Cotidiano

Prazo para notificação da vacina contra Febre Aftosa encerra amanhã

Criadores precisam notificar à Aderr que todo o rebanho foi vacinado contra a doença

Os criadores de animais têm até esta segunda-feira, 16, para buscar um dos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (Aderr) e regularizar as notificações da vacina contra a Febre Aftosa. A sede da Aderr fica localizada na Rua Coronel Mota, 1142, no Centro de Boa Vista.

O prazo estipulado era até este domingo, 15, mas foi entendido por mais um dia útil, para que todos os criadores possam notificar a vacinação do rebanho. Os pecuaristas tiveram até o dia 31 de outubro para imunizar seus animais.

De acordo com o presidente da Aderr, Vicente Barreto, essa prorrogação é necessária para que nenhum criador deixe de notificar a vacina.

“Os criadores podem procurar um dos escritórios da Aderr até a próxima segunda-feira para fazer a notificação. A nossa meta é chegar aos 100% do rebanho vacinado. Essa é uma etapa muito importante e que temos que obter êxito”, afirmou.

AUDITORIA

Roraima receberá no período de 23 a 27 de novembro uma auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que irá avaliar o trabalho realizado pela Aderr.

Entre os itens que serão fiscalizados está a contratação dos técnicos de saúde animal concursados, estruturação física dos escritórios da Aderr, manuais de padronização, cadastro de propriedades rurais, monitoramento de trânsito de animais (conhecido como GTA) e educação sanitária.

Vicente destacou que essa auditoria será um fundamental para Roraima, pois poderá alterar o status de Médio Risco para Livre de Aftosa com Vacinação.

“Estamos confiantes que conseguiremos cumprir todas as exigências da auditoria e atingir nossa meta de mudar o status de risco do Estado, o que proporcionará aos produtores as condições necessárias para ampliar a comercialização da carne roraimense”, concluiu.

Com informações da Secom