A arte grafite tem ganhado cada vez mais espaço nas ruas. Desde que se constituiu como arte jovem, nos anos 60, a forma contemporânea do grafite tem alimentado polêmicas. Ele, que nasceu clandestino e perseguido, conquistou espaços, aceitação e reconhecimento artístico ao longo das décadas e hoje faz parte da cultura de rua e pode ser encontrado em vários pontos das cidades.
Com a proposta de dar o destaque que o grafite merece e valorizar o trabalho dos artistas do norte, acontece, a partir de hoje, 17, o 2º Grafita Roraima, no auditório Alexandre Borges no campus Paricana. O evento é realizado pelo projeto Polo Arte na Escola da Universidade Federal de Roraima (UFRR) em parceria com o curso de Artes Visuais do Centro de Comunicação, Letras e Artes Visuais.
Entre as atividades estão: customização de telas, mesas de criação, bate-papo com os artistas e exposições em tempo integral. Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público. O evento continua até quinta-feira (19).
Para abrir o cronograma de atividades, haverá uma apresentação de “Live Painting”, pintura improvisada ao vivo, com a presença dos grupos de Muralista MURALeja da Venezuela e Grafiteiros de Manaus; o Coletivo Maku-x de Boa Vista e o Movimento Urbanus.
De acordo com a coordenadora geral do evento, Leila Baptaglin, durante as oficinas, os participantes terão as primeiras noções sobre as técnicas do grafite e colocaram a mão na tinta, fazendo experiências com os sprays.
“O grafite é entendido, por alguns, como arte e expressão de sentimentos, e por outros, como agressão e violação de propriedades. Mas o grafite é diferente da pichação, e os jovens praticam essa arte como uma maneira de mostrar sua identidade para a sociedade”, ressalta Leila.
Inscrições
As inscrições para o evento serão realizadas pelo e-mail [email protected] ou durante o credenciamento do evento. Mais informações pelo telefone 3621 31 88.
Confira a programação:
17 de novembro
Local: Alexandre Borges
9h – Credenciamento
9h – Oficina de Grafitte I – Coletivo Maku-x
14h – Oficina de Grafitte II – MURALeja
18h – Exposição pedagógica dos alunos do Polo – Alexandre Borges
18h30 – Abertura
19h – Apresentação dos Muralistas e Grafiteiros
19h30 – Mesa redonda: Grafite e Muralismo no contexto contemporâneo
21h – Performance
21h30 – Coffee Break
18 de novembro
Local: Alexandre Borges
9h – Oficina de Grafitte III – Grafiteiros de Manaus
15h – Relatos de experiência dos alunos do Polo – Apresentação dos projetos
17h30 – Coffee Break
18h – Palestra: “Performance: Intervenções contemporâneas”
22h – Show e celebração da Consciência Negra
19 de Novembro
Local: Alexandre Borges
17h – Discussões para Formação continuada do Polo Arte na Escola/2016
19h – Mesa de enceramento – O Graffiti e sua função social
21h – Batalha de rapper e Batalha de B. Boy
21h30 – Coffee Break