Social

SOCIAL 14547

Com Nada 

* Muitas vezes, vemos pessoas passando por perrengues inacreditáveis e serem claramente injustiçadas e ninguém entende porque aquilo está acontecendo. É incompreensível ver tanta gente se juntando pra combater uma única pessoa, que a princípio parece não ter culpa de nada e ser simplesmente inofensiva. Daí, a criatura é ajudada até se livrar de todo aquele transtorno e tão logo isso acontece, lá está ela de novo agindo com ar de arrogância, conspirando contra quem elege desnecessariamente como desafeto e abrindo flancos pra colecionar novamente inimigos. Ou seja, não tirou nenhuma lição do que lhe aconteceu, nem aprendeu nada.    

Com Tudo 

* Até um dia desses, só existia uma única cafeteria em Roraima e, de repente, as pessoas começaram a investir nesse segmento e foram surgindo outros cafés, nos variados estilos nos vários bairros da cidade. A propósito, há bairros onde atualmente há mais de dez cafeterias. Há desde franquias nacionais a cafés regionais, que servem além de diversos tipos de cafés a lanches típicos da região Norte. De acordo com um recente levantamento, já existem cerca de 40 empreendimentos nessa área, na nossa Capital. Se a cidade comporta tantos estabelecimentos de um só segmento, só o tempo dirá. Mas, fato é que em matéria de opção, quem ganha é o consumidor.  

PUBLICIDADE

A fotojornalista Nilzete Franco, da Folha, chega hoje em São Paulo, onde participará de um evento voltado a soluções de mercado em hospitalidade

No Rio  

* É inacreditável a quantidade de jet skis e lanchas que circulam pelo Rio Branco, ultimamente. Nos finais de semana, chega a dar engarrafamento nos portos da cidade, com tantas carroças que transportam essas embarcações atreladas aos carros.  

* E, ao contrário do que se possa imaginar, a maioria dos donos das lanchas não é o chamado “cabeça branca”, senhoras e senhores. São geralmente jovens, sempre acompanhado de muitas “novinhas”. Os fofoqueiros da beira do rio dizem que se numa lancha tem dois homens, há pelo menos 12 mulheres.  

Pescadores  

* E por falar nisso, o que aumentou muito também nos últimos tempos, foi a quantidade de gente pescando de malhador pelo Rio Branco e adjacências. Pessoas de todas as idades em diversos tipos de embarcações têm sido vistas praticando pesca em diferentes horários e dias da semana.  

* Na verdade, quem gosta de pescar tem mesmo que aproveitar, pois já há estudos da contaminação de peixes dos rios de Roraima e com a quantidade de mercúrio que continua sendo despejada nos rios, devido a atividade criminosa da mineração ilegal, comer peixe será um grande risco à saúde da população.  

Do Mercúrio  

* A propósito, o mercúrio que vem sendo despejado nas águas, junto com o chamado “rejeito” do garimpo ilegal, é uma irresponsabilidade imensurável, pois é um dos principais causadores do câncer e já há casos de pessoas que atuavam no garimpo contaminadas com mercúrio, e agora encontram-se em tratamento no Hospital de Barretos.   

* Além de causar câncer, esse metal pesado pode ficar acumulado no corpo e afetar diversos órgãos, principalmente rins, fígado, sistema digestivo e o nervoso, interferindo no funcionamento do organismo e na melhor das hipóteses, sendo necessário acompanhamento médico por toda a vida.  

 

Caso Real  

* Aliás, uma artesã de móveis rústicos de Roraima, que em 2020 trocou a arte dos entalhes em madeira por uma oferta de trabalho no garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, demorou pouco tempo por lá. Não fazia oito meses quando adoeceu e teve que voltar pra Boa Vista.    

* Aqui, após alguns exames, foi diagnosticada com um câncer raro e transferida para o Hospital de Barretos-SP, onde se submeteu a cirurgias e iniciou o doloroso tratamento à base de quimioterapia e radioterapia e até hoje segue em tratamento, sem poder mais trabalhar. E assim como ela, há outros casos dos quais todos evitam falar.   

PUBLICIDADE

Silvia Cavalcante recebendo homenagens, por conta de seu aniversário nesta segunda-feira (Foto: Nilzete Franco)

#Rápidas 

* Inaugurando idade nova nesta segunda-feira, nosso colega Ivo Galindo e Mirian Reis.  

* E no dia 17 deste mês, acontece a etapa municipal do Concurso Miss e Mister Roraima Indígena, na Comunidade de Nova Esperança, em Pacaraima.

* Esse concurso é coordenado pelo Tuxawa João Wapichana, tem como anfitriã Joana Wiz, segunda colocada do Miss Roraima Indígena.

* De 12 a 20 de setembro estarão abertas as inscrições para a I Seletiva de Badminton, voltada para estudantes entre 12 a 14 anos, no Estádio Canarinho (Avenida Ville Roy, 4.596, Canarinho), das 8h às 12h e das 14h às 17h.

* Para a inscrição, é necessário preencher uma ficha, apresentar documentos pessoais como RG e CPF (original e cópia) dos atletas, além de um comprovante de residência. A inscrição deve ser efetuada pela escola do estudante.

* O campeonato de Badminton ocorrerá de 23 a 25 deste mês, também no Canarinho. Antes disso, no dia 21 de setembro, será o congresso técnico.

PUBLICIDADE

Wellington Carvalho e sua Diarraira ficaram sabendo, durante chá revelação, que esperam uma menina que recebe o nome de Maria Luiza

Tá Valendo  

É da Folha

*A fotojornalista Nilzete Franco, da Folha, foi a segunda colocada, na categoria Sociedade, do concurso de fotografia “DPE-RR em todo lugar: onde há Defensoria, há justiça e cidadania”, da Defensoria Pública do Estado de Roraima. No mês passado, a profissional venceu a etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Fotojornalismo. Como premiação, uma viagem a São Paulo, onde participará de um evento voltado a soluções de mercado em hospitalidade.

Literário

*Elienai Menezes é uma das finalistas do VII Concurso Literário, promovido pela Academia Leopoldinense de Letras e Artes de Minas Gerais, vencendo na categoria Carta, modalidade público em geral. O concurso premiou textos nos gêneros Poesia, Carta, Conto e Crônica. A artista roraimense que também é cantora e compositora, disse: “Essa premiação é uma motivação num momento em que me preparo para lançar dois livros, um de poesias e um romance”.

PUBLICIDADE

Gabrielle Santos, especial para a coluna desta segunda-feira

PUBLICIDADE