Cotidiano

Ação promove conscientização à prevenção do Diabetes

Durante o evento, serão realizadas palestras preventivas e testes de glicemia até as 17h na Praça Capitão Clóvis, no Centro

Neste sábado, até as 17h, na Praça Capitão Clóvis, no Centro, acontece uma ação em alusão ao Dia Mundial da Conscientização e Prevenção do Diabetes. Durante o evento, serão realizadas palestras educativas, além de testes de glicemia.

A iniciativa é a Sociedade Brasileira de Diabetes em parceria com os cursos de Enfermagem e Medicina da UFRR, e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Sesau

O evento é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Diabetes e dos acadêmicos, professores e profissionais dos cursos de Enfermagem e Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e vai atender o público em geral, por meio de equipes disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), além de material para exames.

Segundo a coordenadora da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), Daniela Souza, a iniciativa contará com o apoio da Sesau na disponibilização do material necessário para a realização dos testes de glicemia.

“Já disponibilizamos à UFRR vários itens como: glicosímetro, fitas, lancetas, álcool, entre outros”, informou, ao complementar que os estudantes de Enfermagem e Medicina estarão responsáveis em realizar os testes.

Além disso, a Sesau participará do evento ministrando palestras educativas sobre a importância da alimentação saudável para prevenir o Diabetes e também sobre dicas de alimentação adequada para quem vive com a doença. “Distribuiremos também panfletos com orientações a respeito do Diabetes”, disse Daniela.

ESTATÍSTICAS

Segundo a Coordenação Geral de Atenção Básica (CGAB), da Sesau, no ano de 2013 foram registrados 58.095 casos de Diabetes. No ano seguinte, 2014, foram 60.399 casos. De janeiro a setembro de 2015, foram registrados preliminarmente 37.876 casos (os dados são preliminares em função da transição do sistema de informação).

No Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM), são registrados por mês uma média de 48 a 50 novos casos de mulheres grávidas com a doença. De acordo com a Unidade, de 10 a 17% das grávidas de Roraima desenvolvem diabetes durante o período gestacional ou já apresentavam a doença antes da gravidez.

O CRSM dispõe de acompanhamento dessas pacientes, de forma a evitar complicações durante o parto. O avanço do diabetes está relacionado ao excesso de peso, à falta de exercícios físicos, à má alimentação e ao envelhecimento da população.

Com informações da Secom