Bom dia,
BADALADO
Será, no mínimo, bem prestigiada a solenidade de posse do primeiro ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) de origem roraimense, o ex-deputado federal Jhonatan de Jesus, que acontece nesta quarta-feira, dia 15 em Brasília. Meio mundo de autoridades já começou a postar fotos ontem, em agendas paralelas de suas respectivas instituições.
QUÓRUM
Até por conta disso, não houve ontem sessão ordinária nem na Câmara Municipal e nem na Assembleia Legislativa. Pelo menos sete deputados estão em Manaus (AM), onde mantém reuniões e audiências com parlamentares do estado vizinho, segundo eles, em busca de apoio para a recuperação da BR-174. Outros tantos já estão em Brasília, desde o início da semana. O grupo que está no Amazonas participou da sessão da Assembleia de lá.
ESFRIOU
Com a agenda política agitada desta semana, que começou com a visita do presidente Luís Inácio Lula da Silva, na segunda-feira, 13, o clima tenso entre o Poder Legislativo e o Palácio Senador Hélio Campos, causado pela tentativa de mudança na Secretaria de Educação, parece ter esfriado. Na pasta estadual, o assunto é comentado somente na rádio cipó, sem muitos detalhes e certezas, apenas com muita cautela por todos.
INVESTIMENTO
O presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, vereador Genilson Costa (SD), parece estar investindo amplamente na capacitação de seus colaboradores. Prova disso é o envio de 11 servidores e, pelo menos, uma vereadora, para a participação em um curso sobre a Nova Lei de Licitações nº 14.133/2021, durante uma semana, na cidade de Recife, em Pernambuco.
CURIOSIDADE
Curiosamente, a Assembleia Legislativa divulgou ontem a oferta de um curso sobre a Nova Lei de Licitações, só que de forma gratuita, visando o aperfeiçoamento de servidores, pregoeiros e consultores de compras dos poderes municipais. A capacitação começou ontem e termina nesta quarta-feira, 15, e faz parte do planejamento do Centro de Apoio aos Municípios, para atendimento de demandas das cidades roraimenses.
VAGA
Embora tenha tomado posse na segunda-feira, 13, o agora vereador Adjalma Gonçalves (Pros) ainda deve ter que brigar para manter o mandato. O partido Republicanos sinalizou que vai judicializar a questão. Um ofício assinado pelo seu presidente, senador Mecias de Jesus, contestando a ascensão de Gonçalves ao cargo seria lido na sessão de ontem da Câmara de Vereadores, mas por falta de quórum, ficou para a próxima.
ARGUMENTOS
Conforme o documento assinado por Mecias de Jesus é “conflitante um suplente com o diploma de um partido que não mais representa, apresentar certidão de filiação de outra agremiação, e assumir cargo de vereador eleito pelo Republicanos” na vaga obtida nas eleições de 2020. A sigla alega impacto direto à representatividade alcançada, fragilizando inclusive a sistemática de blocos e formação de comissões permanentes naquela Casa.
RÁPIDAS
Supermercados estão comprando a massa de pão já congelada para diminuir a contratação de padeiros. “É por isso que todos os pães comprados em supermercados tem o mesmo padrão”, disse a Parabólica um leitor e consumidor inveterado do produto. ### Aliás, qualquer ramo de negócio nos dias atuais tem de levar em consideração o custo da mão de obra – e suas obrigações correlatas-; o custo dos combustíveis pelas alturas; e o custo escorchante da energia elétrica. ### O puxão de orelha de Lula da Silva (PT) a seus ministros faz lembrar aquele personagem famoso criado por Jô Soares, o Rei Sou Eu. ### Tem chamado a atenção o prestígio do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB) junto ao governo federal. Ele foi distinguido durante a viagem da ministra da Saúde e também a quando da última visita de Lula da Silva a Roraima. ### Sobre Arthur Henrique, fontes da Parabólica com total confiabilidade, garantem que Teresa Surita (MDB) não será candidata à Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) ano que vem. Vai apoiar a reeleição do atual prefeito. ### A Academia Roraimense de Letras (ARL) empossou, ontem (terça-feira), no auditório do Fórum Sobral Pinto, novos acadêmicos. Agora as 33 cadeiras da ARL estão todas ocupadas. ### Até amanhã.