O presidente Lula da Silva (PT) incomodado com a falação de seus ministros, inclusive com explícitas divergências entre eles, decidiu chamar todos para uma reunião no Palácio do Planalto. Vai dizer o que espera de cada um, mas, sobretudo de que temas políticos importantes só podem ser abordados por ministros e ministras depois de autorizados e autorizadas pelo presidente, ou seu ministro da Casa Civil, Rui Costa. Já era tempo.

MARTELO 1

Fontes palacianas afirmaram ontem que o martelo foi praticamente batido e que o atual presidente do Iteraima (Instituto de Terras de Roraima), Márcio Grangeiro, será o novo titular da Secretaria Estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação – Seadi, em substituição a Emerson Baú. Seu adjunto deve ser Marlon Buss, que atualmente está no Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural).

MARTELO 2

Com Buss deixando livre a presidência do Iater, quem deve assumir a instituição com total aval da Assembleia Legislativa é o atual secretário do Índio, Marcelo Pereira, ligado ao deputado Marcelo Cabral (Cidadania). Não se sabe ainda quem seria o indicado para presidir o Iteraima. 

LENIR

Para o lugar de Marcelo Pereira na Secretaria Estadual do Índio (SEI), segundo fontes bem situadas na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) é quase certa a indicação da ainda deputada estadual Lenir Rodrigues (Cidadania), que não conseguiu reeleger-se por conta da federação mal formada em nível de Roraima com o PSDB da deputada federal Sheridan de Oliveira. Lenir tem histórica ligação com a população indígena de Roraima desde quando ocupou a Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED) no governo de Anchieta Júnior.

XINGU

Outro deputado estadual que não conseguiu reeleger-se, Jânio Xingu (Republicanos), deve ser indicado para compor o secretariado do governador Antônio Denárium (PP). Neste caso o destino do ex-parlamentar seria a Secretaria Extraordinária de Relações Federativa (SERF), hoje ocupada por Deilson Bolsonaro (PP), que ficou sem espaço em Brasília por conta da mudança de governo no âmbito federal. As mesmas fontes da Parabólica dizem que Deilson será acomodado numa função na ALE. A Secretaria Extraordinária ainda precisa ser recriada.            

QUINHÃO

Ontem o governador Antônio Denárium (PP) esteve reunido em momentos diferentes com vários parlamentares. O próprio posou e publicou fotos em suas redes sociais com legendas genéricas falando sobre projetos futuros e de interesse do povo de Roraima, mas sabe-se que, na verdade, o assunto principal das conversas seriam as negociações sobre espaços desses políticos na estrutura de cargos do Executivo.

EXTRAORDINÁRIA

E os deputados estaduais foram chamados ontem pela manhã para a primeira extraordinária do ano, mas uma jornalista da Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa informou à Folhabv que a reunião seria fechada e sem autorização de acesso à imprensa. Na pauta, além de projetos relacionados a outros poderes, uma resolução para criar mais um programa de atendimento comunitário.

AUTISTAS

Foram criados quatro núcleos e uma coordenadoria no Centro de Acolhimento ao Autista da Assembleia Legislativa, programa que já funcionava pelo menos desde o ano passado., Segundo a fonte da Coluna  os novos cargos criados irão atender  o que foi  prometido à deputada Ângela Águida Portella (PP), na campanha da Mesa Diretora da Casa.

RETORNO

O retorno ao poder do MDB tem deixado seus caciques “rindo à toa”. E não é para menos, já que o partido abocanhou o segundo maior número de ministério no novo governo. Nem o ranço de alguns petistas de carteirinha contra o ex-presidente Michel Temer e seus principais aliados, a exemplo do ex-senador Romero Jucá, tem tirado o sossego dos emedebistas, que fazem até piada com o fato.

MENÇÃO

Talvez isso explique boatos divulgados em grupos de mensagens locais sobre uma possível menção ao nome da ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, para assumir o cargo de secretária executiva do Ministério das Cidades. Conforme fonte da Folhabv, uma reivindicação “legítima”, uma vez que a mesma fez campanha para o Lula no segundo turno.

REAÇÃO

Aliás, sobre a “guerra” de bastidores pela ocupação de cargos do segundo escalão e nas representações ministeriais nos estado, a presidente nacional do PT, deputada federal Gleice Hoffman já reagiu explicitamente. Mandou dizer pelas redes sociais do PT aos partidos que compõem a imensa e diversificada equipe ministerial de Lula da Silva (PT) que nenhum ministério foi entregue aos titulares de “porteira fechada”. Ou seja, a equipe de segundo e terceiro escalão de cada pasta passarão por negociação com todos os partidos da base governamental, inclusive e principalmente com o PT. O recado está dado.

RÁPIDAS

E o Roberto Requião (PT), hein? Candidato derrotado ao governo do Paraná recusou um cargo que lhe foi oferecido pela conterrânea Gleice Hoffman na Itaipu Binacional dizendo irritado: “É um sinecura para não trabalhar. Não quero”. ### Entre órgãos da administração direta e indireta, o governo de Roraima tem 46 instituições. São 29 na administração direta e 19 na indireta. ### Entre órgãos da administração indireta do governo estadual existem duas que já não tem o que fazer, mas continuam como unidades orçamentárias, a Central Energética de Roraima (CERR) e o Departamento Estadual de Estrada (DER). ### O nome do senador Chico Rodrigues (União Brasil) circula nos bastidores da política brasiliense como provável diretor no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). ### O Papa Bento de XVI (Joseph Ratzinger), um dos mais cultos e preparados dos que já ocuparam o Trono de Pedro, foi sepultado ontem no Vaticano. A história, certamente lhe fará justiça. ### A radialista Geyza Matos, da Rádio Folha FM 100.3 recebe hoje no Centro de Atividades de Fronteira (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) o diploma de amiga da Polícia Militar de Roraima. ### Até segunda-feira.