Polícia

Dez detentos fogem da Penitenciária

Número exato de presos que fugiram na segunda-feira só foi confirmado ontem, com uma contagem feita com apoio do Bope

Os detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) aproveitaram que a atenção da polícia estava direcionada para outras ocorrências, na manhã de segunda-feira, 09, como um triplo homicídio cometido por um policial militar (veja matérias nas páginas 6A e 7A), e armaram para fugir em massa. As informações davam conta de que 11 presos teriam fugido, mas depois de uma contagem realizada pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar, o governo divulgou que foram dez fugitivos, sendo que quatro prisioneiros já foram recapturados.

Os presos conseguiram construir uma escada artesanal com tamanho suficiente para pular a muralha da Pamc. Na primeira tentativa, às 07h, quatro detentos conseguiram fugir. Nem os policiais militares que fazem a guarda externa do presídio, nem os agentes penitenciários que têm acesso a todas as alas da unidade, conseguiram conter a ação dos presos.

“Apesar da ação rápida dos agentes de segurança do local, eles conseguiram deixar a unidade. O local por onde os reeducandos agiram é de difícil visão em virtude de obras que estão sendo realizadas no local”, diz a nota do governo.

Percebendo a fragilidade da segurança naquele dia, outro grupo de presidiários se reuniu para fugir. A segunda tentativa aconteceu por volta das 22h, quando conseguiram furar um buraco na “ala da cozinha”, conhecida também como “favela”, e ultrapassaram com êxito a área de segurança e ação policial. “Logo em seguida, um deles foi recapturado e levado de volta à unidade. Minutos depois, outros seis tentaram deixar a unidade, mas foram contidos pela ação de policiais militares que faziam a segurança do local”, afirmou o governo.

Com as ocorrências de fuga se intensificando ao longo do dia, o governo anunciou que a atenção e a segurança foram redobradas na Penitenciária e que agentes da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) foram acionados. “Desde o momento do primeiro ocorrido, a equipe da Divisão de Inteligência e Captura da Secretaria de Justiça e Cidadania está atuando nas buscas dos foragidos. A direção da unidade realizou, nesta quarta-feira, 11, um levantamento por meio de contagem e chamada dos reeducandos por nome e ala na unidade, de forma minuciosa”, declarou o governo.

Ao final da ação, ficou confirmado que seis detentos deixaram a unidade: Bruno Whesley de Assis Lima, Yago Cássio Birriel Pinheiro, Leonardo da Silva Barreto, Márcio Buckley Berwig, Maycon de Carvalho Barbosa e Anderson da Silva Costa. A ficha criminal dos reeducandos está em fase de levantamento. (J.B)