Opinião

Opiniao 14638

Cuidados com a saúde mental além do Setembro Amarelo

*Manoel Neves

Chegamos ao final do mês de setembro, e com ele também se encerram as atividades em torno do Setembro Amarelo, quando todos os holofotes se voltam às ações de prevenção ao suicídio em todo o mundo.

Contudo, a revisão sobre saúde mental desde a virada do século, realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aponta que, em 2019, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental. Esse levantamento indicou ainda que o suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade.

Uma informação que considero particularmente preocupante é que a OMS considera que 90% desses suicídios poderiam ser evitados, apenas com uma rede de apoio adequada para essas pessoas. Esse deve ser um sinal de alerta para todos nós que promovemos ações de prevenção, e que trabalhamos continuamente para orientar nossos jovens a procurar ajuda especializada.

A campanha Setembro Amarelo em Boa Vista, de minha autoria, tem o objetivo de chamar atenção das autoridades, tanto municipal, estadual e federal, para conscientizar em relação a essa causa. Lutamos para que haja um trabalho firme e forte em relação aos órgãos públicos, orientando, dando palestra cuidando dessas pessoas de forma adequada e, com isso, prevenindo efetivamente vários casos.

Sabemos que o pós-pandemia teve efeito agravante, e que aumentou muito o número de pessoas com tendências suicidas. São irmãos e irmãs que perderam seus familiares e amigos para o Coronavírus, e que sofrem de depressão e ansiedade, o que em alguns casos provoca esse desejo. Se não houver alguém que possa ajudar, conscientizar, valorizar essas pessoas, valorizar a vida, com certeza esse índice pode crescer.

Por isso, é importante que cada um de nós possamos abraçar essa causa, não só no mês de setembro, mas durante todo o ano. Precisamos estar atentos para cuidar do próximo por meio de orientações, conscientizado, reafirmando que elas são importantes na sociedade, que elas são importantes para Deus.

É fundamental que todos nós estejamos prontos para estender uma mão amiga e ajudar essas pessoas. Esse foi o objetivo maior desse projeto: divulgar mais, cobrar dos órgãos públicos, municipal, do estadual, do federal, campanhas de conscientização e apoio para a sociedade em geral.

Vamos observar o comportamento de nossos familiares e amigos, perceber se estão isolados, angustiados, tristes, e vamos acender o alerta, começando por nossas casas. Cabe a cada um de nós orientar e oferecer ajuda e ser um multiplicador do amor pela vida.

 Vereador por Boa Vista

Pastor da Igreja Universal do Reino de Deus

O controle tem que ser total

Afonso Rodrigues de Oliveira

“O homem que é capaz de controlar totalmente a sua mente estará capacitado a tomar posse de qualquer coisa que ele venha desejar”. (Andrew Carnegie)

Já sabemos que somos o que pensamos. E quando não somos capazes de controlar totalmente nossa mente, não controlamos nossos pensamentos. E nada mais prejudicial ao desenvolvimento racional do que uma mente descontrolada. Que é ao que estamos assistindo diariamente nos noticiários. As barbáries a que assistimos nos deixam aterrorizados. Quando esperamos que a humanidade progrida, a vemos caindo pela ribanceira do abismo.

Mas, mesmo assim, continuamos donos do nosso destino. O que nos falta é conhecimento para dirigirmos o barco. Continuamos esperando que os outros no digam o que fazer e como fazer. Sei que é meio chato, mas vamos repetir. Eu ainda era adolescente quando li essa maravilha, em um quadro na parada da casa do vereador Tarcílio Bernardo em São Paulo: “Aquele que fica parado, esperando que as coisas mudem descobrirá, depois, que aquele que não parou já está tão adiantado que já não pode ser alcançado”.

Nunca desperdice seu precioso tempo, esperando que os outros façam por você o que você mesmo deve e pode fazer. Você tem todo o poder de que necessita para vencer na vida. É só acreditar no seu poder, saber o que realmente quer, e ir em frente. Nada é impossível quando acreditamos no possível. Já falamos do desgaste que esta semana vai nos trazer com as briguinhas comadrescas, apresentadas pela mídia nacional. Mas vamos ter paciência e nos prepararmos para resolver o problema com sabedoria e racionalidade. Mesmo porque não há racionalidade sem sabedoria, nem sabedoria sem racionalidade. E ambas estão à sua disposição, na sua mente.

Evite conflitos e confrontos. Quando sabemos que temos uma mente controlada e sadia, não nos preocupamos com os descontroles mentais dos outros. Sabemos que cada um de nós, seres humanos, está no seu grau de evolução racional. O que devemos fazer é controlar nosso comportamento, dentro da racionalidade para educar o próximo, com o bom exemplo. Mesmo quando não prestamos atenção, percebemos, de mansinho, nossa evolução diante dos trancos e barrancos.

Se você é uma pessoa que não sente saudade de algo do seu passado, cuidado. Sabemos que só sente saudade quem foi feliz. E a saudade é benéfica, mesmo ás vezes sendo confundida com sentimentalismo. Procure lembrar-se sempre, dos bons momentos vividos por você, no seu passado. O político Laudo Natel tem um pensamento simples, mas enriquecedor, que já o citei por aqui: “Saudade é a presença da ausência”. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460