Social

Social 14255

Com Nada  

* Apesar da sensível diminuição da Covid – graças aos imunizantes – infelizmente a pandemia ainda não acabou e a doença continua fazendo vítimas fatais. Ontem por exemplo, somente do Brasil, registrou-se 346 mortes em 24h e de acordo com o boletim do Conass, houve mais 56.480 novos casos da doença, 6% a mais do que há 14 dias atrás. As pessoas negacionistas, que ainda hoje recusam-se a se vacinar, são quem estão contribuindo para que o coronavírus continue entre nós. Além das negacionistas, quem ainda não está com o esquema vacinal completo, seja por ser relapso ou por pura irresponsabilidade mesmo, também tem sua parcela de contribuição para que a pandemia não se acabe de vez.   

 

Com Tudo 

* Vem aí a 29ª edição da Feira Estadual de Ciências de Roraima, que acontecerá no período de 28 a 30 de setembro, no Parque Anauá e este ano terá como tema: “Roraima: 33 anos de Ciência, Pesquisa e Inovação”. Para participar da feira, cada trabalho inscrito deve ser composto por no máximo três estudantes, além do professor-orientador, que deverá orientar um único projeto por turma e por escola. Cada instituição poderá inscrever até três projetos por etapa de ensino. As inscrições estarão abertas de 1º a 30 de agosto e devem ser feitas pelo professor-orientador, gestor escolar ou coordenador pedagógico da escola, por meio do preenchimento de um formulário eletrônico oficial, encontrado no edital da feira. 

 PUBLICIDADE

Raissa e Getúlio Cruz Filho, conferindo as delicias do Podcart Coffee Pub 

Do MPF 

* O Ministério Público Federal em Roraima, informou que recebeu na última quarta-feira, 20, líderes e membros de comunidades indígenas do norte do Estado, para tratar sobre a mineração ilegal terras indígenas. Durante o encontro, foi relatado aos procuradores, que é realizado monitoramento para entrada de pessoas nas comunidades.  

* Mas de acordo com os indígenas, isso não é suficiente para impedir a entrada de garimpeiros. Foram citados também, a grave questão de estupros cometidos contra mulheres e crianças indígenas, além dos danos aos rios e serras, devido a intensa atividade de mineração ilegal.  

 

Do MPF II 

* Alias, no seu perfil em uma rede social, o Ministério Público Federal em Roraima, além de noticiar o encontro com lideranças indígenas do norte do estado para tratar da mineração ilegal em áreas demarcadas, também deu conhecimento das providências.  

* “Os fatos narrados serão analisados e poderão ser incluídos em procedimentos já em andamento no MPF, para investigar denúncias similares no Estado”- diz o post. Na verdade, o Ministério Público Federal, é ainda parece ser a única instituição na qual as lideranças indígenas tem esperanças que os defenda de tantos ataques, insultos, menosprezo e da violência com que vem sendo tratados ultimamente. 

 

Virtual  

* Com o inicio da pandemia em 2020, as igrejas começaram a fazer missas e cultos de forma virtual e algumas, ainda hoje mantém esse formato, apesar de estarem recebendo o público também presencialmente. Uma delas, é a Igreja de Nossa Senhora da Consolata, cujas missas são transmitidas pelas redes sociais do padre Revislande Araujo.  

* A propósito, a forma virtual das missas, tem até mais participação do público do que presencialmente. Outra iniciativa interessante que acompanha os tempos atuais, é a oferta dos fieis, que agora  pode ser feita por transferência bancária ou via pix.   

 

Conseqüências  

* E por falar em nisso, uma das conseqüências da pandemia, além das trocentas seqüelas de muitos que pegaram Covid, há também a questão emocional. Muita gente adquiriu depressão e também síndrome do pânico o que mudou completamente suas vidas, pois nem querem mais sair de casa.  

* Nesse aspecto, os pais devem ficar atentos as crianças, que também tem desenvolvido dificuldade de socializar devido ao tempo em que ficaram confinadas em casa e só interagindo com outras pessoas de forma virtual. É preciso observar e procurar ajuda especializada o quanto antes.  

  PUBLICIDADE

 

Joyce Lopes, artista plástica e confeiteira, super elogiada pelo bolo de aniversário, do netinho Vicente, uma verdadeira obra de arte

 

 

#Rápidas  

*  Trocando de data nesta sexta-feira, Dr. Virlande da Luz, Raquel Amaral e Samir de Castro Haten.  

*  Amanhã quem inaugura idade nova é o empresário Roberto Bonfim (Farmavita), Rita de Cássia Moraes, Claudio Martins e Wanderlania Vieira.  

* No domingo, quem estará de aniversário, é Carol Linley Braga, Igor Rafael Moraes e Rosilene Magalhães.  

*A Universidade Federal de Roraima realizará nesta  sexta-feira, 22, o lançamento da Rede Humanos e Inteligência para a Sustentabilidade da Amazônia (RHISA) no estado de Roraima. 

* O evento, acontecerá  no auditório da unidade do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (PRONAT), às 9h.  

* Durante a programação, professores, pesquisadores, estudantes, gestores públicos, entidades do terceiro setor e representantes dos Institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação terão a oportunidade de conhecer o trabalho da Rede Rhisa e como poderão fazer parte do projeto. 

 PUBLICIDADE

Lenita e Olavo Thomé, celebrando 55 anos de casados  

 

Tá Valendo 

Garota Honda  

* Nesse domingo, as 20h acontece o concurso Garota Honda, que será realizado no pátio da Honda Milênio. Segundo Raulito Lima, 20 candidatas estarão disputando os 19 mil reais em prêmios, entre eles uma moto 0km.  

 

Do TRE 

* O Tribunal Regional Eleitoral publicou ontem em seu Diário Oficial, a regulamentação de criação de Policia Judiciária de Roraima, originada de uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  

 PUBLICIDA
DE

A médica Sayuri Itikawa, ficando nesta sexta-feira um ano mais atuante, competente e ma-ra-vi-lho-sa  

 PUBLICIDADE