Bom dia,
Hoje é terça-feira (26.07). Em plena época de convenções partidárias, nacional e regionais, para indicação das candidaturas majoritárias e proporcionais nas eleições de outubro próximo, emerge como prática ilegal e imoral, a decisão de quase todos os partidos de financiar candidaturas claramente inviáveis para poder alcançar o chamado coeficiente partidário que é o critério numérico para definir as vagas na Câmara Federal e Assembleias Legislativas estaduais. Os políticos, quase todos com média e baixa densidade eleitoral, que se sujeitam a desempenhar esse papel são designados por vários nomes, dependendo da região do país. Nalgumas regiões são chamados de “escadinhas”, porque servem de degraus para amealhar os votos necessários para que os donos de partidos e seus protegidos possam alcançar o tal do coeficiente partidário. Aqui, eles têm vários nomes como, por exemplo, “pangarés”, “rabeira” e tantos outros apelidos.
Alguns desses “pangarés” se prestam a esse papel por razões ideológicas; ou motivados por projeto político pessoal. Mas, a maioria esmagadora dessa gente o faz por dinheiro; recebem, oficial e oficiosamente, grana dos partidos para viabilizar um bom desempenho tanto para a Câmara Federal como nas Assembleias estaduais. No primeiro caso, o dinheiro oficial, o embuste é financiado com o dinheiro público do Fundo Eleitoral, que nestas eleições chega a quase cindo bilhões de reais. E o pior disso tudo é que a Justiça Eleitoral e o Ministério Público sabem dessa prática criminosa, mas alegam dificuldade de fiscalização para fechar os olhos e os ouvidos. Este é o Brasil que temos. Que fazer.
CONVENÇÕES
A tirar pela presença de grande público nas convenções partidárias – lançamento de pré-candidaturas-, já realizadas, até mesmo de partidos que não lançarão candidatos a governador do estado, parece que os resultados das eleições estão muito longe de previsão. Muita gente tem comparecido a esses eventos políticos, não é possível saber se por mera curiosidade, ou se são potenciais eleitores dos candidatos das agremiações. Não se trata de crítica, afinal, não houve denúncias de mobilização dessa gente com motivação pecuniária, e neste caso, parece ser indicativo de que a população está motivada com o processo eleitoral. Isso é bom para a democracia.
CARONA
De um esmerado observador da cena política roraimense, recebemos a seguinte mensagem: “Eu procuro acompanhar as convenções. Pude observar que muitos pequenos partidos, sem capacidade de mobilizar muitos militantes, marcam suas convenções no mesmo local, e no mesmo dia, com diferença de horas, para pegar carona da afluência de público mobilizada pelas grandes agremiações. É uma esperteza válida, afinal, mesmo que não se utilize motivação pecuniária, custa muita grana atrair gente para eventos político/partidários”.
DENÁRIUM
O PP e o PRB, e quase uma dezena de outros partidos, realizam hoje à noite no Parque Anauá, a convenção que vai consagrar as candidaturas de Antônio Denárium e Hiram Gonçalves, ambos do PP, ao governo do estado e ao Senado Federal, respectivamente. Também devem ser aprovadas dezenas de candidatos/candidatas à Câmara Federal e a centenas de postulantes a uma das 24 vagas em disputa para a Assembleia Legislativa do Estado (ALE). Os organizadores prometem levar muita gente ao Forródromo do Parque Anauá. O candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Antônio Denárium é o ex-secretário estadual de infraestrutura Edilson Damião, indicado pelo senador Mecias de Jesus, presidente regional do PRB.
RÁPIDAS
E Renan Calheiros, hein? Como não conseguiu evitar a candidatura à presidência da República da senadora Simone Tebet (MDB-MS), mandou o diretório emedebista alagoano entre na Justiça Eleitoral para adiar a convenção. Parceiro de Lula da Silva (PT) ele quer levar o partido para apoiar o petista. ### Certamente que a Superintendência local do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) já foi avisada, mas não custa lembrar: um enorme buraco que já toma quase metade da pista da BR-174, localizado um pouco antes do posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de quem vem na direção Mucajaí-Boa Vista, ainda vai causar acidente grave. ### Algumas prefeituras do interior já estão comprando as cestas básicas para distribuir à população interiorana com os 70 milhões de reais, repassados a alguns municípios. A justificativa do governo estadual para o repasse é o Estado de Calamidade provocado pelas chuvas intensas dos últimos dias. ### O ex-senador Mozarildo Cavalcanti mandou mensagem para a Parabólica informando que desistiu de concorrer pelo PP a uma das oito vagas em disputa para a Câmara Federal. Disse que continuará apoiando seus companheiros de partido. ### Até amanhã.