O artista Lindomar Bach irá expor parte de seu acervo no espaço multicultural Casa do Neuber. Suas obras de acrílico sobre tela abordam a temática regionalista, com memórias do seu passado, dos locais e pessoas que conheceu e do bairro onde nasceu. “Mesmo sendo efêmeros, esses momentos ficaram gravados nas minhas lembranças e no meu coração”, relata o artista.
A exposição mostra os personagens “João da Mata” e “Lavadeiras do Mecejana”, que fazem parte desta coleção. Além dos retratos referenciais de mulheres, conhecidas e anônimas, ilustrando um olhar pessoal do artista sobre a beleza feminina.
Lindomar desenha, pinta e escreve literatura de cordel, tendo lançado dez livros. O artista já divulgou seu trabalho em vários países da América latina, como a República Dominicana e Haiti. Sua veia artística aflorou na década de 80 com o movimento artístico daquela época.
Ele começou a desenhar quando criança, mais precisamente aos 13 anos, e desenhar passou a ser sua profissão, pois, quando jovem, começou a estudar Design Gráfico. “Naquela época, precisava de um emprego e aquilo começou a gerar renda”, relatou. Ao longo de vinte anos, suas obras são reproduzidas com muita veracidade e autenticidade em um processo de atenção dedicada aos pequenos detalhes que muitas vezes são perdidos em nossas vidas cotidianas. Além da criatividade, seus trabalhos exigem muita disposição e paciência.
Em seu caderno de desenhos encontram-se os mais diversos tipos de personagem. Desde recriações e novas versões de desenhos, como criações originais que ganham vida a partir da criatividade do artista.
Bach aprendeu a desenhar de forma autodidata, sempre com o incentivo da família, e foi estudando e pesquisando que conseguiu aprimorar o seu traço. “Sou da filosofia de que ninguém é artista só por se dizer artista, ninguém é escritor se não escrever livro, e ninguém é artista plástico se não pintar um quadro. É preciso correr atrás e batalhar e tudo que você faz vai ser definido por quem aprecia o seu trabalho”, explicou.
Lindomar Bach
Lindomar Neves Bach, roraimense, 45 anos. Artista autodidata. Atua no segmento de artes gráficas. Trabalha com cartuns, histórias e quadrinhos, escreve poesia e contos. Iniciou-se nas artes plásticas em 1986 com uma exposição coletiva no antigo Palácio da Cultura, onde hoje é a Assembleia Legislativa de Roraima.
Exposição
As obras podem ser vistas às terças e quintas-feiras, a partir do dia 19 de novembro durante, no horário normal da programação da casa. Normalmente, com início às 22 horas. O acervo será exposto de forma rotativa, os quadros vão ser substituídos toda semana, ou seja, sempre vai haver uma novidade. Na abertura, vai acontecer a apresentação musical do guitarrista e compositor paraense, Delcley Machado.
Serviço
Exposição Lindomar Bach
Data: A partir do dia 19 de novembro
Local: Casa do Neuber
Endereço: Av. Ville Roy, 8228, São Vicente, próximo à Igreja Nossa Senhora da Consolata.