Cotidiano

Acadêmicos de Direito participam de Júri Simulado em faculdade

Alunos do oitavo semestre de Direito participaram atuando na promotoria e na defensoria de um caso real, cedido pela Justiça Estadual

Desde as primeiras horas da manhã deste sábado, dia 14, cerca de 120 acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário Estácio da Amazônia participam de um júri simulado, organizado pela coordenação do curso, no auditório da própria instituição.

São alunos do oitavo semestre de Direito que participam atuando na promotoria e na defensoria de um caso real, cedido pela Justiça Estadual. Também se encontram no auditório alunos de outros semestres, que se inscreveram para participar como jurados ou apenas para assistir a aula prática.

O coordenador do Núcleo de Prática Jurídica do Centro, Antonio Baraúna, explicou que no evento de hoje está atuando como juiz, e agradeceu aos juízes da primeira e segunda Vara Criminal, que participam das aulas práticas pesquisando casos reais mais interessantes para análise dos acadêmicos.

“Nós passamos cópias dos autos reais para os alunos e eles estudam como se tivessem sido contratados para o caso, ou como se atuassem na Promotoria. Eles preparam suas teses de defesa e acusação, e não têm acesso ao resultado final, que é informado após a conclusão dos trabalhos”, disse. Conforme ele, o júri simulado de hoje tem previsão de terminar por volta das 13 horas.

O caso em análise é de uma tentativa de homicídio que ocorreu contra um policial militar. “Em resumo, o agressor estava brigando e o policial militar à paisana, que o conhecia, foi apartar a briga, mas acabou sendo agredido”, comentou.

Para Baraúna, esse tipo de atividade prática propicia uma melhor preparação desses futuros profissionais para o mercado de trabalho. “Buscamos trazer para o meio acadêmico essa experiência prática, o mais próximo da realidade, para que esse futuro profissional se sinta preparado para atuar depois de formado”, ressaltou informando que o Centro Universitário também promove audiências simuladas no dia a dia do NPJ.

Com informações da Estácio Atual