A imprensa noticiou que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (REDE), foi aplaudida durante seu discurso na abertura do encontro do Fórum Econômico Internacional, que se realiza desde ontem (segunda-feira) na pequena cidade de Davos, nos Alpes Suíço. E, de fato, ela foi aplaudida pelos presentes, que no caso eram compostos por empresários, representantes da sociedade civil internacional e ambientalistas – que aproveitam esse encontro de Davos, depois que desistiram de realizar a falida série de encontros do Fórum Social, que ocorria anualmente, quase sempre em Porto Alegre (RS)-, pegando carona para divulgar suas bandeiras.

O que muitos ainda não perceberam é que existe uma coincidência de interesses do grande capital internacional e o esquema de ambientalismo/direitos humanos patrocinados sob a coordenação da Organização das Nações Unidas (ONU). Tema que será abordado aqui neste espaço amanhã.

RECONDUÇÕES

O Governo do Estado começou a publicar, no final da manhã de ontem, os Diários Oficiais com as reconduções de servidores detentores de cargos comissionados. Foram postados quatro exemplares do diário de uma só vez com as nomeações por pasta. Entres as que têm mais comissionados até o momento estão a Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf).

PARQUE ANAUÁ

Uma boa notícia para a população de Roraima é que finalmente o projeto em torno da revitalização do Parque Anauá parece estar andando. A Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) fez publicar, essa semana, o resultado final de habilitação do consórcio entre as empresas Coema Construtora e TJW Consultoria, Projetos e Serviços, para realizar a obra, que vai custar R$ 121,4 milhões. O prazo para execução é de cerca de dois anos.

CARACARAÍ

Outro investimento milionário divulgado esses dias trata da contratação de empresa para asfaltar ruas, fazer calçadas, meios-fios e sarjetas na sede do município de Caracaraí. Também a empresa Coema Construtora se sagrou vencedora da concorrência, no valor de R$ 14,7 milhões, via convênio com a Sudam (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia). Os serviços devem ser concluídos no prazo de 12 meses e devem ser fiscalizados pela Seinf.

SUPERINTENDÊNCIA

O jornalista Pablo Sérgio Bezerra assumiu a recém-criada Superintendência de Pesquisa, Inovação, Desenvolvimento e Infraestrutura Tecnológica da Assembleia Legislativa de Roraima. A nomeação de Pablo, pelo deputado Soldado Sampaio (Republicanos), é vista como o reconhecimento do antigo assessor que é, notoriamente, diplomático, conciliador e mantém bom trânsito em todo lado. O ato de Sampaio também é visto como uma ponte de entendimento com o PT. Pablo Sérgio é histórico líder do PT raiz.

GARIMPO

A deputada Joênia Wapichana (Rede), que vai assumir a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, antiga Funai, tem admitido, em entrevistas, a participação de indígenas em atividades ilegais de garimpo, e já adiantou que vai sugerir alternativas para que essas pessoas, sobretudo os jovens, não sejam mais aliciados. O tom usado por ela também tem sido conciliador e focado no desenvolvimento, ao contrário do previsto nos bastidores.

GÊNERO

Uma ação de investigação judicial eleitoral a que tivemos acesso recentemente acusa a Federação Brasil da Esperança de fraude com relação à cota de gênero. No caso específico, o Ministério Público Eleitoral teria visto que a candidata,  teve apenas 11 votos, não teria feito nenhum tipo de campanha na internet apesar de informar ter participado ativamente do pleito.

TEM MAIS

Essa não seria a única ação ajuizada pelo Ministério Público relacionada a essa temática. Inclusive os procuradores apontam comportamentos do que chamam de candidaturas “profissionalmente laranjas”, onde pessoas são remuneradas para possibilitar que seu partido alcance o percentual mínimo de candidaturas femininas e seja considerado apto a disputar as eleições. Zero novidade em Roraima.

 RELIGIOSO

 Outro tipo de abuso cometido constantemente em eleições Brasil afora e mencionado em ações judiciais pós-eleição, trata do abuso de poder político, econômico e religioso, com o viés de captação ilícita de votos. Um dos  eleitos com apoio público de uma congregação religiosa é acusado de ter distribuído cestas básicas, roupas, material de higiene e até frango durante todo o período de pré-campanha. Pode vir banzeiro por aí.

PETRÓLEO

A ExxonMobil, que comanda o projeto de consórcio que explora o petróleo na República Cooperativista da Guiana divulgou no último final de semana a confirmação de novas descobertas de reservas na bacia Guiana-Suriname, que devem render 1,3 milhão de barris a mais que o previsto. A novidade deve adicionar novos 63 poços ao conjunto de 30, já perfurados na área, o que promete aquecer ainda mais a economia do nosso país vizinho.

MAIS VOTOS

A Parabólica ouviu de um experiente observador dos bastidores da política de Brasília a informação de que se a eleição para o Senado Federal fosse hoje, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) estaria reeleito. “Hoje ele tem mais votos que o Rogério Marinho (PL-RN) e o senador Girão (Cidadania-CE), mas devemos esperar o próximo dia 29, até lá pode ser que o quadro se altere”, disse. A confirmação da reeleição de Pacheco sinaliza que muitos dos senadores continuam de rabo preso no governo e no Supremo Tribunal Federal (STF). Pobre Brasil.