Olá amigos leitores!
RECEITA DO DIA
Lasanha de mandioca à bolonhesa Fonte: Água Doce Sabores do Brasil
INGREDIENTES
Massa da Lasanha: 1 kg de mandioca cozida 3 litros de água 2 colheres de sopa de manteiga ½ colher de café de sal
Ingredientes Molho Bolonhesa: 500 gramas de carne moída 600 gramas de molho de tomate 1 colher de sopa de óleo 1 colher de café de alho 3 colheres de sopa de cebola ½ colher de café de bicarbonato de sódio (se necessário)
Ingredientes Molho Branco: 4 colheres de sopa de farinha de trigo 2 colheres de sopa de manteiga 1 colher de sopa de óleo 1 litro de leite 1 colher de café de sal e pimenta do reino ½ colher de café de noz-moscada
Ingredientes Recheio: 300 gramas de presunto 300 gramas de muçarela
MODO DE PREPARO: Preparo da massa de mandioca – Em uma panela sem pressão, cozinhe a mandioca até que fique macia para amassar como purê. Misture o sal, a pimenta e a manteiga. Se necessário adicione um pouco de farinha para que fique mais firme, espere esfriar e sove. Separe a massa em quatro partes com ajuda de uma faca, pegue um rolo de massa, estique numa mesa polvilhada de manteiga até que fique lisa e com 0,5 milímetro. Corte no tamanho da sua travessa e reserve.
Preparo do molho bolonhesa – Em uma panela média, coloque o óleo, a carne moída, o alho e a cebola. Refogue até que a água evapore e a carne fique cozida. Adicione os sachês de molho de tomate e cozinhe até ferver. Se estiver muito ácido, corrija com ½ colher de café de bicarbonato de sódio.
Preparo do molho branco – Em outra panela, adicione o óleo e a manteiga e mexa até que derreta. Após isso, coloque a farinha de trigo e mexa com ajuda de uma espátula de silicone ou fouet até que vire uma farofa úmida. Em fogo baixo, vá colocando o leite aos poucos e mexendo sem parar até que se forme um creme liso. Desligue o fogo, ajuste o sal, a pimenta e a noz-moscada.
Montagem: Em uma travessa untada com manteiga, coloque massa de mandioca, uma camada de presunto, uma camada de queijo muçarela e molho branco. Após, intercale com massa de mandioca, presunto, queijo muçarela e molho bolonhesa até finalizar. Para a última camada, finalize com queijo muçarela. Rendimento: 4 pessoas.
MANI, MANIOCA, A RAIZ RAINHA DO BRASIL
Dia 22 de abril é comemorado o Dia Nacional da Mandioca, um símbolo da cultura alimentar do país que inicia com os indígenas e com o folclore, a lenda da mandioca que fala de uma índia que tinha uma linda filhinha, a quem deu o nome de MANI. A menina era muito bonita e de pele clara e todos a amavam. Mas Mani parecia esconder um mistério, era uma menina muito diferente do resto das crianças, estava sempre sorrindo e transmitindo alegria. Um dia, porém, a pequena Mani não conseguia se levantar e toda a comunidade ficou em alvoroço. Mani morreu com um sorriso no rosto. Seus pais resolveram enterrá-la na casa que chamavam de Oca, como era costume do Povo Tupi. Regaram a sepultura com água, mas também com muitas lágrimas. Alguns dias depois, no local onde ela foi enterrada, cresceu uma linda planta, as folhas eram exuberantes e a raiz era escura por fora e branca por dentro, lembrando a cor da pele de Mani. Eles começaram a usar essa planta para fazer farinha e outros produtos, a planta ficou conhecida como ManiOca, e tornou-se um símbolo de alegria e fartura para os indígenas, pois aproveitavam a planta desde as folhas até suas raízes.
Mas a MANIHOT ESCULENTA CRANTZ, também recebe o nome de: Mandioca, Yuca, Manioc, Mani, Maniva, Mandiba, Cassava, Cazabe, Maniba. Existem dois tipos de mandioca: a Amarga, silvestre ou industrial, mais comum e utilizada na Amazônia; e a Mansa ou Mesa, mais utilizada no Centro-Sul do Brasil no preparo de bolos e outros pratos. O que faz a diferença é o teor de ácido cianídrico presente na raiz.
A Mandioca e seus derivados, pois dessa planta se aproveitam as folhas, a Maniva para moer e cozinhar. Das suas raízes quando raladas se faz o Caldo como o Tucupi amarelo e o Tucupi negro; os amidos Doce e Ácido; a Farinha de Tapioca; da Massa de Mandioca que p
ode ser seca ou fermentada, saem as farinhas de mandioca e a pasta para fazer Beiju; e as bebidas fermentadas que podem ser: Cauim, Caxiri e Pajuaru; e o Destilado que chamamos de Tiquira.
Mandioca, a Rainha do Brasil
Segundo a Embrapa, existem mais de 100 variedades de mandioca, com polpa rosada ou amarela. Há quem pense que mandioca é tudo igual, mas assim como os diferentes nomes encontrados pelas regiões do país, aipim e macaxeira, esse alimento é diferente. A mandioca tem origem na América do Sul, mas está presente em mais de 100 países. Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor, com 10% do mercado mundial. A mandioca costuma ser consumida no Brasil desde o café da manhã, cozida com manteiga ou como tapioca, e nas principais refeições com a farinha de mandioca, como farofa, na maniçoba com as folhas, no pato do tucupi e ainda nas sobremesas como em bolos de macaxeira, pudim de tapioca e muito mais. A mandioca definitivamente reina do norte ao sul do país com seus muitos sabores e saberes.