Hoje é segunda-feira (10.10). A campanha para a Presidência da República neste segundo turno das eleições continua intensa em todo o Brasil. Aqui, os apoiadores dos candidatos Bolsonaro e Lula deveriam encontrar um jeito de mostrar o plano de cada um especificamente quanto a Roraima. Como brasileiros devemos estar preocupados, é claro, com o futuro do país, mas sem dúvida, vivemos aqui e dependemos muito de quem será o eleito. Seria uma forma de voto com mais consciência.
ECONOMIA
Entrevistado no programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, de ontem (domingo), o diretor do Inope, Ednaldo Sousa, disse que o tema economia e emprego foi definidor para o resultado da eleição para o governo do estado. Nesse sentido as pesquisas quantitativas e qualitativas feitas ao longo do processo eleitoral deixaram bem evidentes que a maior parte do eleitorado roraimense entendeu que o atual governador Antônio Denárium (PP) tinha um perfil mais ligado aos negócios em geral e especialmente ao meio rural, o que facilitaria a continuidade do processo de crescimento da economia local, que vem apresentando taxas acima da média nacional. Ednaldo disse que a maioria do eleitorado roraimense almeja mais emprego e riqueza para o estado.
POUCAS MUDANÇAS
Também entrevistado no programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, o governador Antônio Denárium (PP) descartou grandes mudanças em seu secretariado. Dizendo que sua atual equipe é eficiente e competente, Denárium afirmou que algumas mudanças ocorrerão, mas em momentos mais à frente e serão pontuais. Sem revelar quais mudanças irá fazer em sua equipe de primeiro escalão, o governador deu clara intenção de que o comando das políticas e programas sociais será conduzido pela primeira-dama Simone Denárium.
PAPEL
Presente à entrevista na Rádio Folha, o vice-governador eleito, Edilson Damião, terá duas atribuições bem definidas pelo governador. Será o responsável pela área de infraestrutura e construção civil do estado, que segundo Denárium tem em execução cerca de mil obras, além de outras centenas que serão objeto de expedição de Ordem de Serviço nos próximos meses. O vice-governador terá ainda, segundo revelou o governador, o papel de articulador político do governo, especialmente com prefeituras e deputados estaduais.
APOIO
O governador Antônio Denárium disse que parte na próxima legislatura com uma base de apoio muito sólida na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) com uma bancada mínima de 21, dos 24 deputados estaduais. Com tanto apoio, Denárium não vacila quanto ao apoio ao deputado estadual Soldado Sampaio (Republicanos) para mais um mandato como presidente da ALE-RR. Sampaio pode ser de novo presidente porque sua recondução não é considerada legalmente uma reeleição. Até agora não surgiu sequer nos bastidores um oponente um adversário capaz de enfrentar o atual presidente da ALE-RR.
SUS
O deputado federal Hiram Gonçalves (PP), eleito senador por Roraima, disse ontem no programa Agenda da Semana da Rádio Folha FM 100.3, que certamente o Congresso Nacional vai enfrentar um velho problema que tem dificultado a melhoria dos serviços de saúde pública no Brasil; a questão da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), que não é reajustada há quatorze anos. A defasagem dos valores unitários dos procedimentos prejudica estados, municípios, médicos e hospitais particulares, inclusive, os beneficentes/filantrópicos que são fundamentais no atendimento da população mais pobre. O senador eleito disse que a matéria já vem sendo discutida faz bastante tempo e agora deverá ter solução.
APOIO
Com presidente da Bancada da Medicina no Congresso Nacional, Hiram Gonçalves disse que na esmagadora maioria os médicos e as médicas brasileiros apoiam a reeleição do presidente da República Jair Bolsonaro (PL), uma vez que a experiência dos governos petista é muito mal avaliada pela categoria, especialmente a contratação de médicos cubanos – muitos sem a formação adequada-, o que segundo ele era uma forma de transferir recursos públicos do Brasil para a ditadura cubana. O novo senador diz que a demonstração de apoio da categoria a Bolsonaro ficará clara no próximo dia 18.10, quando milhares de profissionais irão a Brasília para comemorar o Dia do Médico.
RÁPIDAS
O governador Antônio Denárium diz que Roraima estará plantando 400 mil hectare com grãos ao final de seu novo governo. É um crescimento anual de 50.000ha/ano. ### Comandando uma comitiva de parlamentares mulheres eleitas no último pleito – entre elas as ex-ministras e agora senadoras eleitas Damares Alves e Teresa Cristina-, a primeira-dama do Brasil, Michele Bolsonaro estará hoje em Boa Vista. Vai participar de uma concentração popular no CTG Nova Querência às 17h: 30min. ### O deputado Hiram Gonçalves (PP) garante que o deputado roraimense Jonathan de Jesus (Republicanos) é o candidato do atual presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) à vaga da ministra Ana Arraes no Tribunal de Contas da União (TCU). ### Até amanhã.