Minha Rua Fala

RUA TIAM FOOK 14651

RUA TIAM FOOK Antiga Rua – “15” -, no Bairro Cidade Satélite. _______

    O comerciante SIDNEY TIAM FOOK nasceu no dia 12/01/1917, na Guiana Inglesa. Era filho de pai chinês o senhor Antony Tiam Fook e da senhora Alarakai – de origem indiana. Em Georgetown, capital da Guiana, o senhor Tiam Fook era Comissário de Polícia e, quando um dia veio passar o carnaval em Boa Vista, conheceu a futura esposa Shirley Fátima de Souza Cruz, filha de Homero Sapará de Souza Cruz e de Áurea Serejo Cruz. Depois de casada acrescentou o sobrenome Chung Tiam Fook. O casal foi morar em Georgetown. 

A República Cooperativa da Guiana tornou-se independente da Inglaterra em 26 de Maio de 1966.  Mas, no inicio de janeiro de 1969, eclodiu uma revolta no Distrito do Rupununi, do qual Lethen, à margem direita do rio Tacutu, é a capital.  Fazendeiros, liderados pelas famílias dos maçons Henry C.P. Melville e de Basil (Ben) Hart, insatisfeitos com a política do primeiro-ministro da Guiana, o senhor Forbes L.S. Burnhan, para aquela região, se uniram a indígenas e, financiados pela Venezuela, se rebelaram com o  objetivo de criar um novo país na região, a República do Rupununi. 

Mas, a repressão do governo se fez imediata com o envio da Força de Defesa da Guiana, prendendo os principais revoltosos e acabando de vez com o movimento separatista. Esta revolução fez com que muitos guianenses se exilassem na Venezuela e outros atravessassem a fronteira em direção a Roraima. Foi nesta época que Tiam Fook trouxe a família para Boa Vista atendendo a vontade da sua esposa, Shirley Fátima, em retornar à Roraima.

Ao estabelecer-se em Boa Vista, Tiam Fook montou um comércio de vendas de veículos e peças de reposição na Avenida Júlio Bezerra, esquina com a Rua Alfredo Cruz. Importava do Japão e da Austrália as famosas motocicletas Kawazaki e Suzuki, bem como os Jeeps da marca Suzuki, do Japão, e os Jeeps Mini-Mokes, da Australia. 

Os veículos chegavam em navios ao Porto de Georgetown e entravam no Brasil através de Lethem e Bonfim, até Boa Vista. Vinham desmontados e, em Boa Vista, eram montados por mecânicos contratados na Guyana. Mesmo assim, era difícil o transporte dos caixotes contendo as peças, haja vista que naquela época as estradas eram quase inexistentes e, muitas vezes, tinha-se que tirar os veículos dos atoleiros com ajuda de trator. Também não havia a Ponte dos Macuxis e a travessia do rio Branco era feita em balsas.  

Tiam Fook foi, sem dúvida, um dos pioneiros no ramo de importação de veículos.  Mas, em 1972, o presidente do Brasil Ernesto Geisel, determinou a suspensão das importações. Alguns comerciantes ainda foram a Brasília, dentre eles Tiam Fook, Francisco Ramiro, Jonas Dias, Aníbal Lucena entre outros, no intuito de solicitar a anulação da Portaria que vedava a importação de veículos. Mas, não tiveram êxito.

Em 1973 Tiam Fook montou uma granja na Avenida Glaycon de Paiva, onde hoje está sendo construído um Hotel, próximo a Unimed. Vendia frangos, ovos e pintos (estes trazidos semanalmente de São Paulo e Manaus no avião da Empresa Aérea Cruzeiro do Sul). Em Boa Vista ainda não se tinha o hábito de comer frango e sim galinha caipira criada em casa. O comércio do Tiam Fook foi dividido em duas partes: numa, continuava com a venda de peças e acessórios; e, na outra, realizava a venda dos frangos e ovos. Tiam Fook era um empreendedor. Foi, inclusive, diretor da Associação Comercial.  

Em 1979 faleceu sua esposa a senhora Shirley Fátima, quando tinha apenas 40 anos de idade. Tiam Fook entristeceu, e chegou a ficar doente. Tempos depois ele teve que viajar a São Paulo para colocar 3 pontes de safena no coração. O filho Romero, que estudava no Rio de Janeiro, voltou para Boa Vista a fim de cuidar da empresa da família. A granja foi desativada e o comércio passou ser apenas de venda de peças e acessórios para veículos. 

O casal Tiam Fook e Shirley Fátima, teve 03 (três) filhos: Áurea Lílian (Lili) Tiam Fook (trabalha na Controladoria Geral do Estado); Romero Tiam Fook (empresário em vários ramos de negócios, inclusive com posto de venda de combustíveis); e Christian Tiam Fook. 

O filho Romero é pai de 02 (dois) filhos: Romero Haten e de Isadora Fátima. E, o Christian, tem duas filhas: Shirley Fátima e Giovanna Fátima.  A vida social de Tiam Fook estendia-se às festas no Iate Clube e era membro do Rotary Club de Roraima. Faleceu no dia 12 de dezembro de 1998, aos 72 anos de idade. 

A Câmara Municipal de Boa Vista, através de um Projeto de autoria do vereador Telmário Mota de Oliveira/PDT, denominou a antiga Rua – “15”- no Bairro Cidade Satélite, como Rua Tiam Fook, sendo sancionado pelo Prefeito Iradilson Sampaio como Lei nº. 1032/08 (Diário Oficial nº. 2196, de 24/04/2008).