Social

Social 15721

   

Com Nada   

* O assunto da hora, é sem dúvida a violência nas escolas, que aliás, não aconteceu assim da noite para o dia. Há tempos os professores vivem acabrunhados com tanta falta de respeito de crianças e adolescentes. Tudo porque, a maioria dos pais ainda não entendeu, que educação se aprende em casa com os familiares, nas escolas os professores só ensinam o conteúdo programático. Infelizmente, não são poucos os registros de agressões, inclusive físicas a professores Brasil a fora. Mas se os filhos não obedecem os próprios pais e os tratam de maneira desrespeitosa, porque fariam diferente com os professores?   

Com Tudo  

* Quem assistiu ao show da roraimense Sarah Almeida, no último final de semana no CTG, não teve como não se encantar com o fantástico espetáculo, que teve pré show de Ellen Ferreira. Além da extraordinária voz de Sarah, o que também chamou a atenção, foi a banda, com vários músicos e instrumentos (percussão, bateria, metais, cordas, entre s quais violino) e uma espetacular dupla de back vocal, que –decididamente – são um show a parte. O evento  apresentado pela Oculistas Associados de Roraima e parceiros, além de reunir famílias inteiras, valoriza a arte local e incentiva a classe artística, que merece muito ser valorizada.  

 PUBLICIDADE

A cantora roraimense Sarah Almeida, ladeada por Édila Cordeiro da Oculistas Associados (E) e por Barnabé Cordeiro e a secretária municipal de Saúde Regiane Mattos   

Da Chuva  

* Daí que tudo indica que começou mesmo o período das chuvas, o que de certa forma, foi um alívio para população que já não aguentava mais vê tantas queimadas em áreas rurais e urbanas, principalmente em terrenos baldios da nossa capital. 

* Mas como tudo tem seus pós e contras, a parte ruim do início das chuvas, além de afetar o setor da construção civil, são os alagamentos, especialmente em prédios públicos. E a primeira chuva do ano, já  ocasionou um alagamento na Maternidade provisória de Boa Vista.  

 

Da Chuva  

* A propósito, pelas imagens do alagamento da Maternidade Nossa Senhora de Nazaré – que há algum tempo está funcionando provisoriamente no antigo Hospital de Campanha para tratamento de Covid 19 – ainda há de se agradecer por não ter acontecido algo pior, como um curto circuito, por exemplo.   

* Pelas imagens dos vídeos, dá para vê claramente uma grande quantidade de água escorrendo pelas lâmpadas da “maternidade de lona” (como o local é chamado pela maioria da população). E olhem que a chuva nem foi tão forte assim e o inverno propriamente dito, ainda não começou… 

 

Do Passaporte  

* Pra quem acha que o pior dos transtornos que pode acontecer com alguém que esteja viajando para fora do país, é  perder o celular, especialistas afirmam que isso não chega nem aos pés da perda do Passaporte, documento oficial para viagens ao exterior.  

* Quem perde o Passaport, em primeiro lugar, fica impedido de sair de onde está, além de enfrentar uma enorme burocracia pra poder comprovar o extravio e conseguir um salvo conduto pra poder voltar, é uma verdadeira complicação. Isso sem contar que seu documento ainda pode ser usado para fins escusos por quadrilhas e o titular acabar tendo perturbações piores.  

Do Passaporte II 

* A propósito, para evitar de ter o Passaporte roubado ou perdido durante viagens ao exterior, a orientação é que antes de viajar,  se faça uma copia autenticada do passaporte de formas a conter seus dados pessoais e o “visto” para o país que se está visitando. 

* A cópia deve ser levada com o turista para onde este for, mais o documento oficial é aconselhável que se deixe guardado no cofre do hotel. Em outras palavras, o passaporte só deve estar com o titular na hora da entrada e saída da imigração.  

 PUBLICIDADE

O Professor Doutor Sylvio Ramires (UFRR) com seus alunos de Sociologia, Arthur Patrício e Matheus Xavier, visitando a Casa Asabranquense de Zezé Maku, onde adquiriram obras do escritor imortal 

#Rápidas  

* A coluna de hoje é dedicada a querida Selma Mulinari que hoje recebe homenagens por conta de sua troca de data.  

* Também inaugurando idade nova hoje, Maricélia Lima, Rosa Benedetti , Dra. Carla Pipa e Hermenegildo Melo Coelho.   

* Governo do Estado realizará nesta terça-feira, 18, às 14h30 horas, a aula inaugural do curso Magistério Indígena Tamî’kan. 

* O projeto Tamî’kan, que significa “sete estrelas”,  língua macuxi,  é executado pelo Ceforr (Centro de Formação dos Profissionais de Educação de Roraima).  

* O curso é voltado aos professores que atuam nas comunidades indígenas que não possuem formação mínima para docência ou que possuem ensino médio e que desejam a formação profissional em nível de magistério. 

* O intuito com base  princípios da Educação Indígena, é o respeito aos processos próprios de ensino e aprendizagem, valorização da língua materna indígena e diálogo intercultural. 

 PUBLICIDADE

A professora Cristina Manah ( @politerapia_cristina_manah ), durante um aulão de Pole Esporte, em que proferiu  palestra em que explica os benefícios dessa prática  

 

Tá Valendo  

Na ONU  

* Durante o encontro do Comitê da ONU contra a Tortura,  que ocorre nesta quarta-feira, 19  e quinta-feira,20 em Genebra- Suíça, será analisada a denuncia do  desmonte inédito dos mecanismos e políticas de combate à tortura no Brasil nos últimos 4 anos, incluindo a questão do trabalho escravo e a apologia à ditadura e tortura.  

No STF 

* A vice-procuradora geral da República, Lindôra Araújo denunciou o senador Sergio Moro ao Supremo Tribunal Federal por declaração sobre compra de Habeas Corpus do ministro Gilmar Mendes. Na denúncia, ela pede a perda do mandato e pena de prisão superior a 4 anos.

 PUBLICIDADE

O empresário roraimense Beto Freitas, completou um feito inédito recentemente em Andorra, o 100º país que conheceu. Andorra é a 6ª menos nação da Europa e está situada entre Espanha e França  

 PUBLICIDADE