RUA JOÃO FERREIRA MOTA
Antiga Rua NC-14 no Bairro Nova Cidade
_____________________________________________________________________________
O personagem desta reportagem, o senhor João Ferreira Mota, nasceu na localidade de São Lourenço, hoje pertencente ao Município de Tuntum – interior do Estado do Maranhão.
A época de infância e juventude de João Ferreira Mota foi passada junto à família no trabalho duro na agricultura, e depois como operário na construção de estradas. Foi nesta época que João soube que no Território Federal de Roraima havia sido descoberta uma área de garimpo onde havia ouro e diamante.
João Ferreira Mota veio à primeira vez para Boa Vista em 1969, acompanhado do seu irmão Alderico Ferreira Mota. Inicialmente os dois passaram a trabalhar em uma fazenda até conseguir dinheiro suficiente para entrar na área de garimpo na Venezuela. Em 1972 João deixou o garimpo e retornou ao Maranhão para convidar a esposa MARIA DIVINA FERREIRA e filhos para Roraima. Feito o convite, retornou para Boa Vista. Em 05 de julho de 1979 chegou a família, acompanhada do irmão caçula de João o senhor Antonio Ferreira Filho.
João Ferreira Mota comprou uma casa onde instalou o “Supermercado J. Mota” na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes. Este comércio funcionou em duas épocas: de 1979 a 1981 e de 1993 a 1995. Nesse ínterim, no ano de 1982, a família recebeu do INCRA um lote de terra na Vicinal 4 – Confiança III – próxima da Vila Félix Pinto, onde a família passou a trabalhar na agricultura de subsistência e a vender produtos, como arroz e farinha, que eram trazidos para Boa Vista no “Caminhão da Feira”.
João Ferreira Mota ajudou seus irmãos a vir para Roraima. Suas irmãs Luzia e Graça fixaram residência em Boa Vista. E, no interior moram os seus outros dez irmãos com as respectivas famílias. Os pais de João Ferreira Mota, o casal Antonio Ferreira Carvalho e Maria Rosa Ferreira Carvalho também vieram para Roraima. Em Boa Vista se aposentaram, e posteriormente faleceram e estão sepultados na mesma lápide e no mesmo sepulcro onde, recentemente, João também foi sepultado.
Os filhos do casal João Ferreira e Maria Divina estudavam em Boa Vista e tomavam conta do comércio, enquanto a mãe trabalhava arduamente na agricultura e o pai tentava a vida no garimpo, e nas viagens para o lote de terra ajudar a esposa. Foi este o aprendizado que os filhos tiveram: o respeito ao esforço do trabalho da mãe para ajudar no orçamento doméstico, e admiração pela honradez do pai.
Enquanto a mãe estava no lote, na Vicinal, trabalhando arduamente na agricultura, os filhos se ajudavam no cuidar da casa, e no estudo.
O casal João Ferreira Mota e Maria Divina Ferreira teve os filhos: Maria Zuleide Ferreira, José Ruralista Ferreira (já falecido); Antonio Oneildo Ferreira (foi Presidente da OAB – Seccional Roraima); José Oneildo Ferreira (conhecido como Carlito); Jânio Ferreira; e Ronald Rossi Ferreira (Advogados), Antonio Odezir Ferreira e Maria Ozaneide Ferreira (Tecnólogos em Gestão Pública).
O patriarca da família, o senhor João Ferreira Mota, faleceu no dia 05 de junho de 2009, aos 70 anos de idade.
A Câmara Municipal de Boa Vista o homenageou em 2009 com seu nome em uma rua de Boa Vista. A antiga NC-14, no Bairro Nova Cidade, hoje tem o nome de: RUA JOÃO FERREIRA MOTA.
PUBLICIDADE