CULTURA 1
Um dos cargos mais disputados no primeiro escalão tem sido o de secretário de Cultura. Outros dois nomes estariam trabalhando para receber a benção do governador Antonio Denárium (PP). Um deles é o empresário do ramo do entretenimento, Bruno Dantas, que teria sido sondado por um influente empresário ligado ao governo do estado ainda no final do ano passado.
CULTURA 2
No final da tarde de ontem uma carta assinada por lideranças indígenas do contexto urbano de Boa Vista indicava o nome, Evandro Pereira, para a secretaria de Cultura. A justificativa, conforme o documento enviado para a Folha, é que por meio dele seria possível o diálogo diretamente com o Ministério da Cultura. Está registrado!
OUTRAS
Outra mudança prevista no primeiro escalão do Governo é a saída do secretário estadual de Planejamento, Diego Prandino, que já foi o adjunto da pasta, mas acabou sendo promovido e está no posto há algum tempo. Não sabe ainda quem são os cotados para assumir a pasta, que embora trate de assuntos considerados mais burocráticos é de suma importância para o projeto de interesse do governo. Prandino teria neste semestre a importantíssima tarefa de coordenar a elaboração do PPA 2024/2027, a LDO/2024 e a LOA/2024.
MAIS
Ainda entre as mudanças é quase certo o ajuste na Casa Civil. É que, ao que tudo indica, é mesmo o ex-governador Flamarion Portela quem deve assumir a Educação. Com a saída de Portela, pode assumir a titularidade da Casa Civil seu atual adjunto, o advogado João Alfredo Cruz. Ele, embora jovem, é tido como bem articulado e está ambientado com o posto. Por fora corre o deputado estadual Coronel Chagas (PRTB) que já manifestou o desejo de ocupar o posto.
ARTICULAÇÃO 1
Depois que foi ventilada a saída da titular da secretaria de Saúde, Cecília Lorezon, até a troca no comando da Educação ficou em segundo plano. Informações que chegaram à Coluna dão conta de que há uma articulação em andamento para convencer a atual secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Soares, a assumir a pasta. Entre outras coisas, ela seria um nome que agradaria ‘gregos e troianos’, e sua gestão tem sido considerada tranquila.
ARTICULAÇÃO 2
Conforme as fontes, Tânia iria para a Sesau com a missão de apaziguar os ânimos entre a classe política e as categorias profissionais. No seu lugar na Setrabes estaria cotada para assumir a deputada Joilma Teodora (Pode), dando lugar na Assembleia Legislativa, ao menos temporariamente, ao médico Alexandre Salomão (Podemos), seu suplente.
INFORMAÇÃO
Os deputados estaduais aprovaram, ontem, vários pedidos de informações sobre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Um deles, de autoria do deputado Armando Neto (PL), questiona a Casa Civil sobre o procedimento administrativo de suspensão de participação em licitações estaduais da empresa Meiodia Refeições Industriais, que atualmente fornece alimentação para os hospitais do estado ao custo total de R $35 milhões.
SOBREPOSIÇÃO
Durante a votação desses pedidos, ontem na Assembleia Legislativa, o deputado Neto Loureiro (PMB) fez uma denúncia de sobreposição de contratos na Saúde. Conforme ele, a mesma empresa que recebe pelo aluguel da estrutura de lona da maternidade detém o contrato de manutenção de ar-condicionado. Entretanto, a Sesau mantém também contrato de refrigeração com outra empresa.
ADIADO
Ainda assim, o pedido de informação que pede cópia de 61 processos administrativos da secretaria teve votação adiada para a próxima sessão sob protestos dos deputados estaduais Neto Loureiro e Jorge Everton (União Brasil). Este último deu sinais de que o caso pode virar coisa maior, do naipe da CPI da Saúde, da qual foi um dos mentores. Ele conta com apoio de peso dentre as categorias profissionais do setor.
EMENDAS
Também o pedido assinado pelo próprio Jorge Everton pedindo informações oficiais sobre R$ 36 milhões em recursos de emendas federais, supostamente “perdidos” pela Sesau, foi adiado. O deputado disse que na segunda-feira, 28, o próprio vice-governador, Edilson Damião (Republicanos) confirmou a denúncia durante visita de deputados à maternidade, o que agrava a situação de Cecília Lorezon.
PERSEGUIÇÃO
O vereador Adjalma Gonçalves (SD) acusou o senador Mecias de Jesus (Republicanos) de perseguição pessoal, durante discurso inflamado ontem, na Câmara Municipal de Boa Vista. Conforme narrou, ele perdeu inclusive o cargo que tinha na Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), e ficou um ano desempregado, depois que feriu os interesses políticos do parlamentar, ao disputar as eleições passadas para deputado. O senador e o partido negam as acusações.
VISITA 1
A comitiva composta pelo vice-governador do Amapá, deputados estaduais, secretários de estado e investidores está em Roraima avaliando os motivos que levaram Roraima a se posicionar em lugar de destaque nos indicadores de geração em emprego, em especial as inciativas que vem do campo, como o agronegócio. É bom saber que Roraima passa a receber elogios por quem nos visita à procura de experiências.
VISITA 2
A comitiva visitou o governador Antonio Denárium onde foram apresentados de forma detalhada todos os números de Roraima. Na agenda dos visitantes está a visita a empreendimentos industriais e a ida ao município de Bonfim, fronteira com a República Cooperativista da Guiana. Vale destacar que todos os indicadores do Amapá já foram bem melhores que os de Roraima.
ELEIÇÕES
O clima eleitoral parece que começa a esquentar em alguns municípios de Roraima e a Cidade Porto é uma delas. Em Caracaraí tudo indica que a deputada Catarina Guerra e seu grupo de apoio no município indicará seu marido, o empresário Natan Buckley com pré-candidato ao cargo de prefeito daquela cidade. Por falar em eleições municipais do interior do próximo ano, fontes da Parabólica garantem que a ex-deputada federal Shéridan de Oliveira (PSDB) não será candidata à Prefeitura de Rorainópolis, como foi cogitado nos bastidores anteriormente.