INDEPENDÊNCIA 1
O recém-empossado deputado federal Gabriel Mota (Republicanos) disse em entrevista ao programa Agenda da Semana a rádio Folha FM 100.3 que deve seguir a linha de independência por orientação do seu partido, o Republicanos. Nem fará oposição sistemática e nem apoiará todas as inciativas do Governo Federal, mas vai estreitar acessos para tentar mediar problemas emblemáticos de Roraima, como a contrapartida relacionada à imigração.
INDEPENDÊNCIA 2
Também o senador Mecias de Jesus, que é líder do Republicanos no Senado Federal seguiu esse tom de independência. São 44 deputados federais e 4 senadores. Ele fez questão de salientar que a oposição será respeitosa e comprometida com o país e, sobretudo, com o estado de Roraima, analisando cada pauta, item por item, tanto na Câmara e no Senado Federal. “O que for de interesse do nosso estado será votado”, garantiu.
TUCURUÍ
Um dos exemplos mencionados pelo senador Mecias diz respeito às obras do Linhão de Tucuruí, que vai interligar Roraima ao sistema nacional de energia elétrica. Ele disse não acreditar que o Governo Lula vá causar qualquer “atrapalho” ao andamento do projeto. No início deste mês, o parlamentar comemorou o anúncio de início das obras para o mês de julho, feito pela Alupar Investimento, o consórcio responsável pela construção e operação do Linhão..
GARIMPO
Mecias de Jesus se disse favorável à normatização do garimpo não apenas em Roraima, mas no Brasil, com formato de gestão moderna, a exemplo do que acontece nos Estados Unidos e Canadá, com pagamento de royalties aos indígenas. Segundo ele, o governo federal deveria promover uma pesquisa entre os próprios Yanomami para saber como querem que funcione a questão em seu território.
CENÁRIO POLÍTICO 1
O acordo entre Mecias e o governador Antonio Denarium (PP) era de que o primeiro seria candidato ao governo do estado em 2026 e o segundo ao Senado Federal. O próprio senador explicou isso em sua entrevista de ontem à Rádio Folha FM 100.3. Conforme ele, a dinâmica da política já mudou o jogo, e Denárium já adiantou que seu atual candidato à reeleição será o atual vice-governador, Edilson Damião (Republicanos).
CENÁRIO POLÍTICO 2
Com isso, Mecias é candidato natural à reeleição disputando uma das vagas ao Senado, assim como Antonio Denarium, que não esconde mais de ninguém essa intenção. Contudo, ele adiantou que não vê óbices nesse cenário por conta da possibilidade, neste pleito específico, do eleitor ter o primeiro e segundo voto. “Vou apoiar a candidatura dele (governador) e espero o mesmo apoio”, ponderou.
CONFABULAÇÕES
Mecias disse que no ambiente político de Roraima há muitas confabulações e especulações, a maioria delas desnecessárias, e a que levantou a possibilidade de mobilização do presidente da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER) para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), é uma delas. “Parte de aliados nossos com intenção de minar o trabalho. Sempre dentro do grupo alguém fazendo intriga”, apontou.
EMENDAS
Gabriel Mota informou ao apresentador, economista Getúlio Cruz, que a novidade no Congresso Nacional é que deputados novatos terão direito a emendas já para liberação neste exercício, no valor de R$ 13 milhões. Ele explicou que metade desse recurso deve ser destinada à infraestrutura e a outra metade para saúde, exclusivamente para aquisição de equipamentos e medicamentos, e que vai destinar para o Hospital Infantil Santo Antônio.
BARRADOS
No melhor estilo “Barrados no Baile”, em referência a série televisa da década de 90, a bancada de Roraima no Congresso nacional parece não ter sido convidada para acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para cumprir sua agenda em Roraima, nesta segunda-feira, dia 13. Alguns membros confirmaram isso à Coluna, inclusive Gabriel Mota e Mecias de Jesus, entrevistados ontem na rádio Folha FM 100.3.
AGENDA
Sabe-se, a princípio, e apenas por comentários de algumas lideranças, que o presidente Lula vai participar da Assembleia Geral do Conselho Indígena de Roraima (CIR), promovida anualmente no Lago do Caracaranã, município de Normandia, mas oficialmente ainda não foi informado quais outros compromissos ele terá por aqui. Também é prevista uma passada em alguma comunidade da Terra Indígena Yanomami.
PROIBÍRAM
Os organizadores da Assembleia Geral Anual dos Povos Indígenas proibiram a presença do governador Antônio Denarium no Lago do Caracaranã. Por isso, apesar do Cerimonial do Palácio do Planalto ter concordado com a ida de Denarium à Base Aérea de Boa Vista, ´para o tradicional “beija-mão” de boas vindas ao presidente, ele não seguirá com Lula até o município do Normandia, onde fica o lago do Caracaranã.
COMITIVA
Se no início de fevereiro uma verdadeira procissão de políticos e demais autoridades de Roraima viajou para Brasília acompanhar a posse da bancada no Congresso Federal, nessa semana, na posse de Jhonatan de Jesus como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) parece não ser diferente. Em um único diário oficial da Câmara Municipal de Boa Vista foi publicada as resoluções de três vereadores e seus respectivos assessores.
APOIO 1
Uma iniciativa empreendedora batizada como Feira do Calçadão e que funciona no Bairro Dos Estados, na lateral do Parque Anauá, vem movimentando vários profissionais autônomos aos finais de semana. A iniciativa é louvável, já que oferece a oportunidade de geração de emprego e renda e merece todo o apoio da Prefeitura Municipal na oferta da infraestrutura necessária.
APOIO 2
Mencionamos a questão do apoio porque um colaborador da Folha esteve no local e verificou que a energia elétrica utilizada pelos vendedores é ‘puxada’ de um poste de forma improvisada, o que pode causar acidente e colocar a vida de pessoas em risco. Por outro lado, registramos a atuação da Guarda Municipal que desloca inclusive uma unidade móvel para o local e, com sua presença, proporciona segurança à população.
AINDA NÃO
Até ontem, o governo do estado não havia publicado o decreto de exoneração do secretário estadual de Educação e Desportos, Raimundo Nonato; e por via de consequência, o de nomeação de Leila Perussolo para seu lugar. A efetivação da troca pode motivar o rompimento das relações políticas entre o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) Soldado Sampaio (Republicanos) com o governador Antônio Denárium (PP). Parece que até agora a turma do deixa disso tem segurado na caneta do governador para evitar mais problemas para Denarium.
CANDIDATO
Por falar em Sampaio, ontem na entrevista ao Agenda da Semana, o senador Mecias de Jesus garantiu que o presidente da Assembleia Legislativa do Estado é o candidato do Republicanos à Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) no próximo ano. “Ele não será o candidato do partido se não quiser, mas sua pré-candidatura certamente será aprovada pelos companheiros do Republicanos.