Polícia

Polícia apreende carreta com 13 toneladas de material de origem ilícita

cartão de memória de telefones celulares, confecções, óculos e relógios de origem estrangeira estavam sendo transportados com destino à São Paulo

Uma ação conjunta do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil, com apoio do Grupo de Resposta Tática (GRT), Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e Departamento de Narcóticos (Denarc) resultou na apreensão de uma carreta com 13 toneladas de material de origem ilícita.

O condutor do veículo e os materiais foram detidos ao passar pelo posto de fiscalização da PRF quando trafegava na BR-174, sentido Manaus, no Amazonas, no início da noite de ontem, 10, por volta das 18h.

Os produtos, como cartão de memória de telefones celulares, confecções, óculos e relógios, são de origem estrangeira, possivelmente da China. A informação é que eles entraram em Roraima através da Guiana.

Conforme o diretor do Denarc, delegado Márcio Amorim, a investigação teve início após uma denúncia de que o carro estava transportando entorpecentes. “Esse caminhão foi trazido à sede da Polícia Civil para uma busca minuciosa e no interior da carga foi encontrada toda essa quantidade de produto se origem ilícita, produto estrangeiro sem nota fiscal”.

Na carga do veículo era possível visualizar grandes blocos de material reciclado preenchendo o campo de visão, como uma forma de esconder os produtos ilícitos. Segundo Amorim, somente a perícia poderá contabilizar a quantia aproximada dos produtos, mas especula-se que a carga teria um preço aproximado de milhões de reais.

O motorista será autuado pelo crime de descaminho.

Com informações de João Barros

Matéria completa na edição impressa da Folha de amanhã, 11.