Bom dia,
Hoje é segunda-feira (05.09). O Brasil está às vésperas de completar 200 anos de independência. Parece que está voltando entre os brasileiros o respeito à história e aos símbolos de nossa pátria. Nesta antevéspera do 7 de Setembro, é grande a expectativa sobre a presença da população, que em manifestação de rua, vai comemorar o bicentenário da independência de nossa pátria, que na mesma data em 1822, cortou formalmente os laços políticos que nos ligavam a Portugal. A história de nossa trajetória como pátria livre fez heróis que precisam ser lembrados por todos que amam o Brasil.
É claro, muita gente que vai às ruas na próxima quarta-feira tem motivação política para tanto. De qualquer forma, o pano de fundo dessa manifestação é a celebração da pátria brasileira, um sentimento que vem sendo destruído pela ação deliberada especialmente de professores que tentam desconstruir nossa história por motivos ideológicos. Tomara que a multidão que vai estar presente na comemoração do 7 de Setembro comemore nossa independência na mais perfeita ordem, e que seja respeitado a livre manifestação de opinião como prescreve a Constituição brasileira.
NEGOCIANDO
Em entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, o economista Emerson Baú, secretário estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação disse que o governador Antônio Denárium (PP) está negociando com os senadores Mecias de Jesus (PRB) e Chico Rodrigues (União Brasil) a apresentação de emenda de bancada ao orçamento da União Federal de 2023 para a manutenção e recuperação do asfalto na BR-174. Baú que foi convidado do Agenda da Semana, de ontem (domingo) para falar sobre o programa de governo do governador e candidato à reeleição Antônio Denárium adiantou que será preciso fazer articulação com parlamentares do Amazonas para que o dinheiro seja necessário para cuidar de todo o trecho da rodovia.
CAER
Outro convidado a falar no Agenda da Semana de ontem foi o prefeito de Boa Vista Arthur Henrique (MDB), que falou sobre o programa de governo da candidata Teresa Surita (MDB). Dentre outros pontos abordados na entrevista, Arhur Henrique garantiu que num eventual governo de Teresa Surita a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER) não será privatizada. Ao contrário, segundo o prefeito de Boa Vista, a estatal passará por processo de reengenharia para torná-la rentável e prestador de um serviço de melhor qualidade para toda a população, inclusive, nos municípios do interior do estado. Machado garantiu que a CAER precisa avançar em tecnologia digital para tornar-se moderna e economicamente lucrativa.
RÁPIDAS
Um incêndio destruiu completamente, no último sábado, uma das maiores lojas de Lethem. Felizmente sem a perda de vidas humanas. ### Roraima tem o maior número de candidatos de origem indígena de todo o Brasil nestas eleições. O segundo posto é ocupado pelo Amazonas. ### Advogado que viajou de carro para Manaus, na última semana, disse a Parabólica que situação de tráfego na BR-174 está melhor. Especialmente no trecho em território roraimense. ### Roberto Jefferson (PTB), que teve o registro de candidato à Presidência da República cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reapareceu nas redes sociais concitando Jair Bolsonaro a utilizar a força contra decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Morais. ### Chuvas intensas, com direito a transbordamento de rios e igarapés, têm marcado o final da período chuvoso em Roraima. A intensidade delas tem prejudicado a colheita e o transporte de grãos até os silos. ### Na semana passada, quatro grandes carretas carregadas com soja atolaram até os eixos numa estrada na região do Água Boa. ### Segundo o economista Emerson Baú, o governo da República Cooperativista da Guiana já autorizou o levantamento e a elaboração dos projetos para construir todas as pontes na rodovia que liga Lethem a Linden naquele país. É mais um passo decisivo para ligar por asfalto Boa Vista a Georgetown. ### Mais uma decisão monocrática de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Desta vez, foi o ministro Luís Roberto Barroso, que numa só canetada suspendeu os efeitos da lei que fixou o novo piso nacional do salário dos profissionais da enfermagem no país. ### Até amanhã.