NOVIDADES?
A próxima semana começa com a expectativa de desdobramentos para questões emblemáticas para Roraima, como a crise migratória, a questão humanitária envolvendo os Yanomami e o isolamento causado pela situação da BR-174. Está confirmada a vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para esta segunda-feira, 13, a princípio para uma visita a área indígena, onde será realizada uma assembleia-geral dos povos indígenas. Será que Lula anunciará novidades nessa nova visita, para além da questão indígena?
TCE
O presidente da CAERR, James Serrador negou qualquer articulação/mobilização para que seu nome fosse indicado como conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado). Serrador disse que as suposições partem de “pessoas que querem desestabilizar” seu trabalho dentro do Governo.
INVENCIONICE
O senador Mecias de Jesus – que será um dos entrevistados do programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3-, classificou como invencionice os boatos de que seu grupo político esteja articulando a indicação do presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER), James Serrador, para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O senador, em telefonema a Parabólica, disse que tudo isso é intriga para desgastar seu grupo político.
DEFESA
O deputado Renato Silva (PROS) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa, durante a sessão de ontem, dia 9, adotando uma postura de líder do Governo da Casa, e prestando contas sobre as obras de reforma do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth. Ele garantiu mais de uma vez, que em 60 dias a maternidade pública, “moderna e equipada”, será entregue em pleno funcionamento para a população.
CRÍTICAS
A deputada Aurelina Medeiros (PP) voltou a fazer críticas ácidas ao Governo Federal e sua estratégia de gestão da crise humanitária na Terra Yanomami. “Jogar cestas básicas uma vez por mês, de dentro do helicóptero, enquanto o restante das comunidades vive na mesma situação?”. A principal queixa da parlamentar é a falta de contrapartida em recursos federais para o governo do estado.
QUEIXAS
A oferta de serviços públicos em Roraima, principalmente nas áreas de Saúde e Educação, teve que acompanhar o crescimento desenfreado da população, um dos efeitos da imigração venezuelana. Tanto o governador Antonio Denárium (PP) quanto o prefeito Arthur Henrique Machado (MDB), se queixam de não receber recursos federais para a recomposição de seus orçamentos.
DENÚNCIA
O deputado Armando Neto (PL) aproveitou o tema Saúde para informar ter fortes indícios de que a secretária Cecília Lorezon e sua equipe teriam perdido duas emendas destinadas à reforma e conclusão das obras da maternidade. A suposta falha administrativa teria resultado em mais gastos com pagamento de aluguel das tendas onde a estrutura da unidade de saúde está funcionando.
GRAVE
Caso o anunciado por Armando Neto seja fato, é preciso que a sociedade saiba, e o deputado Jorge Everton (União Brasil) reforçou a gravidade da questão. “Se for verdade é um crime, e a comissão de Saúde tem que agir”, bradou. Neto frisou que na próxima semana vai protocolar um novo pedido de informação, dessa vez sobre a alimentação oferecida nas unidades de saúde, e que tem sido alvo de reiteradas denúncias.
DIFERENCIADO
Quem se disse plenamente satisfeito com o atendimento na saúde pública estadual foi o deputado Rárison Barbosa (PMB), que subiu à tribuna para afirmar que a saúde está “muito boa”. Ele comentou que seu pai está internado na UTI do Hospital Geral, onde não falta absolutamente nada, e também mencionou a ideia inicial de levar seu pai de UTI no ar para fora de Roraima, o que foi desaconselhado pelos médicos.
IMPOSSIBILIDADE/SOLUÇÃO A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) admitiu a impossibilidade de ampliar o atendimento às crianças no Hospital Municipal Santo Antônio devido ao número restrito de vagas na UTI, e da superlotação na sala de emergência. Essa constatação foi feita em relatório do Ministério da Saúde, que gerou a pactuação tripartite entre a própria Semsa, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e o Ministério da Saúde pela utilização do espaço do hospital de retaguarda, que funcionou ao lado da maternidade estadual provisória. EMPRESTADOS A decisão de aproveitamento da estrutura que foi usada pelo estado como hospital de retaguarda do HGR enquanto era concluída a reforma daquela unidade foi tomada na noite desta quinta feira, e além da cessão pelo estado do espaço ao lado da maternidade, serão emprestados ventiladores da Sesau para a Semsa, considerando o cenário atual da sala de emergência do Hospital da Criança Antônio, com pacientes em UTI em estado grave, sendo os cinco já intubados. AUTORIZAÇÃO O governador Antônio Denárium foi consultado pela secretaria de Saúde, Cecília Lorezon, sobre a liberação do espaço ainda na noite de ontem e autorizou de imediato a cessão e o auxílio com o que for preciso para atendimento das crianças. Ele disse que para salvar vidas não se pode colocar a política partidária.
TENSÃO 1 Fontes da Parabólica informam que o clima na conversa entre o governador Antônio Denarium (PP) e o secretário estadual de Educação, Nonato Mesquita, foi de muita tensão na noite desta quinta-feira, 9. Acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), o secretário recebeu a informação de que deixaria o cargo para dar lugar à cunhada do governador, Leila Perussolo.
TENSÃO 2 Como o comunicado não foi bem aceito pela classe política de apoio ao governador, inclusive com anúncios de oposição na Assembleia Legislativa, há agora um impasse quanto ao futuro da gestão da Seed. Pessoas próximas à Denarium afirmam que ele vai voltar atrás na decisão, outras garantem que ele já teria batido o martelo. É esperar pra ver!