Uma reflexão sobre o ato de ler
Valquíria Cardoso de Aguiar
O brasileiro lê em média, por ano, 2.7 livros. Não vou entrar no mérito de perguntar quantos livros você leu este ano ou qual e quando foi o último livro lido por você.
Mas, que saibas que está,”desnutrindo-se ou já desnutrido” que não tem como sobreviver a todos os ataques que acontecem com suas crenças, seus valores; seus princípios, se não se alimentar de conhecimentos.
Saiba também, que a ignorância engoda a impunidade, nutre a desigualdade,mata seus sonhos, sua identidade e os sonhos de muitos.
Então, nunca subestime “a cultura do politicamente correto”, “do tudo pode”, para fazer transformações, as vezes, nefastas em suas vidas.que nem tudo que é legal, é moral, quase sempre, de forma sutil são infiltrados posicionamentos contra tudo que creres e nem percebes, falta-lhes conhecimentos pra isto. Depende de ti, para fazer a mudança que queres em tua vida.
Porém, infelizmente, ‘o conforto e o crescimento, não coexistem, se queres algo de verdade, por exemplo: passar no vestibular, ter sucesso financeiro, dentre outras coisas, você precisa batalhar por isto, precisa pressionar a sua mente, sair da zona de conforto e buscar, e ler, etc (como, exemplo, as vezes, acordar cedo, dormir tarde, dentre outras coisas); pasmem, uma das armas para combater a violência invisível da sensação de incapacidade de luta, de busca de melhorias pessoais e sociais, da igualdade de oportunidades, de senso de pertencimento, de coletividade, de reavaliar conscientemente e politicamente, de perceber as consequências de seus atos na vida do outro, de perceber que o ato de não
Então, leia mais,existe um livro esperando por você e só depois pergunte por quê leu…adote um livro de cabeceira e seja um leitor mais consciente e feliz.
Nós a construímos
Afonso Rodrigues de Oliveira
“Democracia é o regime que garante: não seremos governados nada melhor do que merecemos”. (Bernard Shaw)
Quem vive uma democracia sabe disso. Afinal somos responsáveis pelos que nos governam. E é só isso. Então não vamos perder tempo discutindo o indiscutível. Vamos ser o que merecemos ser, e ser. Olhe para o céu nublado e veja se vê a nuvem clara. Ela está lá. Você é que não consegui vê-la, porque está preocupado com a escuridão. Simples pra dedéu.
Estamos no meio de uma semana que ainda não nos preparamos para vivê-la. Então vamos nos preparar. Todos nós temos deveres para cumprir, em benefício de nós mesmos. Mas não devemos nos esquecer de que o próximo é nosso vizinho. E seja ele quem for, e esteja onde estiver, é nosso vizinho. Então vamos estar de mãos dadas com ele. A distância não nos separa. Você já conhece a fala do Emerson: “Você é tão pobre ou tão rico como o seu vizinho, senão não seria vizinho dele”. Então veja onde você está.
Vamos viver nosso dia, hoje, como se ele fosse o último. Procuremos fazer o melhor que pudermos fazer para viver o dia. Porque é com os resultados do que fizemos hoje, que iremos viver amanhã. E não podemos fazer isso sem ter em mente as outras pessoas. Elas fazem parte da nossa vida. Então vá pisando devagarinho e olhando sempre em frente. Preste mais atenção às coisas simples à sua volta. Assim você descobrirá que a simplicidade é valiosíssima.
Não importa o que você faz. O que importa mesmo é como você faz. Vamos repetir o Swami Vivecananda: “Não se mede o valor de um homem pela tarefa que ele executa, e sim pela maneira de ele executá-la”. E você mulher lindinha, não se preocupe quando os pensadores só se referem ao homem. É que eles estão se referindo ao ser humano, independentemente do seu sexo. Você nem imagina como esses caras adoravam e adoram as mulheres. Faça você também, o melhor que você puder fazer no que faz. E tem tanta coisa maravilhosas que você pode fazer e nem imagina que pode.
Façamos, no que fazemos hoje, com que nosso dia hoje seja lembrado no futuro. E no futuro sempre nos lembramos dos momentos felizes que vivemos no passado. E comecemos a tarefa não perdendo tempo pensando em coisas ruins que já vivemos. O que importa é que sejamos felizes para fazer os outros se sentirem felizes com nossa presença. E tudo é muito simples, desde que não compliquemos. E todos nós temos a mania de complicar as coisas, pensando no impossível. Quando ele não existe quando acreditamos no possível. Você tem a força de que necessita para vencer, sempre. Então vá em frente, o caminho está aberto e é todo seu. Pense nisso.
99121-1460