Social

Social 14942

Com Nada  

* O recente estudo “Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil”, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), divulgado na última quarta-feira, 23, traz uma estimativa preocupante, revelando que o Brasil irá registrar 704 mil novos casos de câncer por ano até 2025. Na projeção, as regiões Sul e Sudeste vão concentrar cerca de 70% da incidência da doença e aborda 21 tipos de câncer mais incidentes no país. O estudo também destaca o câncer fígado e o câncer de pâncreas, entre os dez mais incidentes na Região Sul, e de acordo com a pesquisadora da Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA, Marianna Cancela, os principais fatores de risco para a doença, são a obesidade e o tabagismo.  

 

Com Tudo  

* Saiu ontem, 23, a nova edição da Revista nacional “NewsLab”, que trás uma linda homenagem a saudosa Dra. Jandira Negreiros (Laboratório Hemolab) que nos deixou de forma súbita há menos de dois meses. Da página 126 a129, a revista faz um emocionante relato compacto da brilhante trajetória da Dra. Jandira, que teve sua vida inteira dedicada à área da saúde e tanto fez pelo desenvolvimento do setor de Análises Clínicas em nosso estado. Reconhecida nacionalmente por seu fantástico trabalho, ela ganhou vários prêmios e manteve o Hemolab com Selo Ouro de Excelência em Qualidade por mais de 20 anos. Para vê clique aqui

PUBLICIDADE

 

O roraimense Enoque Raposo, vencedor do Prêmio Saul Benchimol e Banco da Amazônia, com  Nora Benchimol (filha do professor Samuel Benchimol),  Gilberto Nobumasa, agraciado do Pará e o jornalista  Eder Rodrigues, co-produtor do projeto premiado de Roraima 

Do Prêmio  

* O estado de Roraima foi um dos vencedores do importante Prêmio Saul Benchimol de Desenvolvimento Sustentável e Banco da Amazônia,  com o projeto “Turismo de Base Comunitária: Uso Sustentável do Espaço e Manutenção das Tradições na Raposa/RR” de autoria do líder indígena Enoque Raposo e co-autoria do jornalista, Éder Rodrigues.   

* Outro concorrente indígena do Norte, Gilberto Nobumasa, do Estado do Pará,  foi agraciado com o Prêmio, com o Projeto: “Extração e Beneficiamento de óleos e manteigas Amazônicas como fortalecimento de rede na Comunidade do Acará” 

 

Povos Originários  

* Tida como a mais cotada para assumir o Ministério dos Povos Originários, que deverá ser criado a partir do começo do ano que vem, a deputada federal eleita, Sônia Guajajara, declarou ontem em Brasília que o futuro ministério a princípio, deverá ser uma Pasta de articulação. 

* Essa afirmação, deve-se ao fato de que o Orçamento de 2023 não contempla o futuro ministério. Ela disse ainda que a Fundação Nacional do Índio (Funai) deve continuar ligada ao Ministério da Justiça, assim como a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), seguirá no Ministério da Saúde.   

 

O Rei do Show  

* Depois de apresentar sucessos de Clássicos da Broadway; Malévola; O Rei Leão; Frozen e Plataforma 9 ¾, a JM Jazz Centro de Arte, prepara-se para exibir mais um sucesso para o público. Desta vez trata-se de “O Rei do Show”, que conta a história do imaginativo P. T. Barnum criador de um hipnotizante espetáculo que não só se tornou uma sensação mundial como também marcou o nascimento do show business. 

* O espetáculo mostra através da dança sua trajetória desde a infância pobre até o sucesso como empreendedor e a mensagem resume-se em destacar questões sociais importantes da atualidade, como humanização e igualdade de direitos. 

 

O Rei do Show II 

* A propósito, há de se reconhecer o importante trabalho cultural que essa fantástica Companhia,  JM Jazz faz em prol da democratização da arte da dança, tanto com elencos e produções locais, como é o caso do novo espetáculo  “O Rei do Show”, quanto com parcerias com grandes nomes da dança, que se apresentam em palcos locais.  

* Buscando sempre a consolidação da cultura roraimense com competência e muito trabalho, a JM reúne dançarinos
de ambos os sexos e de todas as idades em suas impactantes apresentações. E a próxima, “O Rei do Show”, será em 4 de dezembro no Teatro Municipal de Boa Vista.  

 PUBLICIDADE

 Clic registro da empresária Maria Dutra, em clima de comemoração em dose dupla: seu recente aniversário e 35 anos de casada com José Elias Carvalho 

 

#Rápidas 

* Trocando de data hoje, Arnaldo Rodrigues Marques, Abedias Pereira da Silva e Antonio Praxedes Fernandes.  

* O clima é de comemoração pelos lados do Município de Caracaraí, por conta de uma decisão – literalmente – da Corte.  

* É que o Tribunal Superior Eleitoral  reverteu a cassação do mandato do deputado estadual Odilon Filho, que havia sido cassado pelo TRE/RR.  

* O parlamentar, recém absolvido da sentença de cassação, é casado com a prefeita de Caracaraí, Diane Coelho e foi reeleito para um próximo mandato a partir de 1º de janeiro.  

* E por falar nisso, o clima já é de contagem regressiva para a diplomação dos eleitos e suplentes das eleições 2022.  

* A solenidade acontecerá na primeira quinzena de dezembro e acontecerá, a princípio, no Centro Amazônico de Fronteiras/UFRR.  

 PUBLICIDADE

Dra. Germana Morais Abrão, sobrinha e atual CEO do Hemolab, ficou emocionada com a homenagem da revista nacional NewsLab, à saudosa Dra. Jandira Negreiros  

 

Tá Valendo 

 Da Copa  

* Suas grandes estréias na Copa do Mundo nesta quinta-feira. Às 13h joga a seleção de Portugal contra Gana e às 15h (horário local), tem Brasil X Sérvia. Consequentemente, será também a estréia dos craques internacionais Cristiano Ronaldo e Neymar Jr, no Mundial do Catar 

 

Comemoração  

* O promoteur Samir Magalhães Assen, é quem está  organização as festas comemoração das vitórias da seleção brasileira, começando já nesta quinta-feira, (Insh Allah) na praça do Centro Cívico, com Trio Elétrico e bandas ao vivo e convida a todos para logo mais após o jogo Brasil X Servia. A atração desta quinta,  será a  Banda Timkedum.  

PUBLICIDADE

O promoteur Samir Magalhães Assen, será o responsável pela organização das comemorações na Praça do Centro Cívico em caso de vitórias da seleção brasileira