É só uma aleta para refletir durante esta semana que se inicia. Um cineasta que visitou mês passado a Venezuela para produzir um documentário sobre a miséria que se instalou naquele país voltou preocupado com o desânimo da população. A maioria das pessoas comuns e de classe média com as quais conversou não quer saber de discutir a política local. Preferem sair do país, ou simplesmente se acomodar na espera, de que naturalmente, as coisas possam melhorar. Essa gente simplesmente cansou de ouvir as narrativas dos políticos corruptos e ditadores e até mesmo da oposição.
A ditadura de Maduro e seus militares corruptos aproveitaram para avançar no controle do país venezuelano e consolidarem um regime considerado por muitos com envolvimento até mesmo no narcotráfico internacional. Não se deve esquecer que muita gente na Venezuela foi para as ruas, apanhou e foi presa, e agora simplesmente desanimou com a possibilidade da vontade manifestada nas ruas ser suficiente para derrubar a ditadura e os corruptos. Qualquer semelhança não será mera coincidência.
IMPASSE 1
A semana começa ainda com o impasse em torno do comando da Secretaria Estadual de Educação. Fontes da Coluna garantem que antes de todo esse imbróglio teria sido oferecido à professora Leila Perussolo, cunhada do governador Antonio Denárium (PP), a secretaria de Gestão Estratégica e Administração (SEGAD), Representação do Governo, em Brasília, ou o Instituto de Educação de Roraima, mas ela teria recusado todas as propostas.
TCE
As mesmas fontes informaram a Parabólica que o episódio da encrenca criada em torno da titularidade da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED) pode ter a ver com a futura indicação de uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE) por conta da aposentadoria próximo de um dos atuais conselheiros do órgão. A vaga é de provimento do governador do estado, que estaria propenso a indicar a professora Leila Perussolo, mas haveria o compromisso anterior para a indicação da esposa de um empresário, que não aceitou a quebra do acordo. Daí…
SOM 1
O programa Agenda da Semana recebeu ontem na Rádio Folha FM 100. 3 o presidente do Sindicato dos Garçons e demais trabalhadores do ramo de hotéis, restaurantes, bares e similares de Roraima (Sintag), Baia Garçom, e a representante dos Empresários de Bares e Restaurantes, Carol Dantas, para tratar da regulamentação da lei municipal 1237/2010, de autoria do vereador Manoel Neves (Republicanos), que trata do limite de decibéis para a realização de eventos na capital.
SOM 2
O tema tem rendido debates acirrados, principalmente em redes sociais, depois que o Ministério Público do Estado (MPE) teria recomendado a limitação de 45 decibéis para bares e eventos. Conforme os entrevistados isso corresponderia ao barulho de um aspirador de pó. A questão afeta diretamente centenas de famílias, entre músicos, empresários, demais profissionais que trabalham ativamente no setor.
AUDIÊNCIA
Uma audiência pública foi agendada para acontecer no dia 23 de março, próxima quinta-feira, a partir das 8h, na Câmara Municipal, em que todos os envolvidos na regulamentação da lei 1237/2010, incluindo a Promotoria de Meio Ambiente do MPE, devem debater a questão e tentar chegar a uma solução em que não sejam penalizados nem os consumidores e nem as pessoas que trabalham com eventos no nosso Estado.
SAÚDE 1
A prefeita de Mucajaí, Eronildes Aparecida (Nega), afirmou em entrevista ao programa Agenda da Semana da Rádio Folha FM 100.3, que o governo do estado não está cumprindo com os repasses estabelecidos por lei para a repactuação da Saúde, segundo ela, por questões meramente políticas. “O governo penaliza o Município com a ausência das contrapartidas devido à prefeita ser de oposição”, comentou, ao dar vários exemplos comprobatórios e dados irrefutáveis.
PROSPECÇÕES
O ex-deputado federal Édio Lopes acompanhou a prefeita de Mucajaí durante a entrevista de ontem e adiantou que o Solidariedade, partido do qual agora é presidente regional, está se organizando para disputar as eleições de 2024. Ele informou que o presidente nacional da sigla, Paulinho da Força, deve estar aqui no feriado da Semana Santa, quando participa de evento em Mucajaí, e vai aproveitar para adiantar esse planejamento estratégico.
JUNÇÃO
Édio Lopes também explicou que o partido Pros foi incorporado pelo Solidariedade, e enquanto instituição política deve desaparecer juridicamente e permanecer uma única agremiação. Essa movimentação também deve causar mudanças no cenário político regional, já que alguns parlamentares, inclusive dois deputados estaduais, são filiados ao Pros e podem aproveitar a janela partidária para buscar acomodação.
INTERNAÇÕES
Também a secretária municipal de Saúde de Boa Vista, Regiane Matos, concedeu entrevista ontem à Rádio Folha 100.3, e comentou os impactos das crises humanitárias – indígena e de imigração, na oferta de serviços de saúde, tanto na atenção primária quanto na especializada no Município. Uma informação, por exemplo, é sobre o atendimento no Hospital Santo Antonio, onde 70% das internações são de venezuelanos e indígenas, 5% de oriundos de outros municípios e apenas 25% são de Boa Vista.
OBRAS
Regiane Matos deu também boas notícias sobre a Saúde. Ela informou que as unidades básicas de Saúde do Pérola; do PA Nova Amazônia e a do Pedra Pintada, que também vai atender o bairro Said Salomão, estão todas com infraestrutura 70% prontas. Também afirmou que o CPAS (Centro de Assistência Psicossocial) II; a reconstrução da unidade do São Vicente e ampliação da unidade do bairro Buritis estão bem encaminhadas.
TRANSPARÊNCIA
A Secretaria Estadual de Representação do Governo do Estado (Sebras) divulgou informe no Diário Oficial do Estado na semana passada, tornando público o e-mail institucional [email protected], criado para o recebimento de denúncias relacionadas às atividades da pasta em Brasília, como mais um instrumento de transparência. O órgão é comandado pela esposa do senador Hiran Gonçalves (PP), a administradora Gerlane Bacarin.