Política

Audiência sobre fornecimento de energia será hoje na Assembleia

Além do valor da tarifa da conta de luz dos roraimenses, audiência irá tratar da qualidade no serviço de fornecimento de energia

O aumento da tarifa de energia para consumidores da Capital e a má qualidade na prestação do fornecimento dos serviços em Roraima serão pontos de debates na audiência pública que será promovida na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), nesta quinta-feira, 12, a partir das 10h. Como Roraima é o único Estado que não está integrado ao Sistema Interligado Nacional de Energia (SIN), o presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (PSDC), disse que os argumentos alegados para o aumento da tarifa não são justificáveis.

Conforme ele, Roraima é abastecido pelo Linhão de Guri, na Venezuela, há mais de uma década. “Por isso não se justifica. A audiência será o momento para a empresa explicar os motivos de um índice tão alto. Na crise em que o país vive, não podemos aceitar isso de forma passiva”, afirmou.

Representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Eletrobras Distribuição Roraima (EDR) e Eletronorte foram convidados para participarem dos debates e esclarecerem os critérios utilizados para o reajuste. No encontro, também serão questionados sobre as providências que estão sendo adotadas para solucionar o problema energético no Estado.

O Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), Defensoria Pública da União (DPU) e Defensoria Pública do Estado (DPE) também foram convidadas para a audiência.