G5

A Parabólica tem informações de que pelo menos dois grupos de parlamentares devem ser oficializados na Assembleia Legislativa de Roraima após o final do recesso, em meados de fevereiro. Um deles está sendo chamado de G5, formado por Marcinho Belota (PRTB), Dr Meton (MDB), Rárison Barbosa (PMB), Isamar Júnior (PSC) e Lucas Souza (PROS). O grupo se declara independente e unido em seus posicionamentos.

G8

Se por um lado, o G5 é formado somente por deputados de primeiro mandato, os chamados ‘novatos’, por outro lado fala-se que o G8, outro grupo que deve ser anunciado em breve, seria misto, com alguns deputados veteranos. Inclusive, três desses “tarimbados” teriam protagonizado verdadeiras investidas em colegas no período que antecedeu a eleição para Mesa Diretora. Uma delas ao menos deu certo.

PRESSÃO

Na verdade, segundo experientes observadores da cena política roraimense a atuação desses grupos de deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) vai mostrar seu verdadeiro contorno após a publicação dos decretos de nomeação que vão aos poucos recompondo os cargos de confiança e comissão na administração estadual. Informações de bastidores dizem que a demora nas nomeações decorre da preocupação do governo para atender a demanda dos 10 novos parlamentares eleitos. A lógica e a prática indicam que uma parte dessas vagas será provida com a saída de indicados/indicadas dos parlamentares que não lograram eleger-se. É assim.

TEM RAZÃO

O governador Antônio Denárium, que é uma pessoa atenta ao que se publica sobre suas ações de governo, reclamou a alguns mais próximos sobre a publicação de uma foto sua aqui na Folha, que ilustrava a notícia sobre a publicação do “decretão” de exoneração dos cargos de confiança da administração direta estadual. O governador lembrou que não tem qualquer satisfação em exonerar ninguém, e que aquela foto foi feita quando de sua posse para cumprir seu segundo mandato. Denárium tem razão, e por isso a Folha pede desculpa e logo que verificado o equívoco, a foto foi substituída.

CONSOLAÇÃO

Sobre uma nota publicada aqui na Parabólica, dando conta de que o empresário Aluísio Nascimento, cujo retorno ao comando da Secretaria de Agricultura Desenvolvimento e Inovação (Seadi) teria sido barrado por deputados estaduais e alguns empresários do agronegócio, disse em mensagem, via whatsapp, para a Coluna que não é homem para ficar atrás de compensação. Aluízio Nascimento se referia à hipótese de que o governador Antônio Denárium poderia nomeá-lo para uma secretaria extraordinária.      

LIDERANÇA

Depois de ficar a ver navios durante a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o deputado Coronel Chagas (PRTB) era tido como favorito para continuar na liderança do Governo na Assembleia Legislativa. Mas o jogo pode ter mudado, já que o próprio governador Antônio Denárium (PP) disse à imprensa ontem, durante posse da nova gestão do Tribunal de Contas do Estado, que ainda não tem isso definido.

 

REFORMA

No Diário Oficial do Estado do dia 28 de dezembro, o presidente do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Roraima (Iater),Marlon Buss publicou portaria com todas as regras a serem cumpridas pelos feirantes da tradicional Feira do Produtor no período em que durar sua reforma. Essa era uma queixa antiga tanto de quem trabalha no local como do consumidor que frequenta.

PRESENÇA

A presença do ex-senador Romero Jucá (MDB) nas cerimônias de posse de ministros do governo Lula não passou despercebida pelos veículos de comunicação Brasil afora. Ele esteve na solenidade que empossou Waldez Góes (PDT) no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e também na posse de Renan Filho, como novo ministro dos Transportes.

 

ENCONTRO

Especificamente na posse de Renan Filho, um encontro a portas fechadas entre emedebistas antes do evento e com a presença do ex-presidente José Sarney também teria acontecido com a presença de Jucá. 

SEGURANÇA

A prefeita de Mucajaí, Nega do Édio (PL), mandou mensagem para uma das jornalistas da Folhabv, comentando a situação crítica da Segurança Pública naquele município, que fica a apenas 20 minutos da capital Boa Vista. Segundo ela, o número de casos de furtos e roubos em residências é assustador enquanto o policiamento é praticamente “zero”. Com a palavra as autoridades responsáveis.

REUNIÃO

Lula já marcou a data para encontrar-se com os governadores no Palácio do Planalto. Será no dia 27 de janeiro. Desde já os governadores preparam a lista de três prioridades de obras em cada estado, que deverão compor a nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), já anunciada pelo presidente da República. No caso de Roraima, parece que o governador Antônio Denárium já definiu pelo menos uma: a construção de um novo anexo do Hospital Geral de Roraima (HGR), nos moldes daquele que foi concluído faz pouco tempo.

MUDANÇAS

O grupo deputados de federais de Roraima, formado em sintonia com as lideranças locais do PT para apoiar o governo de Lula da Silva, deve começar os trabalhos e conversas para indicar titulares de cargos federais no estado. A deputada Helena da Asatur (MDB), que faz parte do grupo deve indicar o novo, ou a nova, superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT). Outro cargo que está na mira do grupo é a chefia da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O atual o ocupante do cargo é indicação do senador Mecias de Jesus (Republicanos).