiri, assistindo a filmes, copa do mundo, e tudo mais, no nosso televisor, dentro do tapiri. E isso com luz solar, vinda do nosso painel solar. E isso foi em 1982. Tínhamos televisor, rádio, e uma iluminação de alta qualidade. Muitos motoristas que passavam pela, hoje rodovia, à noite, paravam e vinham até nosso tapiri, para ver de onde vinha aquela luz, sem nenhum barulho.

Foram momentos realmente construtivos para nossa chegada à Terra de Macunaíma. Boa Vista Dos Meus Amores. Hoje estamos numa batalha acirrada para retornar ao nosso ambiente que amamos e pretendemos voltar a vivê-lo. Mas ele foi invadido, durante nossa ausência. Mas a Justiça está caminhando para legalizar nosso retorno, ao nosso mundo de velhas felicidades. Estou ansioso para construir meu biodigestor, um sonho daquela boa época. Mas vou construí-lo, com certeza.

“Nada é impossível para quem acredita no possível”. E eu acredito muito nas possibilidades, na caminhada da prosperidade. Toda a família está de mãos dadas para que voltemos à luta para a tranquilidade produtiva. E produzir sempre foi nosso sonho. Estamos na hora de reiniciar a caminhada dos sonhos. Pense nisso.

afonso_rr@hotmail.com

99121-1460