Cotidiano

Hoje é dia de reflexão sobre o diabetes

Uerr e Prefeitura de Boa Vista estão com uma extensa programação de prevenção ao diabetes direcionada ao público

Em 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, são cerca de 14 milhões de pessoas com diabetes e aparecem 500 novos casos por dia. Em alusão à data, alunos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Roraima (Uerr) e a Prefeitura de Boa Vista estarão com programações específicas para a data. Segundo a professora do Curso de Enfermagem da Uerr, Andreia Cardoso, os acadêmicos vão realizar testes de glicemia e ações de educação em saúde para a população. As ações fazem parte do projeto do curso e começam às 8h e terminam às 14h de sábado, num estande da Uerr, durante a Feira de Ciências que será realizada no Parque Anauá.  

Pela Prefeitura, as ações já vêm acontecendo desde o início do mês de novembro nas Unidades Básicas de Saúde com trabalhos voltados à prevenção do diabetes e também atendimentos com foco na saúde integral do homem. Estão sendo realizadas ações com orientações sobre diabetes, hepatites, câncer de próstata e outras doenças que podem comprometer a qualidade de vida. As equipes também programam atendimentos em empresas para facilitar o acesso à saúde de quem trabalha o dia todo.

Para esta sexta-feira, 13, na Secretaria Municipal de Educação (SMEC), no bairro Pricumã, zona Oeste, a partir das 7h30, serão oferecidos serviços de aferição da pressão arterial, medição da glicemia capilar, índice de massa corpórea, diagnóstico de tracoma, vacinação, teste rápido para HIV, Sífilis, hepatite B e C.

No sábado, das 7h às 12h, a equipe vai para a Feira do Passarão, no bairro Caimbé, também na zona Oeste, onde serão oferecidos os serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de HIV, sífilis e Hepatite C, vacina, atendimento médico e palestras sobre câncer de próstata e tabagismo.

NÚMEROS – Segundo o DATASUS/SIAB, no Município de Boa Vista estão cadastrados 22.433 portadores de diabetes, sendo 19.120 acompanhados pela Estratégia Saúde da Família (ESF). Em termos percentuais, o número de diabéticos cadastrados representa 7,3% da população da Capital.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) não vai promover ações específicas na data. O Governo do Estado informou que no ano de 2013 foram registrados 58.095 casos de diabetes. No ano seguinte, foram 60.399 casos. De janeiro a setembro deste ano, foram registrados preliminarmente 37.876 casos. De acordo com a Coordenação Geral de Atenção Básica da Sesau, os dados são preliminares em função da transição do sistema de informação.

No Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM) são registrados, por mês, de 48 a 50 novos casos. De 10% a 17% das grávidas de Roraima desenvolvem diabetes durante o período gestacional ou já apresentavam a doença previamente. O CRSM dispõe de acompanhamento dessas pacientes de forma a evitar complicações durante o parto.

CAUSAS – O avanço do diabetes está relacionado ao excesso de peso, à falta de exercícios físicos, à má alimentação e ao envelhecimento da população. O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo.

A data se tornou oficial pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de 2007. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921. (R.R)

A doença crônica aparece em dois tipos: o 1 e o 2. O tipo 1 se manifesta mais cedo no indivíduo, aparecendo até os 30 anos de idade. Já o tipo 2 aparece mais quando o indivíduo está na fase adulta, sempre acima dos 40 anos. Os dois tipos têm componentes genéticos e, portanto, o diabetes não é tido como uma doença transmissível, mas hereditária. (R.R)