Política

Começam as negociações políticas nos bastidores para eleição de 2016

Com o nome da prefeita Teresa Surita despontando para reeleição, oposição começa a montar estratégia para o ano que vem

A confirmação por parte de vários partidos políticos que vão lançar candidatos próprios para a disputa da Prefeitura de Boa Vista, na eleição de 2016, deve mexer no cenário político para o ano que vem. Uma das leituras que circulam é que, para derrotar a prefeita Teresa Surita (PMDB), a oposição pode centralizar todos os seus votos em torno de um nome, em vez de dividi-los em dois ou mais candidatos.

Entre os que concordam com essa teoria está o deputado estadual Brito Bezerra (PP), que afirmou que a sigla está negociando com aliados nomes fortes para concorrer na eleição. “Nosso partido vai lançar candidato próprio ou vamos negociar com os partidos aliados para lançarmos apenas um nome para concorrer de forma conjunta”, disse, acrescentando que, em breve, terá um posicionamento sobre o candidato escolhido.

“Vamos indicar nomes não apenas para Boa Vista, mas para todos os municípios do interior. Nós e os partidos aliados iremos fazer um agrupamento de esforços e lançaremos candidatos juntos. Onde o candidato de um partido for o mais viável será apoiado pelo grupão”, disse.

O Partido Popular (PP), sigla que abriga a governadora Suely Campos, já sabe os nomes dos pré-candidatos que vão disputar a eleição. O nome escolhido será apoiado pelos partidos que fazem parte da sustentação da governadora: PP, PT, PC do B, PRB, PTB, PDT, PSC e PRP.

Brito citou como possíveis pré-candidatos nomes do PP e de partidos aliados. “Hoje temos, do PDT, o Oleno Mattos [deputado estadual] e o Abel Galinha [deputado federal], que são pré-candidatos do mesmo partido. O Jonathan de Jesus [deputado federal pelo PRB] é um nome que sempre aparece nas pesquisas e também é um aliado. Tem o Paulo Linhares [vereador licenciado, do PP] que é recorrente como possível candidato nas pesquisas que fizemos. Tudo isso será analisado”, disse.

Quanto ao escolhido, Brito ressaltou que o nome indicado pelos eleitores, por meio de pesquisa, será o candidato do grupo. “O povo é que vai dizer quem é o melhor e mais qualificado para o cargo. Aquele que for escolhido pela pesquisa será o candidato do grupo”, disse, lembrando que, com a nova legislação, o debate será intensificado. “Temos até abril e muitas águas e conversas vão rolar. Temos tempo para definir”.

PDT – A Folha tentou entrar em contato com o senador Telmário Mota (PDT), mas não conseguiu. Em entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha, o senador já havia afirmado que seu partido terá um candidato à Prefeitura Municipal de Boa Vista nas próximas eleições municipais. Os pré-candidatos do partido seriam Oleno Mattos e Abel Galinha. “O PDT tem nomes fortíssimos e confia na sua escolha democrática para a candidatura de um futuro prefeito de Boa Vista”, disse o senador, na entrevista.

PSDB – O PSDB, sigla comandada pelo ex-governador José de Anchieta Júnior, já confirmou que terá candidato nas eleições municipais da Capital no próximo ano. Três possíveis candidatos ao pleito eleitoral podem causar alarde não só por sua projeção, mas pelo quadro que se forma. O próprio ex-governador, a deputada federal Shéridan e o ex-governador Chico Rodrigues serão os pré-candidatos que pretendem tomar a cadeira da prefeita Teresa Surita. “Temos nomes fortes e somos possíveis pré-candidatos”, disse.

Anchieta especificou que a única certeza é que a sigla tucana vai participar do processo eleitoral de 2016 na Capital. “O PSDB quer uma estrutura própria e candidatos lançados pelo partido principalmente nas capitais. Hoje, estamos vendo essa possibilidade na eleição para a Prefeitura de Boa Vista, quer seja com Anchieta ou com outra pessoa do partido ou até mesmo apoiando algum candidato de outra sigla. Quer seja na cabeça ou de vice, estaremos participando do processo eleitoral, não descartando uma possibilidade de acordo com grupos aliados.

Não podemos fechar as portas e dizer que isso não vai acontecer, porque seria deselegante. O PSDB não vai vetar nenhuma possibilidade por enquanto”, acrescentou.

TERESA SURITA – Sobre a eleição de 2016, a prefeita Teresa Surita informou, por meio de nota, que as suas pretensões eleitorais serão divulgadas no momento oportuno, com a transparência que o fato exige.