CARACARAÍ 1
Uma das atrações do Carafolia 2023, evento em comemoração ao Carnaval do município de Caracaraí, o cantor ‘Marcinho’, vai receber cachê de R$ 80 mil para subir ao palco. O extrato do contrato por inexibilidade de licitação – quando há impossibilidade de competição, foi publicado no diário oficial de ontem do Município. A empresa contratada é da cidade de Fortaleza (CE) e é considerada inapta por omissão de declarações.
CARACARAÍ 2
Por outro lado, servidores do Município procuraram a Folhabv ontem para informar que podem deflagrar greve por falta do reajuste salarial anual. Um dos motivos alegados pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Caracaraí é exatamente que a prefeita Diane Coelho (SD) está utilizando recursos municipais para pagar o carnaval de rua, enquanto os direitos dos funcionários ficam em segundo plano.
PCCR
Falando em direitos de servidores públicos, em Boa Vista, o presidente da Câmara Municipal, Genilson Costa (SD), modificou a comissão temporária especial que acompanha a elaboração do Plano de Cargos e Carreiras e Remuneração (PCCR), substituindo os vereadores licenciados Regiane Matos (MDB) e Julyerre Pablo (União Brasil). Ambos compõem o primeiro escalão da Prefeitura de Boa Vista.
COMISSÕES
Genilson Costa também publicou a composição das comissões permanentes do Poder Legislativo para o biênio 2023/2024. Considerada a comissão mais cobiçada pelos parlamentares, a de Orçamento, Fiscalização Financeira, Tributação e Controle, ficou sob o comando do vereador Kleber Siqueira (SD). Já a de Legislação, Justiça, Redação Final e Legislação Participativa, com Ítalo Otávio (Republicanos).
CARONA
Mas um dos atos do presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, que pode ser considerado verdadeiramente inusitado, é a criação de uma comissão temporária especialmente para acompanhar as ações do governo federal na Terra Indígena Yanomami e a situação dos garimpeiros na capital de Roraima. A função do grupo de cinco vereadores é genérica, mas baseada no Regimento Interno daquela Casa. No bonde das oportunidades na tragédia Yanomami cabe tudo.
ILUMINAÇÃO
A Prefeitura de Mucajaí vai investir mais de R$ 2 milhões em manutenção e conservação dos sistemas de iluminação pública. O mesmo contrato, firmado depois de um pregão presencial com registro de preço, prevê fornecimento de software de gestão, inventário com identificação dos pontos de iluminação pública, suas respectivas ampliações e modernizações.
AEROPORTO 1
A Diretora-Presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo, e comitiva da VINCI Airports no Brasil, rede que opera o Boa Vista Airport, estiveram na capital, nesse início de semana, e se reuniram com representantes do governo do estado, Prefeitura de Boa Vista, Força Aérea Brasileira e Receita Federal. As notícias são positivas para a capital, que vai contar com o maior volume de obras de reforma entre os sete aeroportos administrados pela empresa na Região Norte.
AEROPORTO 2
Em suas redes sociais, tanto o governador Antônio Denárium (PP), quanto o prefeito Arthur Henrique, que recepcionaram pessoalmente os representantes da concessionária, se colocaram à disposição para prestar apoio no que for possível para que as obras ocorram com agilidade. A empresa promete melhorias na infraestrutura e mais segurança. Ufa! Pelo menos uma boa notícia no meio desse turbilhão que tem marcado esses primeiros dias do ano aqui em Roraima.
EGOCRACIA
A Ciência Política já nos ensinou e qualificou alguns tipos de governo: Plutocracia -governo de uma minoria organizada em torno de interesses de uns pouco-; Cleptocracia – governo de uma quadrilha que se apropria do estado para roubar o dinheiro público-; Democracia – regime em que teoricamente se governa o Estado em nome da maioria. Nesses tempos de Brasil, alguns cientistas políticos já falam num novo tipo de governo, a Egocracia – tipo de governo onde o ego inflamado dos dirigentes públicos está para além dos interesses do Estado e da população.
GERAL
As chuvas dos dois últimos dias aqui em Roraima parecem ter atingido todas as regiões do estado. Na contramão das narrativas de que o Planeta está em perigo por conta das mudanças climáticas, aqui em Roraima faz pelo menos três anos que não temos estação seca. Nossas estações chuvosas são intensas – sem provocar calamidades mais sérias-, e o período seco é entremeado de chuvas. Terra abençoada.