Cotidiano

Guarda Municipal aguarda convênio com a PF para utilizar arma

Será através de um convênio com a Polícia Federal que os guardas poderão fazer avaliação psicotécnica para terem o porte de arma

A Guarda Municipal de Boa Vista aguarda uma sinalização por parte da Polícia Federal para viabilizar o cumprimento da lei 13.022/2014, que autorizou o porte de arma de fogo para os guardas municipais. Desde 11 de agosto do ano passado está em vigor a lei que permite aos guardas utilizarem a arma de fogo.

Segundo o superintendente da Guarda Municipal, Daniel Mangabeira, a prefeitura de Boa Vista já solicitou à PF a formalização de um convênio para dar início ao processo de armamento do órgão. Será através desse convênio que a Polícia Federal poderá aplicar avaliação psicotécnica para liberar o porte de arma. Além disso, os guardas terão que fazer curso teórico e prático de tiros.

Para o superintendente, a medida deverá proporcionar uma maior segurança tanto ao guarda municipal durante suas ações, como também para a população. “Atualmente, nós fazemos um trabalho diferenciado e, principalmente, nas praças temos situações de risco de já ter abordado pessoas armadas”, explica.

A Guarda Municipal possui hoje um total de 327 guardas e aguarda o ingresso de mais 80 que estão em processo de formação.