Letras Saborosas

Letras Saborosas 14542

Olá queridos leitores ! 

 

RECEITA DO DIA Drink Raspadinha de laranja com guaraná

INGREDIENTES: 02 laranjas 01 colher de sopa de açúcar ½ dose de xarope de romã (25 ml) 01 dose de cachaça 100 ml de Guaraná 01 rodela de laranja MODO DE PREPARO: Cortar e espremer as laranjas. Colocar em uma panela com duas colheres de sopa de açúcar e levar ao fogo médio até o açúcar dissolver.  Colocar em um recipiente e levar ao congelador até congelar. Raspar como um sorvete e colocar em um copo. Juntar o xarope de romã, a cachaça e o guaraná e decorar com uma rodela de laranja. 

MENU AMAZÔNICO COM INGREDIENTES DOS POVOS INDÍGENAS DE RORAIMA EM GOIÂNIA

A Blends burger artesanal de Goiânia nasceu em maio de 2019 e vem fazendo sucesso com seus festivais nômades, que provocam novas experiências e sabores. O nome Blends significa mistura em inglês, e é esse o processo  de fazer hambúrguer artesanal, sempre com uma mistura de duas ou mais carnes para dar liga.  Para a Blends é a mistura de sabores, povos e experiência que colocam no hambúrguer da casa, que tem nomes de povos do mundo todo e cada um respeita sua origem. Os hambúrgueres nômades são os burgers sazonais da casa, eles surgem e ficam um tempo no cardápio. A idéia deles é trazer o novo, misturar sabores e experiências com a criação de um menu completo com a entrada, o hambúrguer, a sobremesa e até o drink em homenagem à um povo originário. Os sócios Lucas Altino Machado e Eduardo Lettieri Dornelas nesses três anos já homenagearam os povos: Tupi, Fulni-ô, Krahô, Pankararu, Fulkaxó, mas nunca os povos do norte do Brasil. Aproveitando o Dia da Amazônia que aconteceu no dia 5 de setembro, foi lançado um nômade da Amazônia. 

E para criar esse menu da Blends em homenagem aos povos da Amazônia foi convidada a chef de cozinha Denise Rohnelt de Araujo, que tem a Cozinha Letras

Saborosas e pesquisa há muitos anos a cultura alimentar dos povos da região amazônica. Para isso, foi criado um menu com inspiração nos ingredientes dos povos indígenas Yanomami e Wapixana que vivem em Roraima. Como entrada será servido um pastel aberto com lombo de porco desfiado temperado no tucupi negro do Povo Wapixana.

O Yanomami Burger é o prato principal, feito com pão de açaí, confit de cogumelo yanomami e cebola roxa, burger de fraldinha, aioli de cogumelo yanomami, mussarela, alface e tomate. E a sobremesa é um bolo assado na folha de bananeira, Manauê é como descreve Câmara Cascudo no livro História da Alimentação no Brasil, mas no Amazonas e em Roraima chamamos de Pé de Moleque. É um beiju feito com massa de massa de macaxeira, coco e castanha do Pará assado na folha de bananeira e servido com sorvete. E para finalizar ou começar esse cardápio tem o drink que tem sua receita hoje na nossa coluna. A Raspadinha de laranja com guaraná foi elaborado com o guaraná feito exclusivamente para esse menu pela cervejaria Astúria @cervejaasturia, que fez um guaraná com baixo teor de açúcar. O drink ainda leva a cachaça artesanal @cachacatrembaogo. Os cogumelos são coletados pelos Sanöma que fazem parte do povo Yanomami que vive em Awaris, em Roraima, na Terra Indígena Yanomami. Os cogumelos são colhidos por mulheres e passam por um processo de desidratação. São mais de quinze espécies diferentes de cogumelos, são vendidos inteiros e os mais fibrosos são triturados e vendidos em pó. Toda a renda da venda desses cogumelos é revertida para a Associação Yanomami Hutukara que beneficiam mais de duas mil pessoas. Esse projeto do Nômade da Blends valoriza e prestigia os Povos da Floresta, mostrando que é possível ter a Amazônia na mesa, manter a floresta em pé e beneficiar o povo que nela vive. As fotos maravilhosas do menu são do fotografo goiano Túlio Xaxim @studio_xaxim