Com Nada
* A Policia Federal deflagrou ontem na Amazônia, a operação Déjà Vu, de combate ao garimpo ilegal, após a descoberta de extração de ouro em terras da União no Amazonas, com cumprimento de vários mandados em 4 Estados. E como se não bastasse a grande quantidade de mercúrio, que contaminou todos os rios da Terra Indígena Yanomami, desencadeando uma crise ambiental e humanitária sem precedentes, pela primeira vez, a PF identificou o uso de cianeto para a retirada de minérios na região. O referido produto ataca o cérebro, provoca tremores, parada cardíaca, delírios e alucinações. A vítima desse tipo de envenenamento pode morrer por asfixia ou por falência múltipla de órgãos.
Com Tudo
* O Sesc/RR, está com inscrições abertas até o dia 10 de maio, para o credenciamento de artistas, grupos e profissionais em diversas áreas artísticas culturais, com objetivo de mapear profissionais que possam atender eventuais projetos especiais e culturais da instituição. Poderão se inscrever profissionais e grupos dos campos das artes e da cultura, nas linguagens de Música, Literatura, Audiovisual, Artes Visuais, Territórios de Memória Social e Patrimônio Cultural e Artes Cênicas (teatro, dança, circo e performance). Os interessados devem consultar o edital disponível no site e preencher o formulário on-line.
Publicidade
Remanejamento
* Após muita especulação de bastidores, começa a “dança das cadeiras” no primeiro escalão do Governo do Estado. A professora Elisia Martins, deixa a reitoria do IERR e vai para o Instituto de Modernização e a professora Leila Perussolo, assume o IERR. Alex Ferreira que dirigia o Instituto de Modernização. vai para a diretoria administrativa na CERR.
* O Coronel Edison Prola, deixa a Secretaria de Segurança Pública, e em seu lugar assume André Fernandes, que ocupava a titularidade da Sejuc, que passa para o comando de Hércules Pereira, até então, adjunto da pasta. Das esperadas mudanças na Saúde e na Cultura, ninguém falou.
Da Cultura
* A propósito, há exatos 40 dias do mês que o Brasil inteiro realiza o mais tradicional período folclórico do país, e por aqui ainda nem temos um titular da Secretaria de Cultura. Entra semana e sai semana e a Pasta continua na interinidade, desde que o ocorrido com Sherisson Bruno- irmão da ex-deputada Shéridan – que teve de deixar o cargo.
* Em outras palavras, se o novo secretário for nomeado hoje – sexta-feira, 20 – terá apenas 39 dias para planejar, organizar e realizar as festas juninas estaduais, o que diga-se de passagem, não será tarefa das mais fáceis. A não ser, é claro, que este ano o Governo decida não realizar o Arraial do Anauá. #simplesassim !
No Iphan
* O professor Francisco Gomes da Universidade Federal de Roraima, foi nomeado ontem pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, como superintendente regional do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A posse deverá acontecer ainda este mês.
* O Comitê Pró-Cultura Roraima, que reúne mais 100 entidades ligadas à cultura no Estado, publicou “Carta Aberta”, a favor da referida nomeação e destacando a importância do professor Francisco como liderança reconhecida pelos seus relevantes trabalhos acadêmicos, na gestão universitária e em movimentos culturais.
Bastidores
* Não se fala em outra coisa pelos bastidores, senão na disputa pela vaga do Conselheiro Henrique Machado, que se aposentará do Tribunal de Contas. O rebuliço é grande nos bastidores em torno do preenchimento dessa vaga e extra-oficialmente, se sabe de pelo menos três candidatos a vaga, Mas a bolsa de fuxicos da Macuxiland, diz que tem mais.
* De toda a sorte, os candidatos já poderão se inscrever e até o dia 28 deste mês (quando encerra-s
e o prazo), ficaremos sabendo os nomes que serão votados pelos parlamentares. Diz que tem gente que já está com o discurso de posse pronto. Então, senhoras e senhores, façam suas apostas, pois a sorte está lançada…
Publicidade
#Rápidas
* Inaugurando idade nova hoje, Joel Cruz, Dra. Fancinéia Moura e Ailton de Oliveira Mota e Rommer de Souza Lima.
* Por conta do mês alusivo ao Autismo, o Centro Universitário Estácio da Amazônia realizou essa semana, um encontro de profissionais de diversas áreas de atuação, discutindo sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista). * Uma acadêmica de Nutrição e mãe de uma criança autista, participou do encontro e conversou fonoaudiólogo, psicólogos infantil, profissionais da advocacia, nutricionistas, fisioterapeutas e representante do Centro de Acolhimento ao Autista da Assembleia Legislativa.
* Pessoas que têm familiares com esse diagnóstico, são super favoráveis a iniciativas como essas, nos vários segmentos da sociedade.
* Esses encontros, além de esclarecimentos, contribuem para o combate ao preconceito e favorecem o acolhimento dos portadores do transtorno e seus familiares.
Publicidade
#Ta Valendo
Hoje
* Nesta quinta-feira, 20, às 16h, o Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) vai reinaugurar o Colégio Estadual Militarizado Conceição da Costa e Silva, no bairro Senador Hélio Campos, em Boa Vista.
Alerta
* Já foram diagnosticados por aqui, casos de febre do Mayaro é uma doença infecciosa febril aguda, cujo quadro clínico geralmente é semelhante à Dengue e à Chikungunya. Também há casos confirmados de infectados pelo vírus Oropouche transmitidos de animais para humanos.
Publicidade
Publicidade