PARTIDOS
Como os pretensos candidatos ao pleito do ano que vem já começaram a busca pelos partidos pelos quais devem disputar a eleição, também começaram as brigas pelas presidências dessas siglas. Nos bastidores da política circulam boatos, inclusive, de que um parlamentar teria tentado “tomar”, sem sucesso, o MDB do ex-senador Romero Jucá. Entre os argumentos o de que a sigla em Roraima não possui político com mandato no Congresso Nacional.
SEM RACHA
A ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB) ligou ontem para um dos redatores. Ela negou que tenha havido um racha no MDB por conta da eleição municipal do próximo ano. Tida como aspirante a candidatura na sucessão do atual prefeito Arthur Henrique (MDB), Teresa fez a seguinte declaração ao nosso redator: “Não há racha no MDB. Não serei candidata no próximo ano e meu candidato é o prefeito Arthur, que está fazendo um bom trabalho à frente da PMBV. Sou vítima constante de notícias falsas; foi assim durante a campanha ao governo estadual, e está sendo assim agora”, finalizou Teresa Surita. .
ROMPEU
A estrada que liga o estado Bolívar, na Venezuela, a Pacaraima, na altura do quilômetro 49, conhecido como La Troncal 10, rompeu no início do final de semana. A informação foi noticiada por uma jornalista Venezuela na rede social Instagram, em um perfil em que são divulgadas informações sobre migração via Brasil. Na postagem ela publicou um vídeo em que mostra o exato momento em que a via é levada pelas águas.
INCÊNDIOS
Como comentamos ontem na Parabólica, começou a temporada de incêndios em terrenos baldios em Boa Vista. Uma das áreas em que ocorrem todos os anos fica na via que liga o Bairro Dos Estados ao Caçari, bem próximo ao posto de saúde Sílvio Botelho. Toda aquela área pertence à Base Aérea de Boa Vista, que poderia evitar transtornos à população, programando pelo menos uma limpeza por ano daquele local. Ou utilizando seu contingente para apaga-lo.
TELETRABALHO
O Conselho Superior da Polícia Civil de Roraima está discutindo a possibilidade de implantação do teletrabalho na instituição. A proposta foi encaminhada para a Procuradoria Geral do Estado, para parecer sobre a legalidade jurídica da regulamentação interna, sem estender aos demais órgãos estaduais. Sabe-se que a modalidade já é utilizada no Tribunal de Justiça de Roraima.
LIVROS
A prefeitura de Normandia publicou extrato de inexibilidade de licitação-quando há dispensa do processo normal de licitação por impossibilidade de competição-, no valor de mais de R$ 700 mil, com recursos do Fundeb, para a aquisição de coleções pedagógicas a serem utilizados na rede municipal de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer daquele município.
CURSO
Outro extrato de inexibilidade de licitação publicado em Diário Oficial, no final da semana passada, foi da Assembleia Legislativa de Roraima, visando à contratação de uma empresa para ministrar in company, ou seja, utilizando a estrutura da própria instituição, para qualificação dos colaboradores, uma capacitação sobre a nova lei de licitações de 2021, e que logo mais em abril deve entrar em vigor.
MEDALHA
O presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, vereador Genilson Costa (SD), está criando mais uma honraria a ser entregue pelos vereadores, desta vez destinada especificamente a advogados, defensores públicos, desembargadores, magistrados, promotores e delegados, que tenham destaque em suas respectivas áreas, sob o critério, de quem fizer a indicação. O projeto está na pauta desta terça-feira (07/03). O vereador responde a inquérito policial sem conclusão e já foi objeto até de uma decisão judicial determinado uma resolução para isso.
CULTURA
O deputado Marcos Jorge (Republicanos) protocolou projeto de lei junto à Assembleia Legislativa de Roraima para que o Governo do Estado faça a doação do prédio onde fica a Casa da Cultura, situada na Avenida Jaime Brasil, para a Academia Roraimense de Letras. Esta por sua vez estaria obrigada por lei a realizar os serviços de manutenção e conservação do imóvel. Resta saber se a Academia possui recursos para isso, e uma possibilidade seria através de emendas de parlamentares ao orçamento do governo estadual.
BR-174
Segundo o governador Antônio Denarium (PP) ele pessoalmente está em contato direto com o ministro dos transportes, Renan Filho na busca de uma solução imediata para reparo da rodovia federal, BR-174 e recebeu a informação de que a ordem de serviço para o trecho emergencial já foi liberada e que o deslocamento de máquinas para os pontos cruciais já se iniciaram, porém as chuvas intensas comprometem a execução da obra.
OFÍCIO
O governo do estado enviou mais uma vez ofícios destinados ao governo federal (presidente e mais 7 ministérios) pedindo providências definitivas para os trechos paralisados das obras de sua responsabilidade como também os trechos com comprometimento de trafegabilidade.
DESABASTECIMENTO
Nesses documentos Antônio Denarium diz que o governo federal terá que agir. Caso a administração federal se mantenha inerte ao problema de trafegabilidade da BR-174 entre Roraima e Amazonas, o estado de Roraima pode sofrer desabastecimento de combustível e alimentos, gerando uma crise social que impactara diretamente na população.
FALTA DE RESPEITO
Segundo informações que chegaram á Coluna, os governos dos dois estados, do Amazonas e de Roraima, não ficaram nada satisfeitos em relação à visita feita pela ministra da Meio Ambiente Marina Silva (REDE) no fim de semana passada aos dois estados. Marina Silva não teve a menor educação de informar aos dois governadores sobre a visita. “Um comportamento um tanto quanto estranho para um governo que defende o diálogo e a eliminação do radicalismo”, diz uma autoridade local.