A maldade acima da razão
Marlene de Andrade
“Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui, sempre, o bem, tanto uns para com os outros como para com todos.” (1ª Tessalonicenses 5:15)
Os homens perversos já reinam no mundo há muito tempo e como, exemplo, basta lembrar de Mussoline, Lenin, Stalin e, entre outros, Adolf Hitler, genocidas tão perversos que conseguiram matar milhões de pessoas. Esse tipo de ser humano age de forma maliciosa e não sente remorso, não aprende com os erros e gosta de prejudicar os seus semelhantes. Em psiquiatria esse distúrbio mental é conhecido como psicopatia.
O psicopata se comporta de forma antissocial, porém apesar de ter um distúrbio mental, é considerado responsável pelo mal que provoca às pessoas e por isso respondem diante da lei pelos erros que praticam, mas no entanto, todos os dias muitas dessas pessoas cometem crimes à vontade e ficam soltos livres e leves porque existem alguns juízes que os defendem e o exemplo disso é perceber que muitos políticos brasileiros corruptos estão soltos usurpando o dinheiro público e matando inúmeras pessoas, principalmente pelos desvios das verbas da saúde.
Os psicopatas desmontam os bons conceitos a ponto de se tornarem, pedófilos, corruptos, assassinos de pessoas como o prefeito de Santos. Eles são destruidores das normas conservadoras e, entre outras barbáries, conseguem ser considerados inocentes, enquanto os inocentes vão presos e algemados para cadeia por falar a verdade e serem leais aos bons princípios da moralidade. Isso tudo é uma verdadeira inversão dos valores humanos.
Esse tipo de gente é perverso,frio, oportunista, impiedoso, manipulador, impulsivo, mentiroso e se utiliza da maldade para satisfazer seus desejos adulterados, transgredindo as normas da boa conduta sem sentir culpa e por isso quebram todas as regras e boicotam qualquer possibilidade de olhar para dentro de si, pois se consideram superiores a qualquer outro ser humano.
No Brasil já existe a tramitação de projeto de lei para legalizar aborto, todavia, eles são contra a pena de morte. Isso é sinal de que o os psicopatas estão tentando destruir sociedade brasileira e implantar uma doutrina diabólica. E o que chama bastante atenção, é perceber que muitos políticos brasileiros são contra o povo de bem andar armado para se defender de bandidos que andam armados para assim poderem tranquilamente matar, roubar e destruir.
Médica formada pela UFF
Título em Medicina do Trabalho/ANANT
Perita em Tráfego/ABRAMET
Perita em Perícias Médicas/Fundação UNIMED
Especialização em Educação em Saúde Pública/UNAERP
Técnica de Segurança do Trabalho/SENAI-IEL
CRM-RR 339 RQE 341
Precisamos falar sobre ansiedade
Saulo Barbosa*
A ansiedade e os transtornos de ansiedade são um conjunto de doenças psiquiátricas marcadas pela preocupação excessiva ou constante de que algo negativo vai acontecer. Em especial, durante as crises de ansiedade, as pessoas não conseguem se ater ao presente e sentem uma grande tensão – às vezes sem um motivo aparente. Esse problema pode manifestar sintomas físicos também, como sudorese e arritmia cardíaca. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 264 milhões de indivíduos vivem com transtornos de ansiedade no planeta.
Historicamente, a primeira descrição de ansiedade foi feita no início do século XIX e classificada como uma disfunção da atividade mental. Ao longo dos anos, a medicina foi reclassificando o termo, procurando entender melhor esta doença. No entanto, somente através dos trabalhos clínicos desenvolvidos pelo neurologista Sigmund Freud – mentor da Psicanálise – que os transtornos de ansiedade começaram a ser classificados de forma mais sistemática.
As oportunidades que se apresentam todos os dias diante de nós podem ser inalcançáveis para o ansioso. No Brasil, eles atingem 9,3% da população, o que faz nosso país estar no topo do ranking em uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP), em 2021. Tal pesquisa também apontou que, em uma lista de onze países, o Brasil é o que tem mais casos de trabalhadores com problemas de saúde mental. Na realidade, os dias parecem todos iguais e raramente deixam alguma lembrança que dure para quem sofre de ansiedade. A grande questão, no entanto, é: como sair disso?
Encontramos várias dicas na internet que podem se tornar importantes aliadas dos ansiosos, como, por exemplo, fazer atividades físicas. Na prática, esta é uma das sugestões mais comuns para controlar a ansiedade, bem como a organização da rotina, a higiene do sono e exercícios de presença.
Sabemos, entretanto, que o ansioso deve constantemente se lembrar que “felicidade é estar fazendo exatamente o que deveria, se a morte me encontrar.” Quem caminha para esse “lugar” não tem o que temer pois, ao final, o que importa mesmo é chegar lá. Que tenhamos esperança e nos dediquemos para, um dia, alcançar essa felicidade.
Na verdade, do ponto de vista psicológico, quando o paciente entende isso, sua ansiedade vai embora. Não podemos perder de vista que fomos criados pensando que a felicidade chegaria sempre depois de algo material: faculdade, trabalho, casamentos, filhos. Mas não funciona assim.
A felicidade se encontra na frente das pessoas, sem que elas percebam: em pequenas tarefas que devemos executar com a certeza de que, acontecendo ou não, cumprimos seu papel, sendo protagonistas da nossa própria história.
*Saulo Barbosa é médico psiquiatra formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro com residência médica em psiquiatria pelo IPUB-RJ. Atende pacientes presencialmente em Minas Gerais, e on-line em todo Brasil e exterior.
O ir-e-vir é eterno
Afonso Rodrigues de Oliveira
“A alma humana é como a água: Ela vem do céu e volta para o céu, e depois retorna à terra, num eterno ir e vir”. (Goethe)
Sempre fomos assim, e seremos, até que nos conscientizemos do que realmente somos. No dia em que descobrirmos que durante vinte e uma eternidades ficamos sobre esta Terra, perdendo tempo com nosso desconhecimento sobre nós mesmos. Então vamos acordar e vivera a vida. A vida é para ser vivida, e não sofrida. Vamos sorrir em vez de chorar. Quando partimos dessa vida é porque saímos da nossa embalagem. Porque é nossa embalagem, apelidada de corpo, que tem prazo de validade. Nosso corpo morre, mas nós não. Quando o corpo morre, saímos dele e vamos viver no universo até o próximo retorno.
Pare de chorar e reclamar. Pare muito mais de ficar gritando pelo que não vai contribuir para a sua evolução racional. Todo o poder de que você necessita para a racionalidade está em você, na sua mente. E esta está sempre à sua disposição. E você tanto pode usá-la para o bem, quanto para o mal. Então seja inteligente e use sua mente para o seu crescimento a caminho da racionalidade. “Nada, nem ninguém, tem o poder de fazer você se sentir feliz ou infeliz, se você não estiver a fim”.
Não desperdice seu precioso tempo com o negativo. Dirija sua vida com amor e felicidade. E não há como ser feliz sem amor. Mas não confunda o amor com desejo. Se desejar busque o que deseja, com amor. Parece engodo, mas é verdade. Todos nós podemos ser felizes se soubermos dirigir nossas vidas. E só a devemos dirigir no caminho do bem. Busque sempre você em você mesmo. Não tente imitar, seja criador ou criadora. Você tem o poder para ir além da chegada. É só se valorizar e não parar. O Bob Marley já nos disse: “A vida está para quem topa qualquer parada, e não para quem para em qualquer topada”.
A vida está para quem sabe viver. Há os que pensam que estão vivendo quando, na verdade estão apenas passando pela vida. E, infelizmente, a maioria dos seres humanos vive nesse carrossel. Vem, vai, volta e chega no mesmo nível da primeira chegada há vinte e uma eternidades. Vá refletindo sobre isso e procurando sair do balaio-de-caranguejos em que vivemos. Preste mais atenção às coisas e acontecimentos simples no seu dia a dia. “Não viva para que sua presença seja notada, mas para que sua falta seja sentida”. Outra joia do Bob Marley. Às vezes não precisamos ser gênios para entender a beleza natural. Tal beleza pode estar na sua presença com sua simplicidade. Seja feliz, independentemente dos trancos a que você assiste todos os dias. Nunca perca tempo com o negativo. Pense nisso.
99121-1460