Social

Social 15564

Com Nada   

* Matérias veiculadas na mídia nacional recentemente, revelaram que os extremistas, subiram o tom de ameaças contra o presidente da República e o atual Governo nos grupos de Telegram, inclusive afirmando que, “está na hora de sujar as mãos com sangue”. Além de convocarem novas “manifestações” em frente aos quartéis, desta vez eles orientam que não é pra levar mulheres, crianças e idosos, o que segundo as reportagens é indicativo da intenção de violência. As informações também dão conta, que os grupos radicais dão instruções para fabricação de máscaras contra gás lacrimogêneo e que essas pessoas estão novamente pregando agressão, depredação e etc do gênero, o que não é opinião e sim delito. Até porque, quem fala em sujar mãos de sangue, não é manifestante, é criminoso.  

 

Com Tudo 

* Um aceno positivo do atual Governo para a classe artística local, foi sem dúvida a doação da Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller para a Academia Roraimense de Letras, atualmente presidida pela escritora Cecy Lya Brasil. O Tradicional prédio, que já foi inclusive Casa Oficial do Governo no ex-Território (na Avenida Jaime Brasil – centro da cidade) e que há muitos anos vinha sendo deteriorado por abandono explícito,  está passando por criteriosa restauração – uma vez que é tombado pelo IPHAN como patrimônio histórico – para ser a sede da ARL, onde além das reuniões do Colegiado, serão desenvolvidos vários importantes projetos culturais e artísticos do nosso Estado. A reinauguração está prevista para o final deste ano.  

 PUBLICIDADE

 

O Magnífico Reitor da Universidade Federal de Roraima, professor doutor Geraldo Ticianelli e sua linda esposa, Renata, em recente solenidade  (Foto: Nilzete Franco) 

Da Violência  

 * Pesquisa publicada recentemente pela Rede de Observatórios da Segurança Pública, dá conta de que uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas no Brasil. O dado preocupante e revelador será um dos temas discutidos por estudantes e profissionais do Direito durante evento organizado pelo Centro Universitário Estácio da Amazônia e  OAB/RR.  

* Trata-se de uma Roda de Conversa intitulada: “Violência doméstica: precisamos falar sobre isso”, que acontecerá na quarta-feira,23 às 19h, no auditório da Ordem e contará com a participação da juíza l Suelen Alves; da defensora pública Terezinha Muniz;  da representante da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica, Catherine Saraiva, e da advogada Shara Alencar, da Comissão de Direito da Família da OAB. 

 

Da Violência II 

* E por falar em violência contra a mulher,as notícias dão conta de que não são poucas as jovens vítimas de exploração sexual na Terra Indígena Yanomami. Meninas de 15 anos, resgatadas recentemente pela Polícia Federal, em depoimento oficial, declararam que eram obrigadas a fazer 16 programas por noite com garimpeiros.  

* Ontem, mais duas jovens de 17 e 19 anos que se encontravam em um barco interceptado pela PF, relataram a exaustiva rotina em cabaré do garimpo, onde eram obrigadas a fazer programa até quando estavam menstruadas. Além da exploração sexual, fica claro que eram mantidas em cárcere privado na região, de onde é praticamente impossível escapar e de que os criminosos não tem nenhuma intenção de deixar a região.   

 

Conferência  

* Está confirmada para o sábado, 25, e domingo, 26, no auditório do Conselho Regional de Medicina – CRM, a 2 ª Conferência sobre Distrofia Muscular em Roraima, com a presença de especialistas renomados em Distrofia Muscular de Duchenne. A iniciativa é  organizada pelas famílias de pacientes diagnosticados em Roraima, sob a coordenação de Márcia Moura Rodrigues. 

* Voltado para pacientes e familiares dessa enfermidade, o evento também reunirá profissionais e estudantes da área de saúde, especialmente medicina, fisioterapia, terapia ocupacional e odontologia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas Aqui

 

Concurso  

* A Universidade Federal de Roraima, por meio da sua Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, acaba de divulgar o edital de concurso público para cargo do quadro permanente de pessoal técnico administrat
ivo de níveis de classificação “C”, “D” e “E”, com inscrições de 3 a 28 de abril. 

* Os cargos disponibilizados são para assistente de aluno, assistente administrativo, bibliotecário, técnico em contabilidade, técnico em Agropecuária (área Biologia), administrador, analista de Tecnologia da Informação, engenheiro eletricista, técnico em assuntos educacionais, nutricionista, psicólogo e médico veterinário.  

  PUBLICIDADE

O empresário Miro Braz (Miro Beauty Center / Casa do Cabeleireiro), com sua esposa Cláudia e a filha caçula, Thamires, celebrando a idade nova dele em viagem ao exterior  

 

#Rápidas  

* A coluna de hoje é dedicada ao professor doutor Hamilton Gondim, primeiro Reitor da Universidade Federal de Roraima, que nesta terça-feira recebe kilométricas homenagens por conta de sua troca da data.   

* Visando fortalecer o status nacional de Boa Vista como Capital da Primeira Infância, o prefeito Arthur Henrique, assinou neste fim de Semana a adesão à rede “Cidades das Crianças”. * A adesão do prefeito a essa política pública, foi formalizada durante o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e do Fórum Internacional das Infâncias em Jundiaí (SP). 

* A rede  “Cidades das Crianças”. é composta por mais de 65 cidades de 15 países e nove delas encontram-se na América Latina e tem como proposta   

 desenvolver oito pilares fundamentais.  

São eles: a promoção da participação das crianças; a garantia da autonomia; o direito à educação, de brincar, à saúde e à cultura; o fortalecimento de uma rede internacional; e a potencialização de ferramentas de desenvolvimentos. 

 

  PUBLICIDADE

Juliana Carolino, conquistou recentemente o título máximo de campeã de   jiu jitsu em Manaus 

Tá Valendo  

Das Notas  

* Enquanto várias entidades emitem Nota de apoio a um secretário local para que este não seja exonerado do cargo que ocupa, outras se unem (e já somam mais de 25), para pedir ao Governo do Estado o substitua por outro titular.   

 

E-book: 

* O professor Jucimar Santos, do IFRR/Campus Novo Paraíso, acaba de lançar o e-book: “A febre da ocasião: escolarização noturna com trabalhadores livres, libertos e escravizados na Bahia (1870-1889)”, originado da sua pesquisa de mestrado, sobre História Social da Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFB).

 PUBLICIDADE

Kethellen Fernandes, se divide entre duas profissões #cerimonialista #nutricionista  

 PUBLICIDADE