Bom dia,
O limite parece ter ficado para trás. As práticas no mundo da administração pública e na política nacional assustam a todos que ainda acreditam na democracia como forma de condução da vida numa sociedade, mesmo que ela tenha seus problemas. O festival de anulação de processos pela justiça superior do Brasil reforçando a tese de que no país tupiniquim o crime compensa e as escabrosas notícias do que se passa nos bastidores da vida pública desde Brasília até ao menor dos municípios brasileiros é coisa para assustar. “Brasília voltou ser a capital dos negócios. Lá o lobby, ilimitado, anima quem tem experiência em fazer acertos”, diz experiente lobista.
A última no mundo político vem a propósito de uma reunião informal entre o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e dois apresentadores de TV- José Luís Datena e Neto-, que numa mesa bem farta de cerveja trataram da eleição à Prefeitura de São Paulo. O convescote foi iniciativa de Boulos, e lá os presentes falaram sobre o governo Lula e o PT. Até aí, tudo bem. Acontece que alguém gravou os diálogos, aparentemente sem o conhecimento do todos os presentes, o fez divulgar vídeo pelas redes sociais. É de arrepiar os cabelos.
ORELHA
A desembargadora Elaine Bianchi deu um elegante puxão de orelhas nos colegas do pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, na sessão da última sexta-feira, dia 31 de março. Ela fez um apelo para que todos comparecessem à próxima reunião, agendada para acontecer no final do mês de abril, de forma presencial e não apenas híbrida. Desde o fim da pandemia, o colegiado se reúne apenas uma vez ao mês de forma presencial.
META
O pedido incisivo da presidente do TRE-RR, Elaine Bianchi, tem motivo: a votação dos processos eleitorais referentes às eleições de 2022 é parte de uma das metas do Conselho Nacional de Justiça, o CNJ. Ela explicou que esteve recentemente com o corregedor do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), ministro Benedito Gonçalves, que foi enfático, embora muito educado, ao cobrar a conclusão de feitos do último processo eleitoral com o julgamento de todas as demandas.
NÚMEROS
De acordo com Bianchi, pelo menos 39 processos relacionados às eleições de 2022 precisam ser julgados. Destes, 16 ainda no início do próximo semestre, até o dia 31 de julho, para ser mais exato. A presidente pediu empenho dos relatores de sete desses processos, já conclusos para decisão, a levarem para julgamento na próxima sessão presencial final do mês. Ela também mencionou que 28 processos estão em instrução.
GAME
O ex-deputado Renan Filho parece ter ficado definitivamente “fora do game”, como dizem na política, depois da determinação recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de indeferir seu registro de candidatura nas eleições 2022, em atendimento a recurso ordinário do Ministério Público Eleitoral. O político tinha esperança de assumir uma vaga no caso de decisão favorável na chamada ação da “sobra eleitoral”, que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal).
SOBRAS
A referida ação discute a chamada “sobra” de vagas de deputado federal após a distribuição dos votos, e conforme o resultado pode sim alterar o resultado das bancadas federais e, por conseguinte, também as estaduais. Como esse é um tema que favorece diretamente partidos governistas e seus aliados, não seria surpreendente que houvesse uma guinada nesse entendimento sobre a questão.
IMPRESSORAS
Uma instituição local publicou extrato de termo aditivo de um contrato de aluguel de impressoras por mais um ano e reajuste no preço de 33,69%, sob a justificativa de reequilíbrio financeiro. O valor total é de mais de R$ 3,5 milhões e, segundo fonte da coluna, há uma sobreposição de contratos na prestação desse serviço, do mesmo tipo que foi denunciado na semana passada por um deputado na Saúde Estadual.
PRAÇA
O prefeito Arthur Henrique Machado (MDB) assinou na sexta-feira, 31, um decreto institucionalizando a Feira do Calçadão, que fica no Bairro dos Estados, ao lado do Parque Anauá. Em meados do mês de março comentamos cá na Parabólica sobre a iniciativa e sua importância no contexto econômico e social de Boa Vista, e da necessidade de apoio do poder público. Ficam registrados nossos aplausos!
AÇÚCAR
Um leitor assíduo da Coluna enviou mensagem comentando que um ex-parlamentar de Roraima está atuando agora como uma espécie de despachante aduaneiro privado com network com autoridades venezuelanas de fazer inveja a qualquer profissional da área. Na semana passada, por exemplo, ele esteve na fronteira para liberar um carregamento de 40 carretas carregadas com açúcar exportado para o país vizinho.
META
O secretário estadual da Secretaria Estadual Extraordinária de Atração de Investimento, Aluízio Nascimento, ligou para a Parabólica para corrigir os números da produção de etanol de milho a ser produzido em Roraima já na próxima safra. Segunda Nascimento é mete final é a produção de 75 milhões de litros e não de 70 milhões como divulgado pela Folhaweb. O secretário também lembrou que o processamento do milho para a produção de etanol vai beneficiar a pecuária e a criação de pequenos animais por conta do subproduto, que pode ser usado na formulação de ração animal.