Hoje é terça-feira (09.08). Em debate promovido pelo programa Direto ao Ponto do canal de TV por assinatura, a Jovem Pan News, comandado pelo respeitado jornalista Augusto Nunes, a embaixadora no Brasil do governo interino venezuelano de Juan Guaidó – reconhecido pela diplomacia brasileira-, Maria Teresa Belandria pôs o dedo na ferida. Segundo ela, a garimpagem clandestina e predatória na Venezuela é muito mais agressiva e destrutiva da floresta amazônica daquele país do que aquela em operação no Brasil, incluindo aquela que está em curso na terra indígena Yanomami. Ela disse que a imprensa internacional, que acusa o governo brasileiro de ser conivente com a garimpagem irregular na Amazônia brasileira, silencia com relação àquela que ocorre na selva amazônica venezuelana por que lá a venda de ouro e exploração do narcotráfico financia a ditadura esquerdista de Nicolás Maduro e seus generais.

Belandria garante que a segurança nas áreas de garimpagem na Venezuela é feita por integrantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que atravessaram a fronteira amazônica entre os dois países com o consentimento do Hugo Chávez, e depois com Nicolás Maduro, por conta do combate do governo colombiano contra aquela organização terrorista de esquerda. Boa parte da riqueza mineral extraída dos garimpos venezuelanos, e da renda gerada com o tráfico internacional de droga e de armas a partir da garimpagem irregular do país de Maduro financia os movimentos de esquerda e a ditadura implantada desde os tempos de Hugo Chávez. A embaixadora afirma que o envolvimento das forças armadas de seu país com tudo isso a destruiu enquanto instituição nacional. Diz que oficiais narcotraficantes comandam as áreas de garimpo, com divisão de nacos minerais entre eles.

Embora não se possa concordar com a ineficácia das forças brasileiras de repressão demonstrada até aqui no combate ao garimpo ilegal e predatório em terras indígenas na Amazônia brasileira parece assistir razão às denúncias da embaixadora Maria Teresa Belandria com relação à cobertura da imprensa internacional e ação denunciadora das organizações não governamentais internacionais com relação à garimpagem irregular tanto no Brasil quanto na Venezuela. Com relação ao Brasil existe uma intensa e orquestrada campanha para responsabilizar o atual governo central brasileiro pelos danos ambientais e desrespeito aos povos indígenas amazônicos, mas o mesmo não ocorre para culpar o governo esquerdista de Maduro e seus generais que garantem a prática predatória na Amazônia venezuelana, com direito a existência de intenso narcotráfico de drogas e armas.

IMPUGNAÇÃO

Saiu o primeiro pedido de impugnação de candidatura ao governo de Roraima nesta eleição. Trata-se de uma Ação de Impugnação de Registro de Candidatura (AIRC) movida pela Executiva Estadual do Partido Verde e seu presidente Rudson Leite, que é o candidato ao governo estadual do partido e da federação PT/PV/PC do B. A ação já foi distribuída e terá como relator o desembargador Mozarildo Cavalcanti, e tem como fundamento a alegada falta de certidões da Justiça Federal e da Justiça Estadual, que não foram anexadas ao pedido de registro da candidata. O autor da ação, que tem como patrono o advogado Alex Ladislau, garante que a candidata emedebista foi condenada por improbidade na esfera judiciária federal e tem também condenação na Justiça do estado, com transito em julgado, por prática vetada na administração pública.

RORAINOPÓLIS

Os políticos são acusados de não se preocupar com as próximas gerações, mas com certeza com as próximas eleições. E informações de bastidores que chegam a Parabólica parecem confirmar isso. Segundo essas informações, pelo menos dois políticos – na verdade um político e uma política-, já estão se preparando para disputar a eleição pela prefeitura de Rorainópolis, o segundo maior colégio eleitoral do estado, que tende a ternos próximos anos o segundo maior orçamento municipal do estado, perdendo apenas o de Boa Vista. Os dois políticos vão investir fortemente nas eleições deste ano para colher frutos no pleito municipal de 2024. Para pavimentar a candidatura os dois já teriam comprado casas naquela cidade, que fica às margens da BR-174, na região Sul de Roraima. Depois daremos os nomes.

RÁPIDAS

Até ontem, às 16h, quatro candidatos ao governo estadual já tinham requerido no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o registro de suas respectivas candidaturas. São eles: Antônio Denárium (PP); Fábio Almeida (PSOL/REDE); Rudson Leite (PT/PV/PC do B); e Teresa Surita (MDB/PL/PSB). Dos candidatos aprovados em convenção falta apenas pedir registro Juracy Escurinho (PDT). ### Com relação aos pretendentes a única vaga ao Senado Federal, oito deles já tina feito o pedido de registro de candidatura junto a Justiça Eleitoral. São eles: Bartô Macuxi (PSOL/REDE); Helder Girão (Mobiliza); Hiram Gonçalves (PP/PRB); Maurício Costa (Patriotas); Ozeas Colares (Podemos); Romero Jucá (MDB/PL/PSB); e Telmário Mota (PROS). ### Conforme a declaração de patrimônio dos candidatos até agora entregue à Justiça Eleitoral, o empresário Duda Ramos, candidato a deputado federal pelo MDB, é o mais rico dentre todos. Seu patrimônio declarado supera os cinquenta milhões de reais. Com um detalhe: ela teve aumento patrimonial multiplicado por cem vezes em uma década (2012/2022). ### Até amanhã.