A disputa pelo cargo de conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado), na vaga deixada por Henrique Machado, tem ganhado contornos nunca vistos antes no cenário político local. Independentemente de qual for o resultado, a escolha promete deixar, no mínimo, aprendizados e também consequências, senão para todos, mas para grande parte dos envolvidos no processo.

Que o diga o governador Antonio Denárium (PP), que na sexta-feira, 28, tornou público seu aceite à candidatura da esposa, Simone Denárium, movimento até então tido como especulatório, quando da divulgação da lista oficial de inscritos pela Assembleia.

Ontem a “novela” ganhou novo capítulo, por conta da entrevista ao programa Agenda da Semana, da Rádio Folha FM 100.3, do deputado estadual Jorge Everton (União Brasil), quando o entrevistado deu algumas pistas de como essa situação tem causado tensão na classe política, e também das implicações dessa movimentação para o cidadão comum, ponta da lança, como os próprios políticos costumam afirmar.

O parlamentar adiantou, por exemplo, que vai ajuizar uma representação contra o governador Antonio Denárium (PP), por crime de responsabilidade, sob o contexto de que este estaria se utilizando da máquina pública para beneficiar a candidatura da mulher ao cargo de conselheira. Everton afirmou com todas as letras que teve eleitores ligados a si, que eram detentores de cargos comissionados na estrutura do governo do estado demitidos na semana passada, após anunciar que estava siando da base aliada do governo. Também disse que policiais civis do setor da Inteligência da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP) o estariam seguindo para fotografar e filmar sua participação em eventos da sua agenda parlamentar.

O deputado fez todo um histórico fático dos primórdios desse imbróglio político, desde o surgimento do que seria, conforme ele, um compromisso assumido pelo governador, quando disse que não se meteria no processo de escolha do conselheiro, por ser uma prerrogativa do Poder Legislativo, até ser surpreendido pelo comunicado pelo próprio Denárium, da candidatura da primeira-dama, Simone Denárium.

Everton afirmou que sua resposta categórica, porém educada, teria sido informar que a referida candidatura é imoral e ilegítima. “Imoral porque fere totalmente os princípios da moralidade administrativa, vai de encontro a princípios constitucionais, beira o nepotismo, algo que não deveria fazer. Ilegítima porque a vaga é de decisão da Assembleia”, resumiu.

Outro ponto colocado por Jorge Everton trata da justificativa que estaria sendo usada como argumento pelo governador para a indicação, de que outros estados – e seus respectivos gestores-, estariam fazendo o mesmo por lá, mas seriam todos eles ligados a partidos de esquerda, ideologicamente contrários ao que Denárium vem pregando durante sua vida política.

Ele concluiu afirmando manter a confiança nos seus colegas deputados, apesar do que chamou de “recado” mandado pelo governador ao exonerar pessoas ligadas ao seu grupo político, e também mandou mensagem para Denárium no final da entrevista, ao comentar que o governador possui outros, no plural mesmo- problemas graves com que se preocupar, como quatro pedidos de impeachment, que até então dormitam na mesa do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima.

LEI DA FAKE NEWS 1

O deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos) passou rapidamente pela Rádio Folha para comentar a tramitação do projeto de lei 2630/2020, que ficou mais conhecido como a Lei das FakeNews, que trata da responsabilidade e transparência na internet. E afirmou que a posição da bancada de seu partido e dele próprio é votar contra, mas deixou claro que isso apenas no caso de o texto não sofrer os ajustes solicitados.

LEI DA FAKE NEWS 2

Dener explicou que não há qualquer censura no texto da lei, mas sim uma direcionada a regulação de quem extrapola seus limites de divulgação, com preservação garantida da visão de liberdade de expressão, com livre exercício. O parlamentar acredita que a votação não deve acontecer essa semana, pela falta de convergência dos deputados em torno de alguns artigos da proposta.

MUNICÍPIOS 1

O ex-deputado Joaquim Ruiz também participou do programa Agenda da Semana de ontem e fez uma prestação de contas de projetos realizados por um grupo técnico de trabalho instituído pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), em torno da solução de problemas estruturais dos municípios do interior, como plano de resíduos sólidos, saneamento básico, plano diretor da cidade e regularização de áreas urbanas.

MUNICÍPIOS 2

Conforme ele, uma das questões mais polêmicas diz respeito à destinação de resíduos sólidos no município de Pacaraima, na região Norte de Roraima, e está em estudo. Ele também informou que há um projeto para construção de um edifício residencial para financiamento habitacional por meio da Caixa Econômica Federal, destinado aos servidores, a princípio efetivos, do Poder Legislativo. Está registrado!

TRANSPORTE

O Presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus (Setrans), Remídio Monai, participou do programa Agenda da Semana, da Rádio Folha, e fez uma atualização sobre os acordos de passageiros e cargas, principalmente com relação à República Cooperativista da Guiana, e apesar de um pouco desestimulado com a burocracia, demonstrou empenho em seguir insistindo em avanços desses tratados que certamente vão resultar em desenvolvimento para Roraima.

RODOVIÁRIA

Monai aproveitou a oportunidade para fazer um apelo aos órgãos fiscalizadores e de direitos humanos, para que tenham um olhar mais empático com relação à situação da rodoviária de Boa Vista que, conforme ele foi transformada em um grande acampamento onde estão alojadas milhares de imigrantes, de forma improvisada e sub-humana. Mais preocupante ainda é a condição das crianças em extremo risco.

COMÉRCIO

O ex-deputado Remídio Monai comentou, durante entrevista a Rádio Folha, que pequenos problemas cotidianos que acometem a população são maximizados por conta da falta de compromisso da classe política com o cidadão. Ele afirmou que a política se transformou em comércio, com campanhas eleitorais que custam até R$ 20 milhões, e depois da eleição, é cada um por si, em busca de interesses individuais e não coletivos.

ALERTA

Atenção, Prefeitura de Boa Vista e Ministério Público do Estado! Um alerta feito, durante o programa Agenda da Semana, diz respeito a possíveis invasões de áreas públicas em faixa de domínio da BR-174 na região do Distrito Industrial. Os relatos são de que pessoas estão murando alguns trechos até bem próximo do meio-fio, impossibilitando seguimento de avenidas paralelas.

INVASÕES

Falando nesse mesmo tema, são vários os relatos em grupos de mensagens de moradores do bairro Paraviana sobre invasões de terrenos no entorno das áreas de preservação ambiental às margens dos rios daquela região. Alguns deles já teriam sido inclusive cercados como extensão de terrenos e outros com construção de edificações. Fica o alerta para as autoridades competentes.

UARU

A petroleira ExxonMobil anunciou essa semana uma nova injeção de investimentos para o empreendimento chamado Uaru offshore, na Guiana, após obter aprovações regulatórias e governamentais. Esse é o quinto projeto no bloco Stab
roek, com previsão de US$ 12,7 bilhões, meta de aproximadamente 250 mil barris de capacidade diária, a partir de 2026, e inclusão de até 10 centros de perfuração e 44 poços de produção.