JUBILEU DE OURO DA IGREJA CATEDRAL CRISTO REDENTOR – 50 anos (1972 – 2022). ———————————————————————————————–
Um jubileu de ouro é a comemoração de um ano sabático que tem significado particular e se realiza a cada 50 anos. Neste período, há um perdão geral dos fiéis e faz um chamado a aprofundar a relação com Deus e com o próximo. Por isso, cada Ano Santo é uma oportunidade para alimentar a fé e renovar o compromisso de ser um testemunho de Cristo.
O ano sabático é descrito no livro sagrado do povo judeu (Torá) como o período de descanso da terra, ou seja, onde os judeus não podiam cultivar a agricultura. Hoje é conhecido como o dia de recolhimento semanal dos judeus, e refere-se no antigo testamento, ao período em que a terra fica sem cultivo, depois de um ciclo de fertilidade.
O período sabático sempre foi considerado como uma oportunidade de crescimento para quem o adota, podendo este descanso se prolongar por o tempo em que se achar necessário a reconstruir suas forças espirituais e comportamentais. O intuito não é largar tudo sem pensar, mas sim se programar para esquecer de tudo e assim propiciar o autoconhecimento para resolver os paradigmas da vida presente e futura.
Feita esta apresentação, vamos abordar o tema principal desta reportagem: Os 50 anos da Igreja católica Cristo Redentor, situada no Centro Cívico, em Boa Vista.
O terreno onde hoje está a Igreja foi doado pelo Bispo Dom José Nepote para a então Prelazia do Rio Branco, no dia 20 de Janeiro 1962. O prédio começou a ser construído em 1967 e finalizado em 1972.
No início de sua construção, o projeto original precisou ser adaptado por falta de mão de obra e material para construção do prédio de concreto. Com sua arquitetura moderna para a época, a construção da catedral foi um grande marco para evolução da construção civil em Roraima, pelo uso inédito de um material chamado “seixo rolado” local, que foi encontrado por um indígena no alto do rio Cauamé.
O projeto original foi retomado apenas 39 anos depois, no ano de 2011, dando a Catedral Cristo Redentor o modelo que tinha em seu primeiro projeto. Atualmente, após 50 anos de sua inauguração, a construção é um dos principais cartões postais de Roraima, ficando localizada no Centro Cívico da capital Boa Vista.
Falar sobre a Igreja Catedral Cristo Redentor, há de se falar também e principalmente do idealizador da obra, o à época padre Servílio Conti. Servílio Conti nasceu em Vertova, Bérgamo, na Itália, no dia 19/10/1916.
Em sua primeira viagem ao Brasil em janeiro de 1950, o Padre Servílio Conti atuou como Professor no então Seminário Filosófico e Teológico “Santa Teresinha do Menino Jesus”, em São Manuel, no interior do Estado de São Paulo. Em março de 1963 foi transferido para Erexim, no Rio Grande do Sul, onde assumiu a direção da “Paróquia Nossa Senhora da Salette”, naquela cidade. E, em fevereiro de 1964 veio para Boa Vista, onde iniciou seu trabalho missionário na condição de “Vigário”, depois foi elevado à “Prelado Nullius” e, no dia 05/05/1968, foi consagrado Bispo e “Superior da Delegação dos Missionários da Ordem da Consolata” em Roraima.
No ano de 1968, Dom Servílio começou a campanha para a edificação da Catedral católica em Boa Vista. A população colaborou com a construção e a obra foi concluída em 1972. Além da Catedral do Cristo Redentor, no Centro Cívico, ele também foi o responsável pela construção de várias Paróquias e Igrejas na capital e também no interior.
Em 1976 a Santa Sé (Vaticano/Roma) o transferiu para Santa Maria, no Rio Grande do Sul, designando-o como Bispo Auxiliar e Vigário Geral da Diocese, permanecendo durante 21 anos (de 1976 a 1997).
Em 1974, Dom Servílio Conti escreveu o Livro “O Santo do Dia”, um relato resumido da vida dos Santos venerados pela Igreja Católica ao longo do ano. Em 2009, a Prefeitura Municipal de Boa Vista, através da Lei n 1.162, de 20/08/2009, assinada pelo Prefeito, à época Iradilson Sampaio de Souza, tombou para o Acervo do Patrimônio Histórico do Município de Boa Vista, o prédio da Igreja Católica Catedral Cristo Redentor, conforme publicação no Diário Oficial do Município de Boa Vista, sob nº 2523, de 26/08/2009.
Em 2013 Dom Servílio veio à Boa Vista para o lançamento do seu Livro (Santo do Dia”), que já está em várias edições.
À época, Dom Servílio residia no distrito de Aparecida de São Manuel, no pequeno Santuário de Nossa Senhora Aparecida/São Paulo. E, nos últimos anos, com a saúde debilitada, foi transferido para a enfermaria da Casa Regional do Instituto da Consolata, onde recebia cuidados médicos.
Dom Servílio Conti dedicou 73 anos à profissão religiosa. Foram 70 anos de Ordenação Sacerdotal e 46 anos como Bispo. Dom Servílio faleceu de insuficiência cardiorrespiratória, no dia 14 de setembro 2014, aos 97 anos de idade.
O seu corpo veio para Boa Vista no dia 17, e, depois das exéquias católicas, foi sepultado às 20h na Catedral Cristo Redentor, no Centro Cívico de Boa Vista, a mesma Catedral católica que ele construiu em 1972.
O atual Pároco da Catedral Cristo Redentor é o Padre Josimar Lobo, e o atual Bispo é Dom Mário Antônio da Silva, nomeado pelo Papa Francisco no dia 22/06/2016, como o 6º Bispo da Prelazia de Roraima. Dom Mário tomou posse em setembro de 2016 e neste ano de 2022, após 5 anos de trabalho de evangelização, foi transferido para a Diocese do Estado de Mato Grosso.
“Concluo meu trabalho como Arcebispo de Roraima cm muitos frutos e com muita gratidão no coração a todos que me acolheram, que caminharam comigo e que ajudaram nas causas da nossa diocese, que são as dos povos indígenas, dos migrantes, enfim, evangelho de Jesus Cristo acontecendo no coração de nossa comunidade”, disse o Bispo Dom Mário.
Para comemorar os 50 anos da construção do prédio da Igreja Catedral Cristo Redentor, a Diocese de Roraima elabor
ou uma programação especial com início no dia 14 e foi até o dia 20 de novembro – a data da inauguração do prédio (20/11/1972). A missa especial no dia 20/11/2022. contou com a presença do Bispo da Amazônia – Dom Leonardo Steiner.
Jubileu de Ouro da Igreja Catedral Cristo Redentor – 50 anos (1972 – 2022).