Social

Social 15456

Com Nada  

* Daí que a gente vai bater na mesma tecla de novo, até porque, os casos recorrentes de lentidão da internet local, que atrapalha todo mundo por aqui, se intensificaram nos últimos dias. Na verdade, internet lenta em Roraima, já se tornou coisa tão corriqueira, que, a gente até dá graças a Deus quando a navegação está apenas devagar, porque as outras formas, são: travando parada de vez em longos “apagões” virtuais, que na maioria das vezes leva horas. A justificativa é sempre a mesma: rompimento da fibra ótica. Solução que é bom, ninguém nem mais fala.   

 

Com Tudo  

* Marizete de Souza, do povo Macuxi, acaba de ser nomeada como  Coordenadora Regional da Funai/RR. Assim como a presidente  do Órgão, Joênia Wapixana, ela é a primeira indígena a ocupar esse cargo na Fundação Nacional dos Povos Indígenas. Marizete, é um autêntico exemplo de liderança e resistência, filha do grande líder Jacir Jose de Souza, considerado o tuxawa dos tuxawas da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, ela segue os passos do pai, sempre engajada em importantes ações em prol dos povos originários.  

 

O defensor público geral, Dr. Oleno Matos, com a  nova defensora pública, Hannah Gurgel Cavalcanti,  que tomou posse ontem na DPE/RR (Foto: Regis Albuquerque) 

Da Sesau  

* Causou espanto, constrangimento e indignação, a Nota oficial emitida pela Secretaria de Estado da Saúde, que mesmo diante de fatos, taxou como “informações caluniosas divulgadas por alguns órgãos de imprensa, que de forma Leviana e de certo modo irresponsável, vem tentando causar desequilíbrio na sociedade, em especial as gestantes que fazem uso da Maternidade Nossa Senhora de Nazaré” (…Sic…) 

* E a extensa nota, a Sesau prossegue expondo os números de partos e outras porcentagens incompreensíveis, afirmando que as pacientes da Maternidade estão sendo bem assistidas. Mas não explica o fato de que em pouco mais de um mês de 2023, morreram mais recém nascidos do que em todos os 12 meses de 2022.   

 

BR 174 

* Infelizmente, tudo indica que – se nenhuma solução emergencial surgir imediatamente, a circulação de veículos na BR 174 sentido Manaus, será mesmo interrompida, a princípio numa paralisação de alerta,  por absoluta falta de condições de tráfego naquela rodovia, por meio da qual é feito (praticamente) todo o  abastecimento do nosso estado. 

* O trecho mais caótico, em que formou-se os grandes atoleiros, está dentro da Terra Indígena Waimiri-Atroari, do lado do  Amazonas e até o momento o Governo do estado vizinho, nem o Governo Federal se posicionaram sobre o assunto.    

 

BR 174 II 

* A propósito, não é somente a parte da BR 174 do lado do  Estado do Amazonas que está em condições pra lá de precárias, não, senhoras e senhores. Aqui mesmo na Coluna, já registramos várias vezes, o fato de um longo trecho (com  mais de 30 Km sem asfalto e com enormes buracos), na rodovia sentido Pacaraima, que está sendo inclusive alvo de ação do Ministério Público.  

* Além disso, a via de acesso a Serra do Tepequém , a mais importante estação turística do nosso Estado, também tem extensos quilômetros praticamente intrafegáveis, por conta do estado crítico da estrada.  

 

Marizete de Souza, do povo Macuxi da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, acaba de ser nomeada a nova Coordenadora Regional da Funai/Roraima  

 

#Rápidas  

* A coluna de hoje é dedicada à linda Marcela Marukinha, que nesta quinta-feira recebe homenagens por conta de sua troca de data.  

* A Polícia Civil de Roraima, começou a ministrar ontem, o curso de investigação de crimes cibernéticos, destinado exclusivamente para mulheres policiais.  

* A iniciativa faz parte da programação de aniversário de 19 anos de institucionalização da PCRR  e se estenderá até sexta-feira, 3. 

*O jornalista Edilson Rodrigues está em Brasília, onde coordena o Fórum da Comunicação, que é parte da programação do Encontro Nacional dos Detrans, promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND). 

*O evento ocorre até esta sexta-feira (3), na capital Federal. O profissional roraimense divide a função com a também jornalista Maria Cecília Pires. 

 

Quem fez aniversário ontem foi a linda maquiadora e fotógrafa Dani Sicsú  (Foto: Saulo Oliveira) 

 

Tá Valendo 

Concerto 

* Será no próximo dia 9, às 20h, no Teatro Municipal de Boa Vista, o Concerto de Boas-vindas aos calouros 2023 da Universidade Federal de Roraima. A iniciativa é da UFRR em parceria com o Instituto Boa Vista de Música/IBVM. A entrada Franca, para os que têm vínculo com a UFRR. 

 

Na DPE/RR 

* A nova defensora pública Hannah Gurgel Cavalcanti tomou, ontem, 01.03, diante de um auditório lotado de servidores e colegas defensoras e defensores. A chegada da nova empossada à Defensoria Pública de Roraima reforça ainda mais o empoderamento feminino na instituição.  

Edilson Rodrigues encontra-se em Brasília, onde coordena o Fórum da Comunicação, no Encontro Nacional dos Detrans (Foto: Saulo Oliveira)