Para os supersticiosos estamos no primeiro dia 13 sexta-feira do ano. A redação da Parabólica chegaram fotos e vídeos do estado da rodovia que lega a cidade de Santa Elena de Uairén à cidade de Guassipati, em território venezuelano. As imagens não deixam dúvida, não existe mais revestimento asfáltico na maior parte daquela rodovia que liga o Sul ao Norte da Venezuela. São mais de 700 km quase absolutamente intrafegáveis, o que tem impossibilitado a vida dos habitantes daquela região, quem corresponde ao estado de Bolívar, que faz limite com Roraima.

Se considerarmos que nossa BR-174 também não é qualquer exemplo de trafegabilidade – especialmente no trecho do estado do Amazonas e também entre Boa Vista e Pacaraima-, é inegável que o comércio do Brasil através de Roraima para a Venezuela está quase colapsando, principalmente pelo elevado frete que os caminheiros são obrigados a pagar em decorrência do preço do diesel no Brasil, e a buraqueira que têm de enfrentar ao longo de quase 1.800 km. O pior é que não existe no horizonte, a possibilidade de que a situação caótica venha ser enfrentada pelos governos dos respectivos países. É uma pena!      

COMEÇOU

E a campanha eleitoral 2024, que já estava sendo desenhada no final do ano passado, logo após a declaração dos eleitos no pleito 2022, agora está efetivamente na rua. Nem precisa ser um analista político para perceber, por meio de postagens em redes sociais e em grupos de mensagens instantâneas, a movimentação de políticos, com e sem mandato; além de outras lideranças políticas já demarcando seus territórios.

CONJECTURAS

Esse jogo no meio político, é claro, cria muitas possibilidades e permite que o povo que gosta de desenhar possíveis cenários acabe formando teorias sobre o que vem adiante, tanto sobre possíveis candidatos a vereador e quanto às conjecturas sendo formadas para a disputa da Prefeitura de Boa Vista. O atual prefeito, Arthur Henrique (MDB), seria o candidato natural do seu grupo.

CONCORRENTE

Ainda segundo a rádio cipó, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), seria o nome mais cotado para concorrer com Arthur Henrique, já que contaria com o apoio de gregos e troianos, balizado pelo resultado da eleição da Mesa Diretora, onde conseguiu a unanimidade de votos.

ALIMENTAÇÃO

O pregão público para contratação da empresa que vai fornecer alimentação para todo o sistema penitenciário de Roraima foi aberto no finalzinho do ano, mas parece estar longe de terminar. As mensagens da sessão pública no sistema próprio da licitação são várias, e a empresa que atualmente atende o serviço e que, segundo falações dos bastidores, é ligada a um político local, ficou longe das primeiras colocadas.

QUEIXAS

A verdade é que esse sempre foi um calcanhar de Aquiles no Governo do Estado. O contrato é milionário e o produto entregue tem qualidade sofrível. Conforme relatos de familiares de reeducandos à redação, muita comida deixa de ser consumida. E os alimentos que deveriam ser transportados em caminhões refrigerados são levados em caixas de isopor visivelmente reutilizadas.

LIMPEZA

A Câmara Municipal de Boa Vista publicou no Diário Oficial o extrato do contrato do processo da empresa terceirizada para conservação e limpeza, portaria e apoio administrativo do seu prédio, com valor total de R$ 1.656.410,52. No dia 14 de dezembro passado, foi emitida uma nota no valor de R$ 69.017,10 para pagamento da prestação de serviço nos últimos dias do ano.

TOCANDO FOGO 1

Quem acompanha as notícias que circulam na imprensa brasileira está descrente na possibilidade de que o país venha encontrar um caminho para uma conciliação nacional que permita aos brasileiros e as brasileiras um mínimo de consenso para enfrentar os reais e graves problemas nacionais. De um lado, correligionários de Lula da Silva (PT) andam “catando” motivo para prender Jair Bolsonaro (PL) tão logo ele volte para o Brasil. Já chegaram, como fez o probo e honrado Renan Calheiros (MDB) a solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) que determinasse a volta do ex-presidente ao país no prazo de 72h.

TOCANDO FOGO 2

Por sua vez, parlamentares ligados a Jair Bolsonaro, como o senador Marcos do Val (PL) já preparam o primeiro pedido de impeachment de Lula da Silva. O parlamentar bolsonarista diz ter provas concretas de que o atual presidente soube com antecedência, avisado pela Agência Brasileira de Inteligência (ABI), da possibilidade de ocorrência daquele quebra-quebra ocorrida no domingo (08) nas sedes dos três poderes. É troca de tiros de ambos os lados. Como encontrar clima para a conciliação?

TOCANDO FOGO 3

Nesta troca de fogo cruzado entre lulistas e bolsonaristas não escapa nem a intimidade dos outros. Lula autorizou a divulgação da lista de todas as visitas recebidas pela ex-primeira-dama Michele Bolsonaro durante os anos em que residiu no Palácio do Alvorada. Também autorizou a divulgação dos gastos dos últimos presidentes pagos com o cartão corporativo. Até agora, o tiro saiu pela culatra: os gastos de Bolsonaro durante os quatro anos de mandato significaram menos da metade do que gastou Lula nos quatro anos de seu primeiro mandato. De qualquer forma é  munição na guerra de narrativas de ambos os lados.

RECUPERAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) concluiu uma completa recuperação da Vicinal Água Boa, também conhecida como Vicinal do Anchieta. O asfaltamento da estrada feito depois que o ex-governador comprou um sítio na região do igarapé do Água Boa, estava cheio de buracos, com possibilidade da ocorrência de acidentes, inclusive porque por ali trafega muitas carretas transportando soja e insumos para as lavouras plantadas na região. E foi um trabalho efetivamente digna de elogio.