Jessé Souza

Menos blogueiro instagramavel e mais sinalizacao nas vias da Capital 15832

Menos blogueiro instagramável e mais sinalização nas vias da Capital

Jessé Souza*

A Avenida Surumu, que cruza o bairro São Vicente de ponta a ponta, de norte a sul, integra o conjunto das vias mais antigas da Capital, fazendo interseção com outras avenidas importantes, como Ville Roy, Benjamim Constant, Getúlio  Vargas e Sebastião Diniz, de leste a oeste. Devido ao tráfego intenso, esses cruzamentos se tornaram cenários de graves acidentes, alguns deles fatais. Na semana passada, mais uma colisão ocorreu por lá.

Historicamente, a Prefeitura de Boa Vista foi omissa em relação à instalação de semáforos por toda a cidade. E vidas são ceifadas devido a esse flagrante descaso. A situação de desprezo com a sinalização é tão escancarada que o prefeito Arthur Henrique vai pessoalmente divulgar a instalação de um semáforo na periferia, mais precisamente no cruzamento das avenidas Ataíde Teive e Santo Antonio, no bairro Equatorial, no dia 14 de abril.

Parece cena de novela ambientada em cidade de interior, em que a máxima autoridade municipal faz festa até para inaugurar cemitério. Um semáforo sendo instalado é para ser uma cena tão corriqueira quanto pintar uma faixa de pedestre, as quais simplesmente sumiram da Capital devido a este mesmo desleixo. A realidade é tão absurda que chega a ser hilário, a ponto de senadores e deputados, tempos atrás, terem ido inaugurar a escala rolante do Aeroporto de Boa Vista.

Está faltando os vereadores e o prefeito passearem mais pela cidade de verdade, a exemplo do local daquela rotatória na entrada do bairro Caranã, onde o trânsito vira uma balbúrdia nos horários de pico porque as autoridades municipais fingem que nada está ocorrendo. E lerem mais jornal para saberem onde os cruzamentos sem semáforos estão ceifando vidas, a exemplo daqueles ao longo da Avenida Surumu.

O prefeito nem pode dizer que é um novato na política e que ainda estaria tomando conhecimento da realidade. Porque ele faz parte das administrações anteriores, seja como secretário municipal e, por último, como vice-prefeito. Portanto, ele é sabedor dos principais problemas, a exemplo da questão da sinalização de trânsito e da mobilidade urbana. Ele pode até fingir que é um novato. Mas isso é claramente uma omissão, enquanto ele passeia na cidade em eventos previamente preparados, como se fosse um blogueiro de Instagram, e não um prefeito de verdade.

Nada contra que tenhamos um prefeito blogueiro, que divulga pessoalmente suas ações como estrela instagramável. Mas desde que assuma suas responsabilidades e resolva os problemas históricos, como a falta de semáforos pela cidade e o reavivamento das faixas de pedestres. Daria até orgulho de acompanhar suas publicações. Mas não é isso o que estamos observando diante do desordenamento do trânsito na Capital.

O munícipe quer menos blogueiro e mais prefeito. Porque, senão, daqui a pouco, teremos uma cidade com cara de terra arrasada para que, no próximo ano eleitoral, estrategicamente ressurja alguém como se fosse um salvador ou salvadora da pátria, como vimos em um passado não muito distante.  Essa novela política faz parte de uma cena que já cansamos de assistir.

O eleitor roraimense já deu o recado nas eleições passadas…   

*Colunista