Bom dia,

Hoje é sexta-feira (08.07). Depois que quatro crianças estadunidenses, que seguindo indução da rede social Tik Tok morreram os brasileiros e as brasileiras estão tendo a atenção voltada para o consumo de informações que suas crianças estão recebendo através do consumo desregrado e intenso do que circula pela rede mundial de computadores, a Internet. Ao contrário de manterem uma vigilância rígida sobre o conteúdo a que estão expostas as crianças, muitos país estimulam que elas passem horas a fio plugadas em celulares, até para que eles fiquem com tempo livre para fazer outras coisas, inclusive eles mesmos ficarem a maior tempo com os olhos e atenção fixados nas redes sociais. É cada vez mais comum, por exemplo, a prática de colocar jogos para distrair as crianças enquanto elas comem.

Não há qualquer dúvida que muitos dessas redes e aplicativos trazem conteúdo erótico e de violência explícita que deforma e tiram do controle dos pais a formação das crianças e de adolescentes. O celular substituiu a necessário e imprescindível conversa dos pais com suas crianças e adolescentes. Tem sido cada dia mais comum ouvir de pais as dificuldades enfrentadas para dar a educação que desejariam para seus filhos. Parece que a morte dessas crianças pode ser o início de uma reação que não pode mais ser adiável. Tomara.       

LDO

A Assembleia Legislativa do Estado (ALE) aprovou no meio da semana a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício fiscal de 2023. Como se sabe esta lei estabelece os limites, as regras, as metas e limites para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) do estado para o mesmo exercício. Os deputados fizeram modificações no Projeto de Lei (PL) encaminhado pelo governo estadual que podem, ou não, ser vetado pelo governador Antônio Denárium (PP). Dentre as alterações no texto original, os parlamentares estaduais aumentaram o teto de gastos dos poderes e órgãos com autonomia financeiro/orçamentária, que somados ultrapassam R$ 930 milhões de reais. O teto proposto pelo governo era no mesmo valor do aprovado para o corrente exercício fiscal, sem os aumentos propostos pelos parlamentares.

OS MAIORES

Levantamento feito por especialista, a pedido da Parabólica, mostra que o custo per capta – total de gastos dividido pelo tamanho da população-, de gasto com os poderes e órgãos com autonomia financeiro/orçamentária está entre os maiores do país. No caso do Poder Legislativo e da Defensoria Pública esse custo é o maior dentre todos os estados brasileiros. Em relação ao primeiro, o gasto médio no Amapá, o segundo maior do Brasil não chega à metade do que é gasto em Roraima. Com relação aos demais poderes o gasto médio dos roraimenses para mantê-los anualmente está situado entre o segundo e terceiro posto no ranking nacional.

PARAMARIBO

Como no seu vizinho caribenho, a República Cooperativista da Guiana, na ex-colônia holandesa no América, Paramaribo, as petroleiras norte-americanas estão descobrindo poços de petróleo de excelente qualidade. Os dois países caribenhos devem liderar o as taxas crescimento econômico na América do Sol nas próximas décadas. A notícia é muito boa para o mundo inteiro, afinal, dentro de poucos meses deverá aumentar a oferta internacional da comodities, com reflexo no preço, que tem atormentando todo o Planeta, inclusive, no Brasil. E para nós de Roraima é mais mercado a ser explorado, é claro, dependendo do nosso talento.

PESQUISA 1

Como previmos, saiu a primeira pesquisa sobre a intenção de votos para o governo do estado. Paga e divulgada pela norte-americana CNN, a pesquisa aponta a liderança da ex-prefeita de Boa Vista Teresa Surita (MDB), com 47% das intenções dos futuros votantes, ela bate o governador Antônio Denárium (PP) que atinge 36% de preferência, com uma diferença de 11 pontos percentuais. A interpretação dos números, é claro, fica ao gosto de cada um. Correligionários de Teresa Surita dirão que os números demonstram que sua corrida em direção ao Palácio Senador Hélio Campos está consolidada, enquanto os defensores da reeleição de Antônio Denárium vão dizer que a eleição está aberta e que a diferença entre os dois já foi muito maior. A pesquisa foi feita por telefone ouvindo 1.500 pessoas entre os dias 5 e 6 de julho.

PESQUISA 2

Em relação ao Senado Federal, a pesquisa mostra a liderança do ex-senador Romero Jucá (MDB) com 29% de preferência dos eleitores consultados na pesquisa realizada pela Real Time Big Data a pedido da CNN. Na corrida para ocupar a única vaga em disputa para o Senado Federal. O segundo colocado é o atual deputado Hiram Gonçalves (PP) que obteve 17% da preferência entre os consultados na pesquisa, seguido pelo senador Telmário Mota (15%); Helder Girão (6%) e Oseas Colares (2%). Os demais candidatos atingiram 1%.