Social

Social 14330

Com Nada  

O advento da internet e suas redes sociais trouxeram, além da prática nefasta das fake news, que já destruíram reputações e muitas vidas, os cruéis “julgadores” virtuais que promovem “cancelamento” de pessoas, muitas das quais só ouviram falar e nunca sequer nem viram pessoalmente. E tudo isso acontece por conta daquilo que em comunicação chamamos de “efeito manada”, um fenômeno que acontece quando uma grande quantidade de pessoas decide seguir em uma direção, devido a algum acontecimento que as fez acreditar que esse era o melhor caminho, sem se importar com a verdade, muito menos as consequências de seus desnecessários discursos de ódio.  

 

Com Tudo  

* A convite da Dra. Cléa Carpi – única mulher detentora da Medalha Ruy Barbosa no Sistema OAB – a advogada roraimense Florany Mota viajou ontem para o Rio Grande do Sul, onde participará da Conferência Estadual da Mulher Advogada, que acontecerá nesta quinta (4) e sexta-feira (5), em Porto Alegre. Dra. Florany será palestrante no importante evento de mulheres, voltado para a política da Ordem e dividirá mesa com várias advogadas importantes do país, na qualidade de idealizadora e fundadora do Movimento Mais Mulheres da OAB, que instituiu a paridade e foi adotado pelo Conselho Federal da OAB, por se tratar do marco mais importante para as advogadas do nosso país.  

 PUBLICIDADE

A advogada roraimense Florany Mota vai ministrar palestra sobre a criação do Movimento Mais Mulheres na OAB, nesta quinta-feira, na Conferência Estadual da Mulher Advogada, em Porto Alegre – RS  

“Cancelamentos” 

* A propósito de “cancelamentos” na internet, quem se ocupa dessa prática cruel diz mais sobre si do que sobre a pessoa que está sofrendo os ataques públicos. Pra começar, trata-se de criaturas desocupadas e sem um pingo de empatia. De repente, parece que a maioria esqueceu que existe Procon, imprensa, polícia e justiça pra denunciar e resolver querelas. 

* Daí, tudo que os desagradam, é exposto na internet com única versão dos fatos e isso é o suficiente pra acionar o “efeito manada” e os julgadores desocupados de plantão, que promoveram o linchamento moral das pessoas à revelia das mesmas.  

 

Inversão  

* Aliás, a internet, além da promoção cruel do julgamento de pessoas com execração pública das mesmas, tem servido de divã para muita gente que usa seus perfis pra contar seus traumas e problemas pessoais, ao invés de procurar ajuda profissional com psicólogos e psiquiatras, terapeutas e coachs.   

*Umas expõem suas vidas publicamente, porque realmente acreditam que estão desabafando, outras fazem de caso pensado pra ganhar notoriedade na rede. Só pra se ter uma ideia da inversão de valores na rede mundial de computadores, o médico anestesista que dopava mulheres e as violentava em pleno trabalho de parto, tinha 5 mil seguidores quando foi preso e agora tem mais de 100 mil.  

 

Da Vaga 

* Com o prazo das convenções se encerrando nesta sexta-feira (5), se intensificam as mobilizações e movimentações da Campanha Eleitoral de 2022, e este ano por aqui, está sendo constatado dois “fenômenos”. O primeiro deles, a grande quantidade de candidatos a tudo quanto é de cargo. 

* A segunda novidade, diz respeito a única vaga do Senado, que atualmente é do senador Telmário Mota, candidato nato a reeleição e, é sem dúvida, a mais concorrida de todos os tempos. Há mais de meia dúzia de candidatos a essa importante cadeira, e acreditem, até o final da semana ainda pode surgir mais candidato a esse disputadíssimo cargo eletivo.  

 

Da Vaga II 

* A propósito, quando há duas vagas para o Senado, além da chance ser dupla, tem se verificado ao longo dos tempos uma situação interessante que, por aqui ficou conhecida como “voto da gratidão”, que é quando o eleitor dá seu segundo voto pra alguém que pode nem ser tão expressivo e esse candidato acaba sendo eleito.   

* Mas, quando há somente uma vaga, convenhamos, a questão complica, ainda mais com uma grande quantidade de candidatos como aqui em Roraima. Outra curiosidade dessa disputa pela vaga do senador Telmário Mota é o fato de não ter nenhuma mulher concorrendo.  

  PUBLICIDADE

Felipe Ferreira, Átila Be
zerra e Cristina Almeida, ilustrando a Coluna de hoje   

#Rápidas  

* Inaugurando idade nova nesta quinta-feira, 4, nossa colega jornalista Sandra Andrade.  

* Também aniversariando hoje: Kathia Gardênia Araújo, Renato Junior e Thamazia Leitão de Souza Cruz.  

* Candidatos ao concurso da Policia Civil que são de fora do Estado, estão correndo da sala pra cozinha depois do adiamento das provas.  

* Tudo por conta da adequação das passagens aéreas que, aliás, estão pela hora da morte e custam uma fortuna também pra remarcar.  

* Os hotéis, que estavam com lotação máxima no período dos exames, tiveram suas expectativas frustradas por conta do súbito adiamento.  

* O remédio agora é esperar o anúncio das novas datas, para que os candidatos façam novas reservas e se reorganizem para o concurso.  

  PUBLICIDADE

 

Antônia Barros é o que se pode chamar de exemplo de superação. Após um longo e delicado tratamento de saúde, ela transborda serenidade e alegria de viver   

Tá valendo  

Imperdível  

* O Programa do Santander Universidades oferece 5 mil bolsas gratuitas, para cursos online profissionalizantes na Harvard Business Publishing.  

São três cursos disponíveis: Fundamentos de negócios; Preparação para a carreira profissional e Gestão de si mesmo, cada um com nove semanas de duração. As aulas são oferecidas nos idiomas inglês, espanhol ou português.  

 

Lançamento 

* A jornalista Vanessa Brandão, mestra em Letras pela Universidade Federal de Roraima e doutoranda em Estudos Literários pela Unesp de São Paulo, prepara-se para lançar o livro “Entre Pinheiros e Caimbés”. Será no próximo dia 7, às 19h na Toca da Bruxa.       

 PUBLICIDADE

Danielle Araújo e Valdo Lima, com a princesinha Carolina, em acontecimento social elegante  

    PUBLICIDADE