DIGITAL

Depois de praticamente duas semanas do adiamento da votação do Projeto de Lei (PL), de iniciativa do Poder Executivo que cria a Secretaria de Estado de Governo Digital, nesta terça-feira, 25, o tema deve voltar à pauta na Assembleia Legislativa de Roraima. A iniciativa tem dividido a opinião dos parlamentares, e foi motivo de algumas alfinetadas do deputado Lucas Souza (Pros), sobrinho do governador Antonio Denárium (PP), nos colegas.

JUSTIFICATIVA

Uma fonte da Coluna que está atenta a tudo, comentou que, ao fazer uma leitura “an passant” de um Diário Oficial de determinado Poder Roraimense, ficou impressionado com a quantidade de pedido de diárias publicadas para vários servidores, principalmente para o interior do Estado, e se perguntou como devem estar sendo feitas as justificativas nos relatórios de viagem. Cabe ao controle interno de cada órgão fazer essa conferência.

COMPOSIÇÃO

Ecoam desde a semana passada, boatos de mudança na composição da Assembleia Legislativa de Roraima. Conforme os comentários da rádio cipó, um (ou uma) parlamentar estaria seriamente propenso a aceitar um convite para assumir uma secretaria estadual. A questão ainda estaria passando por alguns ajustes para poder acomodar quem abre a vaga e também quem deve assumir, razão pela qual não daremos nomes aos bois, ainda.

LETHEM

Portaria publicada pela Casa Militar, no Diário Oficial do dia 20, autoriza o afastamento e pagamento de diárias a dois policiais para fazerem a segurança do vice-governador do Estado do Amapá, Antônio Teles Júnior (PDT), para cumprir agenda na cidade de Lethem, na Guiana, no último dia 28 de março. A divulgação da visita do político não mencionou essa ida além-fronteira, e nem os temas de interesse público tratados por lá.

CONSULTORIA

A Prefeitura de São João da Baliza contratou empresa especializada para prestar consultoria nos sistemas e programa do Fundo Nacional de Educação, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Até aí, tudo bem, já que é válido contar com essa assessoria técnica e não correr risco de perder recursos. Contudo, a contratada tem como atividade econômica principal a execução de serviços de engenharia, passando por comércio atacadista e varejista. É sobre isso!

MANUTENÇÃO

A Secretaria Estadual de Educação publicou extrato reajustando em 25%, limite máximo imposto pela legislação, o contrato da empresa especializada em manutenção preventiva e corretiva e fornecimento de peças em centrais de ar-condicionado, visando, conforme o termo aditivo, o reequilíbrio econômico-financeiro. O valor total do serviço agora passou a ser de R$ 1,9 milhão.

TEPEQUÉM

A postagem de uma digital influencer comentando a situação em que está a rodovia que dá acesso à região turística de Tepequém, no município de Amajari, rodou os grupos de aplicativos de mensagens instantâneas durante todo o dia de ontem. Segundo ela, se o turista lembrar dos buracos da via, desiste da viagem. E ela não está errada! Ainda mais se considerarmos que já esse ano foram liberados mais alguns milhões para a obra daquela estrada. Está registrado!

MANTÉM

Depois que o governador Antônio Denárium chamou um deputado estadual ao Palácio Senador Hélio Campos para comunicar sua decisão de fazer a própria esposa, Simone Denárium, conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE) na vaga de indicação constitucional da Assembleia Legislativa do Estado (ALE) era esperada a desistência de alguns pré-candidatos. Ledo engano, três deles; os deputados estaduais Jorge Everton (União Brasil) e Coronel Chagas (PRTB); e o reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR) Regys de Freitas dizem claramente que vão continuar postulando o posto. Os dois parlamentares dizem acreditar que está mantida a inclinação dos deputados estaduais de não abrirem mão de indicar um colega para a vaga no TCE.

COMISSÃO

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Soldado Sampaio (Republicanos) decidiu presidir também a Comissão Especial Interna que vai tratar do preenchimento da vaga no TCE. Além dele fazem também parte do colegiado: Renato Silva (PROS), Isamar Júnior (PSC), Marcos Jorge (Republicanos) e Odilon. A expectativa é de que até o próximo dia 10 de maio todas as inscrições estejam habilitadas e os nomes sabatinados para serem levados à votação de plenário. “Muita água ainda vai rolar por debaixo dessa ponte” disse a Parabólica um dos pretendentes.

GUERRA

E ninguém deve esperar águas tranquilas na água que vai rolar por debaixo da ponte que vai atravessar a ALE até a decisão final sobre a vaga no TCE. A guerra parece que não terá limites, especialmente no território livre das redes sociais. Ontem, por exemplo, pelo Whatsapp, uma senhora aparentemente indignada ameaçou alguém – não citou o nome-, mas o definiu por ter 1,5m de altura até de prisão. E vem mais coisa por aí.