Bom dia,
Hoje é segunda-feira, 29 de agosto, e mais uma vez nós da Folhabv pedimos ao eleitor espaço para fazer análise em torno do cenário político, considerando que dentro de poucos dias vamos assistir ao resultado de mais uma eleição. Vocês também já notaram que, passados mais de 10 anos, desde a construção e inauguração da ponte binacional sobre o rio Tacutu, na fronteira entre Brasil e Guiana, as promessas em torno do intercâmbio comercial entre os países continuam as mesmas.E desde então o que mais efetivamente caminhou? O fato de Roraima ser realmente um “elo natural” entre os negócios que poderiam existir entre os dois países, e também de todo o mercado do Caribe, e que devido ao turismo, acaba sendo muito próspero, leva praticamente todos os candidatos a cargos majoritários – governador e senador – e os candidatos a deputado federal a repetir mecanicamente promessas relacionadas a esses acordos internacionais. Mas o que o eleitor do nosso estado quer ver mesmo é tudo isso na prática. Na semana passada, mais uma vez a temática voltou a ser usada por vários candidatos, devido a visita do presidente guianense, Mohamed Irfaan Ali, à nossa capital. E adivinhem para quê: discutir a ampliação das relações comerciais e de cooperação técnica entre si. Desde 2009, escutamos e vimos uma série de convênios bionacionais serem mencionados, e até assinados, e que prometem a pavimentação de pouco mais de 400 quilômetros entre a cidade de Lethem, na fronteira com Bonfim, e Linden (de lá para a capital guianense já existe asfalto), e a construção de uma usina de energia e um porto de águas profundas. Mas não vemos os resultados desse falatório. Ainda mais agora as perspectivas em torno do futuro econômico da Guiana, que possui apenas 790 mil habitantes, são realmente alvissareiras para Roraima. É que desde que a ExxonMobil descobriu reservas de petróleo na costa do país vizinho, em 2015, o Banco Mundial passou a divulgar números de crescimento promissores. Só para o leitor visualizar, as perspectivas para a taxa de crescimento para esse ano são de 48%, considerada a mais rápida do planeta. A própria petroleira anunciou recentemente que junto com seus parceiros – a Hess e a chinesa CNOOC, pretendem bombear 1,2 milhão de barris do “ouro negro” por dia, tornando a Guiana o maior produtor per capita do mundo. Esperamos sinceramente que Roraima também seja beneficiado com todas essas perspectivas positivas, e que nosso estado finalmente possa ocupar sua colocação naturalmente estratégica para a logística de exportações brasileiras, e com isso alavancar seu desenvolvimento socioeconômico.
POLARIZADO Parece brincadeira, mas em Roraima muitas pessoas ainda não sabem que há cinco candidatos ao Governo do Estado. Além de Antonio Denarium (PP) e Teresa Surita (MDB), que naturalmente polarizam a disputa pelo tamanho dos seus grupos, Fábio Almeida (PSOL), Rudson Leite (PV) e Juraci Francisco dos Santos, o Escurinho (PDT), também concorrem ao cargo.
PARQUE A prefeitura de Caroebe publicou recentemente no Diário Oficial do Estado o resultado da sua licitação para a construção do Parque de Exposição do Município. Conforme a publicação, a empresa VL Empreendimentos Eireli sagrou-se vencedora com a proposta de R$4.058.357,14. O local deve sediar a realização de eventos culturais da cidade de menos de 10 mil habitantes.
TRABALHO DURO Pelo visto a Polícia Federal terá um árduo trabalho nos dias que antecedem o pleito deste ano. É que tem candidato batendo no peito e falando alto em mesa de bar que já tem 5 milhões (é isso mesmo, caros leitores!) apenas para pagar boca de urna no dia 2 de outubro. Em Roraima, infelizmente, essa prática, de entregar um dinheirinho junto com o santinho do candidato no dia e véspera da eleição, ainda é tradição.
INELEGÍVEIS Acessando a aba “Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais”, no site do Tribunal Superior Eleitoral, o eleitor pode acompanhar e conferir a candidatura dos concorrentes às vagas das eleições 2022, sua regularidade junto à Justiça Eleitoral, bens declarados, certidões, valores gastos na campanha, doações, entre outras informações úteis para decidir o seu voto.
CURIOSIDADE E por falar em gastos, quem tiver curiosidade para saber dos gastos com impulsionamento de conteúdos nas postagens de internet basta buscar em anúncios do Facebook. De antemão, é possível perceber que os valores são bem altos, considerando a insistência com que os anúncios brotam nas TLs dos internautas a cada novo acesso em cada rede social.
PREMIADO O senador Chico Rodrigues anda meio sumido. Então, chamou a atenção de quem notou seu nome figurando na listagem de quem venceu o Prêmio Congresso em Foco 2022, veiculada há poucos dias. Essa é considerada a mais importante premiação da política brasileira.