Social

Social 15482

 

Com Nada   

* Tem uma questão grave que vem afetando a saúde das mulheres nos últimos tempos de uma forma tão drástica, que muitas, estão – literalmente – perdendo os cabelos da cabeça. Estamos falando do eflúvio telógeno, que é a queda de cabelos diária e em excesso. Especialistas afirmam que a causa está ligada, geralmente a algo que ocorreu pelo menos três meses antes do início da queda e na maioria das vezes, o eflúvio telógeno agudo, é causado por  situações como pós-parto, febre, infecção aguda, sinusite, gripe, dietas muito restritivas, doenças metabólicas ou infecciosas, cirurgias, especialmente a bariátrica, além do estresse,  da Covid e do uso contínuo de algumas medicações.  

 

Com Tudo  

* Foi o que se pode chamar de emocionante, a despedida do deputado Jhonatan de Jesus, que deixa seu quarto mandato na Câmara Federal para tomar posse como ministro do Tribunal de Contas da União. O evento ocorrido no início da noite de domingo no Cenarium Recepções, lotou as dependências do Espaço, onde estiveram presentes além de familiares e amigos, muitas autoridades e correligionários, todos para prestar homenagem ao jovem médico roraimense de São João do Baliza, que aos 36 anos chegou na mais alta Corte de Contas do país, onde há apenas 9 ministros e Jhonatan é um deles. Seu substituto no parlamento, será outro jovem roraimense, Gabriel Mota.  

 PUBLICIDADE

O deputado federal Jhonatan de Jesus com seu pai, senador Mecias de Jesus em recente evento de despedida (Foto: Lucio Moreyra)  

Queda de Cabelos  

* De acordo com os dermatologistas, há e se identificar precocemente a causa da perda excessiva dos fios de cabelos, pois assim como pode ser um eflúvio, que não é uma condição permanente, pode ser também alopércia fibrosante, que surge na pós-menopausa com um processo inflamatório que destrói os folículos capilares, impedindo o nascimento de novos fios e é praticamente permanente.  

* A propósito, a alopecia mais severa é a androgenética, que pode surgir inclusive em qualquer fase da vida de forma progressiva, mas de modo geral acontece por conta da interação dos hormônios masculinos, também presente na mulher.  

 

Queda de Cabelos II 

* Na verdade a alopecia androgenética, é o nome científico da calvície feminina, que tem se verificado bastante comum em muitas mulheres, ultimamente. Algumas, até estão recorrendo ao procedimento cirúrgico de implante capilar.    

* Ninguém sabe ao certo porque  tantas mulheres estão tendo problemas de queda acentuada de cabelos, mas estudos recentes indicam contaminação por  mercúrio como uma das principais causas. Na Terra Indígena Yanomami, por exemplo, até as criancinhas têm sido diagnosticadas com alopecias severas de difícil reversão.   

 

Lançamento * Está confirmado para sexta-feira, 10, no Espaço Cultural Paricá ( Rua João de Alencar, nº 2172 –  bairro Aeroporto) o lançamento presencial do o livro “A Arte Indígena Contemporânea”, escrito e organizado pelo professor e jornalista  Paulo Thadeu Franco das Neves. * A obra mostra o trabalho do artista indígena roraimense Jaider Esbell como um contraponto à indústria cultural. Artista plástico, curador, escritor, educador, ativista, promotor cultural e pensador contemporâneo, Jaider Esbell faleceu aos 42 anos no dia 2 de novembro de 2021, quando participava da 34ª Bienal de São Paulo.  

Caso de Polícia * E a  lambança do caso das jóias –  anel, colar, relógio e brincos de diamantes avaliados em R$ 16 milhões –  apreendidas pela alfândega do Aeroporto de Guarulhos – SP,  na mochila de um assessor de Bento Albuquerque, então ministro de Minas e Energia, acabaram virando –literalmente – caso de polícia.  

* As jóias seriam um presente do governo da Arábia Saudita, para a presidência da República, mas há controvérsias, pois assim sendo, deveriam ter sido devidamente declaradas, como um relógio e outros itens presenteados pelo mesmo Governo ao Brasil na mesma oportunidade. Seja como for, agora a bronca será investigada pela Polícia Federal.  

  PUBLICIDADE

Ana Míngues e Rodrigo Carreiro, em clic registro de seu recente casamento, realizado no Gran Maison Bistrô com cerimonial by Kethellen Fernandes (Foto: Saulo Oliveira) 

 

#Rápidas   

 * Com o advento da internet e suas redes sociais, surgiram também outras profissões, entre as quais a de blogueiro  e administradores de redes, chamados popularmente de #adm.  

* Mas há de se esclarecer algo, nem todo blogueiro é influencer e a grande maioria dos influencers não são, nem jamais serão blogueiros.  

* O blogueiro é toda e qualquer pessoa que resolveu se dedicar a criação conteúdos sobre qualquer assunto e isso, não significa absolutamente que, tão somente por causa disso ele consiga influenciar outras pessoas.  

* Ao passo que o influencer, é alguém que a partir de sua própria  trajetória profissional, influencia os outros, na maioria dos casos, sem o menor esforço. Exemplo disso, são os grandes atletas, modelos, cantores, alguns políticos, entre outros…  

* Assim sendo, quem for contratar os serviços de um blogueiro, deve antes de tudo, se assegurar de que ele (ou ela) realmente são influenciadores.  

* E como é que faz isso? Vendo número de seguidores?  de curtidas? Não senhoras e senhores, é observando o engajamento dessas pessoas. 

* E claro, perguntando aos clientes como foi que eles chegaram até a loja ou empreendimento para obter aquele determinado produto. Simplesassim.  

   PUBLICIDADE

O vice governador Edílson Damião Lima e sua linda esposa Gizely, em acontecimento social    

 

Tá Valendo  

Em Rorainópolis  

* Neste mês de março, a major da Polícia Militar, Camila Thomé, completa um ano no Comando da Polícia Militar naquele município. E no dia 8 de março fará uma comemoração pelo Dia Internacional da Mulher, para as militares daquele Batalhão, com sorteio de brindes.  

 

Da Pronúncia  

* Depois que o blogueiro australiano Simon Gurney, veio a Roraima e fez a tatuagem “É Roraima e não Rorãima” e o assunto viralizou, teve gente que se aventurou a dar aula de semântica nas redes sociais. Acontece que essa é uma palavra de origem indígena e a pronuncia é assim mesmo “Roraima”, como Pacaraima, Sorocaima e outras, derivadas de línguas maternas.  

 PUBLICIDADE

 Paulo Thadeu Neves, prepara-se para lançar seu livro, “A Arte Indígena Contemporânea”, sobre a vida e obra de Jaider Esbell 

 PUBLICIDADE